Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O paradoxo da IA nas viagens: pouco uso, elevada satisfação

O paradoxo da IA nas viagens: pouco uso, elevada satisfação
Share it:
Entre os que usaram a IA para planear viagens, 44% consideraram a experiência "perfeita"
Aproximando-se o final do ano, chegou o momento de um balanço ao papel da inteligência artificial no planeamento de viagens. De acordo com uma investigação da Kaspersky, menos de um terço dos inquiridos confia na IA para planejar viagens (28%). Desses, 96% dos inquiridos confiam e estão satisfeitos com essa experiência e 84% planeiam usá-la no futuro.

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tornou-se parte integrante da utilização da Internet, transformando a forma como pesquisamos e verificamos informações. À medida que a IA continua a evoluir, a sua presença cresce em conformidade, tornando as ferramentas alimentadas por IA quase omnipresentes. No auge da época turística, a Kaspersky decidiu descobrir com que frequência as pessoas utilizam a IA no planeamento de viagens e que que aspetos da sua viagem os turistas estão dispostos a confiar à inteligência artificial.

Quem usa Inteligência Artificial e porquê? A investigação* confirmou que a IA se tornou uma ferramenta amplamente utilizada entre os utilizadores ativos da Internet, com 72% dos inquiridos a afirmar que já a utilizaram pelo menos uma vez. Entre os menores de 35 anos, esse número chega a 88%. No entanto, como era de se esperar, a geração mais velha (54+) está menos inclinada a usar ferramentas de IA, com apenas 54% tendo interagido com IA e 20% não demonstrando interesse em experimentá-la.

Verificou-se, também, que o uso mais popular da IA para 76% dos inquiridos é para procurar informação. A utilização de IA no trabalho (45%) e nos estudos (40%) ocupam o segundo e terceiro lugar. Entretenimento (39%) e experiências com tecnologia (39%) ocupam o quarto lugar. A utilização da IA no planeamento de viagens ainda não está entre os usos mais populares da IA, pois 28% dos inquiridos a utilização para esse fim.

Apesar da percentagem relativamente pequena de utilizadores que aplicaram IA no planeamento de viagens, quase todos (96%) ficaram satisfeitos com essa experiência. Cerca de 44% disseram que foi «perfeita», enquanto 52% afirmaram que foi apenas «boa», o que ainda assim foi uma das pontuações de satisfação mais altas. Em ambos os casos, um grande número de inquiridos confirmou que planeava usar IA ao preparar viagens no futuro (84%), sugerindo que os serviços de IA podem se tornar muito mais populares como ferramenta de planeamento num futuro próximo.

Inteligência Artificial no planeamento de viagens. Para os viajantes, a IA mantém a sua função mais popular: a procura de informação. Segundo o estudo, 70% dos inquiridos que utilizaram IA no planeamento de viagens confiaram na tecnologia para identificar eventos e outras atividades, quer fosse encontrar excursões adequadas, rotas turísticas populares e lojas de souvenirs. Cerca de 66% utilizaram IA para selecionar um alojamento, 60% fizeram uma lista de restaurantes com a sua ajuda e 58% até atribuíram à IA a tarefa de procurar bilhetes. Curiosamente, as famílias com crianças utilizaram mais ativamente várias funções da IA na preparação para a viagem do que o público sem filhos, sugerindo que a IA está a ajudar os utilizadores a poupar tempo.

Em comparação com a pesquisa de informações, as reservas com IA foram menos populares em todos os grupos. De acordo com a investigação, 45% dos inquiridos reservaram hotéis através de serviços de IA, 43% reservaram bilhetes e apenas 38% reservaram restaurantes com a ajuda da IA. Notavelmente, 45% dos participantes afirmaram que recorreram à ajuda da IA para resolver questões relacionadas com vistos e migração, o que levanta algumas preocupações. Recentemente, a história de um escritor australiano que não pôde voar para uma conferência no Chile devido a um conselho errado sobre vistos do ChatGPT sugere que os riscos das alucinações da IA superam os benefícios de economia de tempo para as aplicações mais críticas.

“Algumas tendências no uso da IA que observamos mostram que o papel da IA na resolução de questões quotidianas está a mudar. Todos os inquiridos valorizam o seu tempo e preferem os resultados personalizados que a IA fornece. Esta tecnologia já está a amadurecer e a cumprir rapidamente a sua promessa de melhor pesquisa e geração de ideias criativas. Ao escolher as opções mais adequadas, torna-se uma importante ajuda na tomada de decisões, o que suscita reflexões sobre a credibilidade dos dados que fornece. Os serviços baseados em IA estão a tornar-se ferramentas cada vez mais procuradas para resolver uma variedade de tarefas, incluindo o planeamento de viagens. No entanto, devemos lembrar que a decisão é nossa”, afirma Vladislav Tushkanov, Gestor de Grupo do Centro de Investigação Tecnológica de IA da Kaspersky.

Para garantir a segurança das suas viagens, a Kaspersky recomenda:
  • Verifique sempre as informações fornecidas pela IA. Não faça compras nem reservas em sites antes de verificar a sua autenticidade de forma independente.
  • Ao planear uma viagem, não se esqueça da Internet móvel no estrangeiro. Considere usar um eSIM para se manter sempre em contacto com a sua família e amigos.
  • Verifique sempre as redes Wi-Fi antes de se conectar, use uma VPN e evite ligar-se automaticamente a pontos de acesso desconhecidos.
  • Proteja os seus dispositivos, não os deixe sem vigilância em locais lotados, defina senhas fortes e instale uma solução de segurança confiável, que ajudará a protege-los contra várias ciberameaças.

*O estudo foi realizado pelo centro de investigação de mercado da Kaspersky em parceria com a empresa de pesquisa Toluna no verão de 2025. Contou com o contributo de três mil entrevistados de 15 países (Argentina, Chile, China, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos) participaram nesta pesquisa.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: