Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Burlas do MBWay disparam

Burlas do MBWay disparam
Share it:
Já falamos, já vários sites e canais do Youtube falaram sobre isto, mas nunca é demais voltar a falar sobre o assunto pois estas burlas não param de aumentar.

Burlas do MBWay disparam

Só em Janeiro de 2020, o Portal da Queixa registou quase o total de reclamações recebidas em 2019. Isto para terem bem noção da dimensão destes esquemas.

O que é pagamento por MBway?


Antes de falar na burla em si, convém explicar o processo de pagamento por MBway.  Basicamente na aplicação MBway tu tens que associar um numero de telemóvel à tua conta e a partir podes efectuar pagamentos.

Nunca deixes associar um número de telemóvel que não o teu!

Depois disso, para fazer compras online nos comerciantes aderentes basta seleccionar o método de pagamento MB WAY de seguida inseres o teu nº de telemóvel e por último confirmas a notificação na aplicação. Para confirmares também tens que ter um PIN

O Processo é super simples, mas imagina que deste o número que não o teu? Basicamente essa pessoa pode fazer pagamentos com a tua conta.

Por isso regra básica, quando configures o MBway, tem que ser o teu número de telemóvel e o PIN é uma coisa só tua.

Em que consiste esta Burla?


Basicamente o burlão convence a vitima a configurar o Mbway com o número de telemóvel do burlão e indica a vitima para meter um PIN que seja do conhecimento dele.

Ora sendo assim, tendo o PIN e o facto do numero de telemóvel ser o dele, o burlão fica com acesso total à aplicação e isso permite fazer pagamentos, transferências, criar cartões temporários MBNET, e utilizar o Multibanco!

E isto tudo através da tua conta.

Portal da Queixa


O Portal da Queixa verificou um aumento significativo do número de reclamações referentes a burlas feitas através do sistema de pagamento MB WAY.

Em 2019, as 102 queixas registadas traduziram um aumento de 75%, face ao período homólogo (41 queixas em 2018). Em 2020, a maior rede social de consumidores de Portugal já recebeu 86 reclamações, ou seja, em apenas um mês, verifica-se quase o total de queixas recebidas em 2019, registando um aumento de 169% face ao período homólogo.

Esta subida deve deixar qualquer um em alerta.

Recomendações do ITO-Netthings

  1. Nunca associar outro telemóvel que não o seu;
  2. Nunca dar o PIN que definiu a ninguém;
  3. Se tem duvidas na configuração do MBWay contacte diretamente o seu banco;
  4. Não confie em ninguém;
  5. 5Se foi alvo de burla contacte imediatamente as autoridades e o seu banco para desassociar o seu cartão do MBway.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: