Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Netflix 4K - Como é que uma Box Android pode obter certificação oficial?

Netflix 4K - Como é que uma Box Android pode obter certificação oficial?
Share it:
São muito poucas as Boxs Android que têm certificação oficial para rodar Netflix em todo o seu esplendor (Netflix 4K).
A lista tem vindo a aumentar, chegamos a ter apenas meia dúzia delas mas agora já existem alguns fabricantes com produtos muito interessantes para ver Netflix 4K.

O processo é complexo e por isso neste artigo vamos tentar explicar de forma simples como a Netflix concede a sua licença para visualizar conteúdo em qualidade 4K com os dispositivos Android TV. 

Nos últimos meses, esta empresa lançou o sistema de credenciamento Hailstorm para fabricantes, algo que simplifica até certo ponto a certificação de dispositivos com suporte oficial da Netflix. 

A Netflix controla 100% o processo de certificação e impossibilita que a grande maioria das marcas de obter a permissão, algumas com lógica, outras nem por isso. 

Obtenção da Certificação da Netflix

A certificação da Netflix é baseada em várias fases, ao nível de produção de hardware a plataforma foi padronizada com o processo Hailstorm que controla os componentes a serem usados em dispositivos Android TV para atender aos critérios mínimos de qualidade solicitados. 

Por outro lado, a Netflix impõe os seus critérios pessoais totalmente subjetivos para aprovar ou não o seu suporte oficial e poder ver o serviço em qualidade 4K. 

Certificação de hardware hailstorm (objetivo)

A Netflix só certifica fabricantes (não marcas) que atendem aos seus critérios de certificação hardware e Google Android TV.
  • Só esses fabricantes podem produzir dispositivos prontos para usar Netflix.
  • Com esse processo, a Netflix simplifica o controlo e a fiscalização dos fabricantes. 
  • A Netflix controla em 100% os dispositivos a serem certificados para todas as marcas que obtêm hardware de fabricantes autorizados. 

Critérios de certificação Netflix para marcas (subjetivas) 
  • Número de vendas globais de dispositivos.
  • Regiões de vendas geográficas. 
  • Dados demográficos dos seus utilizadores.
  • Reputação e história da marca. 

Algumas considerações 

Muito se fala que tem que ter certificados Wideline L1 DRM mas na realidade isso só não chega visto que o processo tem uma parte completamente subjetivo e controlado pela Netflix a seu critério. 

Por essa razão, muitas marcas desistem de ter suporte oficial da Netflix e procuram truques para obter suporte em 4K, algo que pode ser detetado e bloqueado remotamente. 

Em geral, essas pequenas marcas vão para o suporte básico em qualidade SD que é permitido pela Netflix para todos os tipos de dispositivos.

Parece que a Google pressiona a Netflix para diminuir os seus critérios de controle para facilitar o acesso à sua plataforma para mais dispositivos, o que é compreensível porque a Netflix é, sem dúvida, um grande atrativo para qualquer sistema com Android TV instalado. 

Por outro lado, a Netflix não quer baixar o nível de exigência para manter uma “experiência otimizada” ao utilizador, controlar o hardware, o software e o uso do dispositivo em tempo real ao nível do utilizador, o que implica controle total. 

Mas há aqui algumas características que as Boxs têm que ter tendo em conta o histórico de Boxs Certificadas.
  • Possuir Android TV não Android normal - Tem lógica, muito mais usável, simples e seguro.
  • Só alguns processadores são permitidos - Também tem lógica devido à qualidade do streaming.

Permissões e certificados necessários 

Mesmo depois do que falamos em cima para ver Netflix 4K numa Box Android Android temos sempre que baixar a aplicação da Loja oficial.

E para essa aplicação ser compatível tem que atender aos pontos que vêm a seguir:

Permissão Netflix

Todos os dispositivos Android capazes de transmitir Netflix em qualidade HD ou 4K HDR devem ser explicitamente aprovados pela Netflix, isso requer um período de testes do dispositivo pela empresa e chegar a certos acordos no nível corporativo, sem essa permissão é impossível ver conteúdo em alta qualidade mesmo se tiveres certificado DRM Google Widevine Nível 1 ou não. 

Este ponto restringe o uso de Netflix HD ou 4K para marcas com um certo nível de contatos. Com este ponto, fica claro que não veremos modelos desconhecidos de Boxs com streaming de alta qualidade. 

Certificados DRM

Para visualizar o conteúdo em qualidade HD ou 4K além do ponto anterior exigido precisamos da certificação Google Widevine Nível 1, este é basicamente um sistema avançado de proteção DRM para conteúdo digital, a maioria das caixas Boxs TV de baixo custo não têm isso. 

Proteção DHCP
 
Para ver o conteúdo na aplicação para Android TV da Netflix precisamos de um dispositivo que respeite os certificados de conexão DHCP através da porta HDMI. Em geral, para visualizar conteúdo SD e HD não teremos problemas, pois eles são difundidos em todos os dispositivos, mas para ver o conteúdo 4K HDR se precisarmos de um certificado DHCP 1.x ou 2.2 que seja limitado aos melhores modelos.

Futuro

A concorrência é mais feroz que nunca. A Disney + tem ganho terreno e a aplicação funciona em mais Boxs Android que a Netflix, o que é mais versátil.

Claro que o conteúdo é que vai definir tudo mas pode ser que com isto a Netflix abra mais execpções.

Para já ver Netflix 4K é impossível para as pequenas marcas de forma oficial e por mais que tentem, não atingem os critérios objetivos que são solicitados.

Vê aqui Boas Boxs para Netflix:
Share it:

boxtv

Post A Comment:

0 comments: