O Gemini apresenta a Inteligência Pessoal
Por, Josh Woodward,
VP, app Gemini
Os melhores assistentes não conhecem apenas o mundo, também o conhecem a si e ajudam a orientar-se nele. Hoje, estamos a responder a um dos pedidos mais populares dos utilizadores: agora pode personalizar o Gemini associando aplicações Google com um único clique. O lançamento da versão beta nos EUA marca o nosso próximo passo para tornar o Gemini mais pessoal, proativo e avançado.
A Inteligência Pessoal associa de forma segura informações de aplicações como o Gmail e o Google Fotos para tornar o Gemini útil de forma única. Se a ativar, controla exatamente que aplicações associa, e cada uma melhora a experiência. Nenhum outro produto liga o Gmail, o Fotos, o YouTube e a Pesquisa num único clique e desenhámos a configuração para ser simples e segura.
Quando o ativa, o Gemini pode sugerir-lhe coisas de forma
proativa
Como as pessoas estão a usá-lo
A Inteligência Pessoal tem 2 pontos fortes principais: o raciocínio em fontes complexas e encontrar detalhes específicos, por exemplo, num email ou numa foto para responder à sua pergunta. Muitas vezes, combina estes elementos, trabalhando com texto, fotos e vídeo para fornecer respostas únicas e personalizadas.
Desde que associei as minhas aplicações através da Inteligência Pessoal, a minha vida diária tornou-se mais fácil. Por exemplo, há duas semanas, precisávamos de pneus novos para a nossa carrinha Honda de 2019. Enquanto esperava na fila da loja, percebi que não sabia o tamanho dos pneus. Perguntei ao Gemini. Atualmente, qualquer chatbot consegue encontrar estas especificações de pneus, mas o Gemini foi mais além. Sugeriu duas opções: uma para a condução diária e outra para todas as condições meteorológicas, fazendo referência às nossas viagens de carro em família para o Oklahoma que encontrou no Google Fotos. Depois, apresentou de forma organizada as classificações e os preços de cada um. Quando cheguei ao balcão, precisava da matrícula do carro. Em vez de andar à procura ou perder o meu lugar na fila para voltar ao parque de estacionamento, perguntei ao Gemini. Extraiu o número de sete dígitos de uma foto no Fotos e também me ajudou a identificar as especificações da carrinha ao pesquisar no Gmail. E assim, tudo se resolveu.
Também tenho recebido excelentes sugestões de livros, programas, roupa e viagens. Só esta semana, tem sido excecional para planear as nossas próximas férias de primavera. Ao analisar os interesses da nossa família e as viagens anteriores no Gmail e no Fotos, evitou as armadilhas para turistas. Em vez disso, sugeriu uma viagem de comboio noturna e jogos de tabuleiro específicos que podíamos jogar durante a viagem.Como funciona e a nossa abordagem à privacidade
Criámos a Inteligência Pessoal com a privacidade no centro. A associação das suas aplicações está desativada por predefinição: pode ativá-la, decidir exatamente quais as aplicações a associar e desativá-la em qualquer altura.Quando ativado, o Gemini acede aos seus dados para responder aos seus pedidos específicos. E como estes dados já estão armazenados de forma segura na Google, não tem de enviar dados confidenciais para outro local para começar a personalizar a sua experiência. Este é um elemento diferenciador fundamental.
Também não tem de adivinhar a origem de uma resposta: o Gemini irá tentar referenciar ou explicar as informações que usou das suas fontes associadas para que as possa verificar. Se não o fizer, poderá pedir-lhe mais informações. Se uma resposta lhe parecer estranha, corrija-a de imediato ("Lembra-te que prefiro lugares junto à janela"). Também pode facilmente pedir respostas sem personalização para uma conversa específica ou usar chats temporários para ter uma conversa sem personalização.
Também temos salvaguardas para tópicos sensíveis. O Gemini procura evitar fazer suposições proativas sobre dados confidenciais, como a sua saúde, embora discuta estes dados consigo, se perguntar.
O nosso objetivo é melhorar a sua experiência ao mesmo tempo que mantém os seus dados seguros e sob o seu controlo. Criado a pensar na privacidade, o Gemini não é treinado diretamente na sua caixa de entrada do Gmail ou com a biblioteca do Google Fotos. Treinamos apenas com a quantidade mínima de informações possível, como comandos específicos no Gemini e as respostas do modelo para melhorar a funcionalidade ao longo do tempo. As informações pessoais que associa são apenas para si.
Veja o que isto significa no meu exemplo da carrinha. As fotos da nossa viagem de carro, a foto da matrícula no Fotos e os emails no Gmail não são usados para treinar o modelo. Só são referenciados para apresentar a resposta. Treinamos o modelo com elementos como os meus comandos específicos e respostas, apenas depois de tomarmos medidas para filtrar ou anonimizar os dados pessoais da conversa que tenho com o Gemini. Em suma, não treinamos os nossos sistemas para aprenderem o número da sua matrícula; treinamo-los para compreenderem que, quando pede uma, podemos localizá-la.
Pode ler mais sobre a nossa abordagem à privacidade aqui.
Pode ajustar as definições, desassociar aplicações Google ou eliminar o seu
histórico de chat em qualquer altura.
Como pode ajudar-nos a melhorar
Testámos extensivamente esta versão beta da Inteligência Pessoal para minimizar os erros, mas não os eliminámos. Pode encontrar respostas imprecisas ou "personalização excessiva", em que o modelo faz ligações entre tópicos não relacionados. Quando vir isto, envie feedback, ao clicar na opção "Não gosto" na resposta.
O Gemini também pode ter dificuldades com o timing ou nuances, especialmente no que diz respeito a alterações nos relacionamentos, como divórcios, ou aos seus vários interesses. Por exemplo, ver centenas de fotos suas num campo de golfe pode levar a IA a assumir que adora golfe. Mas não tem em conta a nuance: não gosta de golfe, mas adora o seu filho, e é por isso que está ali. Se o Gemini se enganar, basta corrigir ("Não gosto de golfe").
Estas e outras áreas continuam a ser objeto de investigação
e melhoria ativas. Para uma análise mais aprofundada da nossa metodologia,
limitações atuais e como estamos a trabalhar para as corrigir, leia este documento.
Como aceder à Inteligência Pessoal com as Aplicações Associadas
A partir de hoje, o acesso à Inteligência Pessoal vai ser
implementado para os subscritores elegíveis do AI Pro e AI Ultra nos EUA.Uma vez
ativado, funciona na Web, no Android e no iOS, e com todos os modelos presentes
no selecionador de modelos do Gemini. Vamos começar com este grupo limitado
para aprender e iremos expandi-lo para mais países e para o modelo gratuito.
Também vai estar disponível brevemente na Pesquisa no Modo de IA. De momento, esta funcionalidade beta está
disponível para Contas Google pessoais e não para utilizadores empresariais ou
de educação do Workspace.
Se não vir um convite para o experimentar no ecrã principal do Gemini, pode ativá-lo nas Definições seguindo estas instruções:
- Abra o Gemini e clique em Definições
- Seleccione Informações pessoais
- Escolha Aplicações associadas (Gmail, Fotos, etc.)

Participar na conversa