Guarde o troco: 3 maneiras pelas quais as finanças estão a crescer em 2026

Guarde o troco: 3 maneiras pelas quais as finanças estão a crescer em 2026

Guarde o troco: 3 maneiras pelas quais as finanças estão a crescer em 2026

Analisar as despesas do ano passado, aprovar o orçamento para novas tecnologias, avaliar os efeitos globais da instabilidade geopolítica, as políticas comerciais voláteis e a recessão que está a travar o crescimento em praticamente todos os mercados

Se é um líder financeiro em 2026, a sua lista de tarefas provavelmente parece mais complexa do que antes.

Enquanto uma série de fatores externos voláteis bate à sua porta, os desafios internos, desde garantir que os investimentos em IA retornem até colmatar a lacuna de talento no departamento financeiro, podem aumentar a complexidade do seu cargo. Em tempos como estes, podíamos todos beneficiar de um momento para fazer um balanço e considerar o melhor caminho a seguir.

Tendo isto em mente, aqui estão três tendências que afetam o panorama financeiro em 2026 e alguns conselhos para se manterem à frente da concorrência.

 

Os dados estão a proliferar, e isso pode levar a uma redução de custos

De acordo com a Statista, serão gerados globalmente 527,5 zettabytes de dados até 2029. No entanto, a pesquisa da SAP Concur revela que 57% dos diretores financeiros (CFOs) ainda enfrentam condições económicas imprevisíveis, restrições de oferta (40%) e uma procura crescente por agilidade nas previsões (32%).

Embora a amplitude de informação disponível para apoiar as decisões empresariais esteja a atingir novos patamares, só pode ser útil se for relevante, precisa e bem organizada o suficiente para ser descoberta e colocada em prática.

Mais de metade (58%) dos CFOs investe em IA e análises avançadas para combater a incerteza. As tecnologias de IA podem melhorar as previsões, acelerar as avaliações de risco e alcançar ganhos de eficiência ao redesenhar processos repetitivos. Por exemplo, os avanços tecnológicos estão a permitir a automatização dos relatórios de despesas através da auditoria, reconciliação e reembolso dos colaboradores com intervenção humana mínima.

Pode gerar maior impacto com os dados formando os colaboradores em técnicas de análise e procurando métricas de toda a empresa para apoiar o planeamento de cenários. Aceite a instabilidade económica com uma mentalidade de risco, não tema o fracasso e não espere por informações perfeitas antes de agir. Procure indicadores iniciais de mudanças económicas fora das finanças. Além disso, as ferramentas integradas que fornecem dados em tempo real são essenciais.


Novas estratégias de expansão irão testar o apetite de crescimento dos CFOs

Como líder financeiro, já se habituou a conduzir a organização em tempos turbulentos. Nos últimos três anos, isso significou em grande parte focar-se na contenção de custos e na eficiência. Mas em 2026, prevê-se que as taxas de juro diminuam na maioria das grandes economias, criando oportunidades de expansão.

As expectativas em constante evolução irão testar o seu mandato como líder do crescimento da organização. Atualmente, 93% dos CFOs afirmam que o seu papel vai além das finanças tradicionais, influenciando a estratégia global do negócio, a estratégia de preços (84%) e a tomada de decisões a nível empresarial (74%).

Os principais CFOs estão a concentrar-se na transição da organização de uma mentalidade de restrição para uma de expansão, enquanto constroem equipas orientadas pela tecnologia para impulsionar o crescimento em áreas como a IA e a automação.

Para aproveitar a oportunidade de crescimento, considere direcionar o seu foco para as seguintes três áreas. Em primeiro lugar, adote uma estratégia de custos centrada no valor. Em vez de cortes reativos nas despesas, mude para uma abordagem estruturada à análise de custos. Ao examinar todo o processo de criação de valor, é possível identificar ineficiências e alinhar os gastos com os objetivos principais do negócio, libertando recursos para expansão.

Em segundo lugar, comunique a sua história de crescimento. Partilhe a sua visão global para o crescimento em toda a organização, reiterando a importância do controlo de custos e como este pode estar ligado à expansão. Adote uma abordagem forte e transversal, estabelecendo parcerias com as partes interessadas em toda a empresa.

E por último, mas não menos importante, adote uma postura de “sempre atento” na revisão do portefólio. Embora a atividade global de fusões e aquisições (M&A) tenha estado moderada, está a subir em 2026. Os valores tendem a disparar rapidamente quando o M&A ressurge, por isso é necessário ter agilidade para agir rapidamente e capitalizar.


Um renovado impulso para apoiar jovens talentos

Nos últimos anos, registou-se uma redução no número de jovens talentos em vários setores qualificados. Os dados da SAP Concur revelam que quase um terço (30%) dos líderes financeiros consideram a atração e retenção de talento ou o envelhecimento da força de trabalho como um dos três principais desafios internos.

Quando questionados pela ACCA, 55% dos profissionais juniores e iniciantes de contabilidade e finanças manifestaram preocupações de não estarem a desenvolver as competências necessárias para desempenhar as suas funções no futuro. Outros 47% dos colaboradores da Geração Z afirmaram sentir-se sobrecarregados pelo ritmo das mudanças tecnológicas.

À medida que o mercado responde, espera-se um maior esforço para apoiar, atrair e reter jovens talentos na área financeira até 2026. De acordo com a SAP Concur, o principal incentivo que atrai talento para a equipa financeira é a remuneração e os benefícios competitivos, citados por 63%. Em seguida, vêm os percursos para o crescimento na carreira (50%), opções de trabalho flexíveis (46%) e acesso a ferramentas e tecnologias de ponta (37%).

Nos seus esforços de recrutamento, pode atrair a próxima geração de profissionais financeiros aumentando o nível de autonomia oferecida, incentivando a participação e a inclusão em todos os níveis da empresa ou fornecendo recursos de formação robustos e ferramentas modernas para permitir um trabalho sem interrupções.

Um compromisso claro com o investimento em talento é outra forma de chamar a atenção. Os jovens profissionais são particularmente atraídos por empresas que mapeiam e explicam como as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que oferecem estão ligadas à progressão futura na carreira. Afinal, não se pode esperar que aguardem que as gerações mais velhas se reformem para que as oportunidades surjam; é preciso dar-lhes as ferramentas para criarem as suas próprias oportunidades.

Está pronto para enfrentar a sua lista de tarefas para 2026? Os dados estão a expandir-se, surgem oportunidades de crescimento e o fluxo de jovens talentos ambiciosos está pronto para o sucesso. Está na altura de defender formas inteligentes de trabalhar que melhorem a segurança dos dados, construam visibilidade financeira e proporcionem uma experiência superior aos colaboradores.

Google News

Siga o NetThings no Google News

Fique a par de todas as novidades tecnológicas em tempo real.

⭐ SEGUIR NO GOOGLE NEWS

Acompanhe-nos também em:

-->