Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Portal da Queixa e OLX juntos contra as fraudes

Portal da Queixa e OLX juntos contra as fraudes
Share it:
Já aqui falamos de um esquema fraudulento que tem vindo a aumentar, principalmente no OLX, usando a aplicação MBWAY. 

Portal da Queixa e OLX juntos contra as fraudes

O Portal da Queixa e o OLX decidiram unir esforços para fazer força aos esquemas fraudulentos que tem aumentado, juntamente com a Associação Começar Hoje.

O principal objetivo desta parceria visa a estreita colaboração, troca de informação e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas existentes. 

Entre muitos esquemas, destacamos os seguintes: 
  • MBWAY;
  • SMS fraudulentas;
  • Roubo de identidade;
  • Lojas fictícias;
  • Pishing;

Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 3.450 reclamações relacionadas com burlas, mais 13% do que em 2018, ano em que pouco ultrapassavam as 3,000. 

Em janeiro de 2020, registaram-se 330 reclamações, o que significa um aumento de 19% quando comparadas às 277 verificadas em janeiro do ano passado. 

“Enquanto fundador de uma plataforma digital de grande alcance, sinto o dever cívico de partilhar o meu conhecimento e ajudar outros consumidores como nós, a não serem vítimas de burla”, justificou Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa, “…mais do que uma intenção, trata-se de uma parceria cívica e social que convida à luta todos os que não ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos diários que representam”. 

O OLX é um dos sítios escolhidos para esquemas fraudulentos e por isso é uma das principais preocupações. Nesse sentido, o OLX realiza periodicamente inquéritos a utilizadores dos diferentes mercados, via app, para aferir a evolução de experiências negativas verificadas na plataforma. 

Esse estudo veio indicar que somos o país com menos índice de fraudes na Europa.

Para Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal “acreditamos que estes resultados estão diretamente relacionada com o trabalho que a nossa equipa de Segurança e Qualidade tem vindo a fazer, com novas medidas, métodos de trabalho, melhoria da tecnologia e, claro, parcerias como a que acabamos de estabelecer com o Portal da Queixa. Temos já previsto fechar, ainda este ano, mais parcerias com outras entidades muito relevantes no panorama nacional, com intervenção direta no combate a esquemas deste género, que a seu tempo iremos divulgar”. 

“Esta é uma das grandes prioridades do OLX Portugal este ano e definimos um plano de ação muito abrangente, no tipo de iniciativas e públicos-alvo, que tem como principal ambição reforçar o nosso estatuto de educadores / pioneiros / formadores nesta temática da transação digital ou com recurso a meios digitais”, conclui a responsável.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: