Salesforce lança Mulesoft Agent Fabric para gestão de múltiplos agentes em tempo real

Salesforce lança Mulesoft Agent Fabric para gestão de múltiplos agentes em tempo real
Salesforce lança Mulesoft Agent Fabric para gestão de múltiplos agentes em tempo real

  • Solução unifica e simplifica o atual cenário fragmentado de agentes de IA, através de uma rede de agentes governada e coesa;
  • IDC prevê que o número de agentes de IA ativamente destacados ultrapasse os mil milhões em todo o mundo até 2029, um valor 40 vezes superior do observado em 2025;
  • Novos Scanners de Agentes permitem detetar e catalogar automaticamente os agentes de IA no Salesforce Agentforce, Amazon Bedrock e Vertex AI da Google Cloud, entre outras.

A Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o MuleSoft Agent Fabric para unificar e simplificar o atual cenário fragmentado de agentes de IA, através de uma rede de agentes governada e coesa, e um só plano de controlo para todos os agentes de IA, ferramentas e metadados. 

A Era da Agentic Enterprise já chegou, e os CIO, os líderes de TI e as suas equipas estão a experimentar e implementar agentes a um ritmo sem precedentes. A IDC prevê que o número de agentes de IA ativamente destacados ultrapasse os mil milhões em todo o mundo até 2029, um valor 40 vezes superior do observado em 2025.

Toda esta atividade tem vindo a criar o desafio da proliferação de agentes. Agentes e ferramentas de IA especializados estão a ser implementados em diversas equipas, funções e plataformas, frequentemente sem visibilidade e governação, criando o risco de IA paralela. Sem uma forma escalável de encontrar e rastrear agentes em múltiplas plataformas, esta proliferação dificulta a compreensão não só de que agentes estão a operar numa empresa, mas também sobre a forma como raciocinam, onde agem e que resultados geram.

MuleSoft Agent Fabric centra-se nos novos Scanners de Agentes, que permitem detetar e catalogar automaticamente os agentes de IA no Salesforce Agentforce, Amazon Bedrock, Vertex AI da Google Cloud e outras plataformas de agentes. Para outros ativos, como servidores MCP (Model Context Protocol) e agentes personalizados, as funcionalidades adicionais simplificam ainda mais o registo. Ao otimizar a integração de qualquer agente ou servidor MCP, independentemente do fornecedor, a Salesforce disponibiliza uma plataforma fiável, aberta e interoperável, capacitando as empresas para implementarem todo o potencial da IA de Agente.

“As organizações mais bem-sucedidas da próxima década serão aquelas que aproveitarem toda a diversidade do panorama da IA ​​multicloud. As capacidades alargadas do MuleSoft Agent Fabric permitem uma liberdade de inovar em qualquer plataforma, mantendo a visibilidade e o controlo unificados necessários para escalar”, explica Andrew Comstock, Vice-Presidente Sénior e Diretor Geral da MuleSoft, Salesforce.

Agora, um engenheiro de IA não terá de trabalhar sozinho para auditar e vasculhar ambientes de cloud em busca de agentes criados em equipas de stock, logística e atendimento ao cliente. Com o Agent Scanners pode encontrar automaticamente um agente de previsão de inventário no Vertex AI da Google Cloud e registá-lo juntamente com um agente de apoio ao cliente criado no Agentforce, para fins de governação e gestão, sem introdução manual de dados, sem lacunas de visibilidade e sem surpresas.

A partir de agora, haverá uma única fonte de verdade para agentes e ferramentas de IA que vêm permitir:

  • Descoberta contínua de agentes em múltiplos ecossistemas: em vez de rastrear agentes em diferentes plataformas por conta própria, os scanners de agentes fazem o trabalho pesado. Basta ligar diferentes ambientes, como o Salesforce Agentforce, o Amazon Bedrock e o Vertex AI da Google Cloud, e os scanners começam a identificar os agentes em execução em poucos minutos. Patrulham constantemente estes ecossistemas para detetar agentes novos ou atualizados, identificar os seus endpoints e compreender para que foram concebidos.
  • Extração profunda de metadados: não basta saber que um agente existe; é necessário saber ao que ele pode aceder e o que pode executar. Os scanners de agentes vão além da superfície de um agente e extraem automaticamente as suas capacidades específicas (por exemplo, consultar uma base de dados ou processar um reembolso), os grandes modelos de linguagem (LLMs) que o alimentam e os dados aos quais tem permissão de acesso, quando disponíveis. Num segundo passo normalizam e mapeiam os metadados para as especificações do protocolo padrão de agente para agente (A2A) da Google Cloud.
  • Catalogação contínua: Os dias das folhas de cálculo obsoletas acabaram. Tudo o que os Agent Scanners encontram é sincronizado continuamente com o MuleSoft Agent Registry, um catálogo central onde os agentes, servidores MCP e ferramentas de IA podem ser registados e disponibilizados a programadores ou outros agentes. É uma abordagem de catalogação de agentes sempre ativa que garante que as suas equipas de segurança estão sempre a visualizar os dados em tempo real, e não uma visão de há três meses.

Informações completas e mais desenvolvidas podem ser conhecidas aqui.

Google News

Siga o NetThings no Google News

Fique a par de todas as novidades tecnológicas em tempo real.

⭐ SEGUIR NO GOOGLE NEWS

Acompanhe-nos também em:

-->