Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google pode exigir suporte para codec AV1 em todos os novos dispositivos Android TV a partir de 31 de março

Google pode exigir suporte para codec AV1 em todos os novos dispositivos Android TV a partir de 31 de março
Share it:
A plataforma Android TV da Google fornece boxe, dongles, projetores e TVs. 
Como a mudança para o Google TV está em andamento, a Google está a estabelecer um novo requisito que todos os novos dispositivos Android TV devem oferecer suporte ao codec de streaming AV1. 

Com a existência de muitas empresas de hardware diferentes que fabricam smartphones, tablets, televisores, PCs e Boxs e empresas de software que fazem aplicações e sistemas operativos e gigantes de media que fazem serviços de streaming, é importante que os principais participantes da indústria concordem em oferecer suporte a determinados formatos de codificação de vídeo para garantir a melhor experiência do utilizador, minimizar o uso da rede e oferecer suporte a uma ampla variedade de dispositivos. 

É por isso que a Alliance for Open Media criou o codec de vídeo AV1. Ele foi projetado para transmitir vídeo de forma eficiente pela Internet com um impacto mínimo na qualidade. A melhor parte é que é isento de royalties portanto, as empresas não precisam pagar nenhuma taxa de licenciamento, mas, infelizmente, a sua adoção tem sido bastante lenta. 

A adoção do AV1 pode acelerar em 2021, já que a Google está a exigir que todos os novos produtos Android TV suportem decodificação de vídeo AV1.

Todos os dispositivos baseados em Android TV - que inclui o Google TV - devem suportar o codec AV1 a partir de 31 de março de 2021. 

Isso aplica-se a qualquer dispositivo com Android 10 ou Android 11.

A Google já começou a usar o AV1 no YouTube, Chrome e Duo em dispositivos compatíveis e planeja expandir esses esforços para o Google Fotos, Play Filmes / Google TV, Meet e até Stadia ao longo do tempo. 

No que diz respeito ao suporte AV1 em Android TV, este codec requer hardware mais recente para o processo de decodificação, razão pela qual produtos sem suporte, incluindo o Chromecast com Google TV, não podem simplesmente obter uma atualização de software para trazê-lo. 

No mercado da Boxs o mais recente processador Amlogic S905X4 já oferece suporte ao novo codec.

Com isto quer dizer que a partir de um futuro próximo temos que ter atenção ás Boxs, TVs, projetores e outros dispositivos que compramos sobre o podermos ter acesso a serviços Google e não só!
Share it:

boxtv

Post A Comment:

1 comments: