- Atuação da banda norte-americana foi responsável por impulsionar a faturação dos negócios locais, que subiu 12,38% face ao período homólogo, tendo os consumidores estrangeiros sido os principais responsáveis por esse crescimento (com mais 35,30% de faturação estrangeira comparativamente ao ano anterior).
- Apesar do impacto, o concerto dos Coldplay, em 2023, obteve uma expressão económica na região mais significativa, tal como revela o valor do ticket médio, que em 2023 era de 30,38€, descendo agora para 26,59€.
A
passagem da banda norte-americana Guns N’ Roses no Estádio da Cidade de
Coimbra, no passado dia 6 de junho, trouxe não apenas um reavivar de êxitos
como ‘Sweet Child o' Mine’ ou ‘November Rain’, como também impulsionou a performance
dos negócios da região. A conclusão é do novo REDUNIQ Insights, o
relatório da REDUNIQ que
analisa a evolução dos pagamentos registados por cartão na sua rede de
aceitação de pagamentos (a maior do país).
De acordo com os dados agora divulgados, a faturação dos negócios da região
de Coimbra subiu 12,38% no dia do concerto (sexta, 6 de junho) comparativamente
à mesma sexta de 2024 (7 de junho). Esta subida foi impulsionada sobretudo por
uma escalada na faturação proveniente do consumo estrangeiro, que subiu 35,30% face
a 2024, tendo a faturação nacional crescido apenas 9,97%. Quando analisado o ticket
médio, que corresponde ao valor médio gasto por compra, nota-se uma ligeira
descida de 8,91% deste valor, que passa de 29,19€ registados em 2024 para
26,59€ em 2025. Esta quebra, explica Tiago Oom, Head of Merchant Acquiring
da UNICRE, “pode justificar-se por uma maior contração do consumo por
parte dos portugueses (espelhado na descida de 10,39% do ticket médio nacional para
25,93€). No entanto, esta descida é suportada pelo dinamismo que o turista
estrangeiro mantém junto da economia local, tendo impulsionado o ticket médio
estrangeiro em 3,99% para 33,14€”.
Apesar do impacto positivo do consumo estrangeiro na região, o REDUNIQ
Insights revela que são os portugueses quem mais contribuiu para a economia
local no dia do concerto: a faturação de origem nacional representou 88,58% do
total.
Ainda assim, o relatório da REDUNIQ demonstra que a diversificação do
consumo estrangeiro cresceu. Se no mesmo período de 2024, a região de Coimbra
recebeu 73 nacionalidades diferentes, em 2025 esse número subiu para 84. De um
ano para o outro, 68 nacionalidades foram comuns, tendo os negócios da região
registado no dia 6 de junho deste ano 16 novas nacionalidades. Entre as
nacionalidades estrangeiras que se destacaram pelo maior contributo para e
economia local no dia em que a eterna cidade estudantil vibrou ao som de ‘Knockin'
on Heaven's Door’ estão: Espanha, que subiu da 3ª para a 1ª posição enquanto
nacionalidade com maior peso de faturação estrangeira na região de Coimbra
(17,54% do total); Brasil, que caiu do 1º para o 2º lugar com 13,71% do total;
Estados Unidos com 9,84% do total, subindo da 4ª para a 3ª posição; Irlanda,
que passou do 6º para o 4º lugar com 7,97% do total; e França a fechar o top
5 com 7,86%, depois de no ano passado ter estado em 2º lugar. Embora não
esteja nos cincos principais, destaca-se ainda a Bulgária, que subiu da 17ª posição
em 2024 para a 10ª em 2025.
No que respeita à performance dos negócios por setor de atividade,
o REDUNIQ Insights concluiu que no dia 6 de junho os consumidores nacionais
gastaram mais em negócios dos setores das gasolineiras (com uma subida da
faturação de 82,53% face a 2024), da restauração (com uma variação da faturação
de 39,68%), e dos hiper e supermercados (com um aumento de 4,43%). Já do lado
da faturação estrangeira, os destaques vão para a hotelaria e atividades
turísticas (que obtiveram uma variação da faturação de 127,07% face a 2024),
para a restauração (com uma subida de 29,85% da faturação), e para os hiper e
supermercados (com uma variação de 19,92%).
Por fim, e apesar do impacto positivo da passagem da mais recente
digressão dos Guns N’ Roses por Coimbra, a verdade é que, comparativamente aos
concertos dos Coldplay em 2023, o espetáculo protagonizado pela banda de Alx
Rose teve um impacto menos expressivo que o do grupo britânico. Em 2023, o
REDUNIQ Insights verifica que o ticket médio era de 30,38€, descendo
agora para 26,59€. Se se olhar separadamente para o consumo estrangeiro e
nacional, verifica-se que o ticket médio estrangeiro era de 32,65€ em 2023,
enquanto em 2025 foi de 33,14€. Já o nacional foi no sentido inverso, de 30,15€
em 2023 para 25,93€ este ano. Já no que respeita ao top 5 de países
estrangeiros com maior peso na faturação local, em 2023 assumiram o pódio Espanha,
França, Brasil, Estados Unidos e Irlanda, enquanto em 2025 a ordem foi Espanha,
Brasil, Estados Unidos, Irlanda e França.
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