Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Porque deveria usar uma VPN?

Porque deveria usar uma VPN?
Share it:
As VPNs podem ser ferramentas muito importantes de segurança e privacidade mas como tudo na vida, tem as suas vantagens e desvantagens.
De um lado, privacidade e mais segurança, do outro os custos e perda de velocidade, também a falta de privacidade em alguns casos.

Mesmo boas VPNs, que pagamos algum dinheiro para ter desempenho, a maioria só pode roda a cerca de 50 Mbps.

Tudo isso está explicado no nosso artigo Vantagens e Desvantagens de uma VPN.

Mas a verdade e que usar uma VPN tem mais vantagens do que desvantagens e por isso vou dar aqui alguns motivos porque deveríamos usar uma VPN.

Uso empresarial 

Muitas empresas usam isso para que os seus funcionários remotos possam conectar-se ao escritório e conectar-se a servidores de e-mail, servidores de arquivos e outros serviços sem ter que disponibilizá-los diretamente pela internet.

Torrents

O uso de serviços P2P é proibido em muitos países e por isso nada melhor que usar uma VPN e assim ninguém sabe onde é que estás.

No entanto nem todas as VPNs suportam, por isso é melhor pesquisar por uma que dê.


WiFi público 

Muitas vezes conectamo-nos a Wifi Publicos como em espaços comerciais, aeroportos ou sitios públicos mas a verdade é que esses locais são muito procurados por hackers para aceder ás tuas informações.

Uma VPN protege-te, encripta todo o teu tráfego e mantém-te de forma anónima. Sme dúvida uma boa camada de proteção.

Privacidade e Operadoras de Telecomunicações

Uma VPN desvia o teu tráfego de rede e ajuda a proteger a tua privacidade na Internet. Navegas de forma mais segura e com a tua identidade (IP) oculta.

Podes visitar sites e serviços como se tivesses no outro lado do planeta.

Ajuda a evitar publicidade, hackers e até mesmo agências do governo. Assim ninguém sabe o que vês e quais os teus hábitos.

As operadoras não gostam muito que utilizemos uma VPN porque assim não conseguem monitorizar o nosso tráfego.

Segurança

As VPNs oferecem uma camada de proteção de segurança. O serviço pode contribuir para a prevenção de ataques de malwares e hackers.

As boas VPNs, normalmente pagas, têm centrais de controle e serviços de antimalware. Além disso o teu tráfego é encriptado o que um hacker não faz ideia do que estás a ver nem por onde começar.

Muito útil em redes publicas como em aeroportos, lojas comerciais e afins.

Censura

Existem muitos sites bloqueados pelo as agências dos diferentes países que não consegues aceder. Com uma VPN podes meter-te noutro país e assim conseguir aceder a esse determinado site.

Streaming

Se usas serviços de streaming como Netflix, existem títulos, que por razões comerciais não estão disponíveis em todo o lado. A VPN resolve isso ao situares-te num país que não tenha essa restrição.

Traffic Shaping

Traffic shaping é um termo da língua inglesa utilizado para definir a prática de suposta prioridade do tráfego de dados, através do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível.

Por outras palavras, o traffic shaping é um mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, que pode passar pela aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados.

Infelizmente e apesar de ser proibido é uma prática usada pelas operadoras e a VPN evita essa situação porque a operadora não sabe o que andas a fazer e por isso os mecanismos de traffic shaping não são ativados.

Vê também:
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: