Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

4K vs 8K: já vale a pena atualizar?

4K vs 8K: já vale a pena atualizar?
Share it:
É difícil acompanhar a tecnologia de TV. Qualquer pessoa que comprou uma TV nova nos últimos anos provavelmente conhece a sensação. 
Uma pessoa compra uma nova TV e passado um pouco sai um novo modelo. Poupamos uns tempos para comprar uma TV nova e quando vamos comprar já saiu de moda. Acontece muitas vezes.

Atualmente estamos na batalha entre TVs 4K e 8K. O 8K está a normalizar e começam a aparecer cada vez mais modelos.

Embora o acesso generalizado ao verdadeiro conteúdo UHD 8K ainda esteja muito longe, muitos fabricantes de TV esperam que isto aumente e que haja maior clareza pela mais nova onda de aparelhos 8K para convencer os entusiastas de que vale a pena fazer um upgrade das TVs 4K. 

Se ainda não tens a certeza ou a noção do que se trata 8K, lê tudo sobre isso no nosso artigo, onde explicamos quase tudo.

A primeira coisa a esclarecer é que, a menos que mores no Japão, não terás conteúdo nativo 8K tão cedo. Isso significa que, só porque tens uma TV de 8K, isso não significa que nenhuma das coisas que desejas assistir, séries, streaming de conteúdo, filmes, até mesmo a maioria dos vídeos do YouTube, vem numa resolução de 8K. 

No momento, só há ainda meia dúzia de vídeos de 8K no YouTube, o que provavelmente será a melhor aposta para assistir a um conteúdo verdadeiro de 8K num futuro próximo. 

Mas temos o famoso upscaling, que diga-se, permite que o conteúdo, filmes, séries, documentários, de resolução inferior e não filmado em 8K possa ser convertido na tua TV de 8K graças ao avançado processamento de imagem interno. 

Claro, isso não é tão impressionante quanto assistir a um conteúdo 8K na tua TV 8K, mas é um começo e teremos que nos contentar com isso por enquanto. 

A maioria dos sucessos de bilheteria mais caros de Hollywood ainda só terminou em 2K, então a ideia de que teremos uma riqueza de conteúdo nativo de 8K num futuro próximo é irreal. Em vez disso, faz mais sentido para os fabricantes de TV concentrarem-se em como podem melhorar o conteúdo que já está disponível, que é precisamente o que a Samsung está a fazer com a sua abordagem 8K. É tudo uma questão de upscaling. 

Sabemos que os ecrãs de 8K oferecem quatro vezes mais pixéis do que os painéis de 4K na mesma quantidade de espaço de ecrã. O que isso significa é que os ecrãs de 8K apresentam uma contagem de pixéis por polegada (PPI) muito maior, resultando em pixéis que são menores e mais próximos e, portanto, mais difíceis de discernir individualmente. 

Mesmo com 8 milhões de pixels num ecrã, podes começar a notar um "efeito de porta de ecrã" semelhante a uma malha no teu olho, se estiveres posicionado o perto suficiente do ecrã. Nas TVs 8K, este efeito é quase inexistente. 

Claro, pixéis extras não contam muito se eles estão a ser usados ​​apenas para esticar uma imagem de baixa resolução de forma não inteligente, então é por isso que a tecnologia de aumento de escala (upscaling) inteligente é fundamental. 

Com a tecnologia upscaling, alimentada por processadores com inteligência artificial parece que já vale a pena mudar para uma TV 8K, isto porque realmente a qualidade de imagem é bem superior e a transformação de conteúdo com resolução interior realmente é impressionante e melhora a qualidade do vídeo.

A diferença de fidelidade visual entre os conjuntos 4K e 8K é enorme, é percetível e se prestares atenção é bastante notória.

Ainda é difícil fazer com que o conteúdo SD tenha uma boa aparência, embora esteja claro que o fácil acesso ao conteúdo 8K ainda está um pouco distante, também é importante lembrar que mesmo o conteúdo 4K ainda está na sua infância, a maioria dos vídeos digitais, especialmente na televisão aberta, ainda fica entre 480p e 1080p. O HD já fica muito bem numa TV 8K e o 4K então nem se fala.

A tecnologia 8K veio preparada para o futuro e mesmo havendo conteúdo quase inexistente a tecnologia upscaling faz-nos aproveitar mesmo da TV 8K.

As TVs 8K de hoje realmente oferecem algumas das tecnologias mais empolgantes e de última geração do mercado. Se tens a capacidade e orçamento para um ecrã maior, certamente obterás benefícios com todos esses pixéis adicionados (quatro vezes o número de pixels de TVs 4K ). 

O upscaling inteligente e melhorado faz fontes HD, ficarem bem em TVs 8K, enquanto a implementação gradual de HDMI 2.1 abre o caminho para jogos 8K jogos em consolas da próxima geração, como o PS5 e Xbox Série X. 
 
Portanto, se decidires dar o salto para 8K certifica-te de que os recursos de aumento de escala já vêm incluídos, que são reconhecidamente excepcionais.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: