Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Vantagens e desvantagens em usar uma VPN

Vantagens e desvantagens em usar uma VPN
Share it:
As VPNs podem ser ferramentas muito importantes de segurança e privacidade mas como tudo na vida, tem as suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens em usar uma VPN
De um lado, privacidade e mais segurança, do outro os custos e perda de velocidade, também a falta de privacidade em alguns casos.

As VPNs são serviços/aplicações que prometem privacidade, segurança, evitar a censura entre outras coisas que podes saber mais no nosso artigo explicativo.

Existem versões gratuitas e versões pagas e acreditem que existem diferenças entre elas e na hora de escolher temos que saber quais os prós e contras. 

O uso que dás à VPN é que determina a finalidade que a vais usar e por isso tens que saber que o uso de VPNs também está associado à perda de velocidade, custos e, em alguns casos, os fornecedores vendem os teus dados. 

Vamos então ver as vantagens e desvantagens em usar uma VPN

Vantagens 

Privacidade 

Uma VPN desvia o teu tráfego de rede e ajuda a proteger a tua privacidade na Internet. Navegas de forma mais segura e com a tua identidade (IP) oculta. 

Podes visitar sites e serviços como se tivesses no outro lado do planeta. 

Ajuda a evitar publicidade, hackers e até mesmo agências do governo. Assim ninguém sabe o que vês e quais os teus hábitos.

Segurança 

As VPNs oferecem uma camada de proteção de segurança. O serviço pode contribuir para a prevenção de ataques de malwares e hackers. 

As boas VPNs, normalmente pagas, têm centrais de controle e serviços de antimalware. Além disso o teu tráfego é encriptado o que um hacker não faz ideia do que estás a ver nem por onde começar.

Muito útil em redes publicas como em aeroportos, lojas comerciais e afins.

Censura

Existem muitos sites bloqueados pelo as agências dos diferentes países que não consegues aceder. Com uma VPN podes meter-te noutro país e assim conseguir aceder a esse determinado site.

Por exemplo se usas serviços de streaming como Netflix, existem títulos, que por razões comerciais não estão disponíveis em todo o lado. A VPN resolve isso ao situares-te num país que não tenha essa restrição.

Traffic Shaping

Traffic shaping é um termo da língua inglesa utilizado para definir a prática de suposta prioridade do tráfego de dados, através do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível.

Por outras palavras, o traffic shaping é um mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, que pode passar pela aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados.

Infelizmente e apesar de ser proibido é uma prática usada pelas operadoras e a VPN evita essa situação porque a operadora não sabe o que andas a fazer e por isso os mecanismos de traffic shaping não são ativados.

Desvantagens

Preço 

As VPNs gratuitas são mais limitadas por defeitos e por isso se queres um robusta e boa VPN tens que recorrer a uma VPN paga e isso tem um custo. 

Normalmente uma boa VPN pode alternar entre os 5 a 10€ por mês.

Velocidade

Já aqui explicamos esta situação. É importante notar que os fornecedores de VPN legítimos geralmente fornecem uma velocidade adequada com uma pequena redução, principalmente de 10-20% da velocidade normal da Internet.

Essa redução na velocidade deve-se ao processo de encriptação dos dados da tua internet que uma VPN implementa para tornar tudo seguro e protegido. No entanto, existem várias causas de redução de velocidade quando há uma queda significativa.

Desde logo é que quando acedes a um site através de uma VPN, em vez de te ligares ao site diretamente, vais primeiro ligar-te ao servidor da VPN, esta vai encriptar o teu tráfego e de seguida é que se liga ao site.

Este processo todo provoca atrasos. 

Dados os Utilizadores vendidos 

Isto aconetece essencialmente em VPNs gratuitas, mas também em pagas, onde a principal fonte de rendimento deles são os dados de utilizadores, que são vendidas a outras empresas. 

Por isso, é muito importante pesquisar pela politica de privacidade da VPN que pensas adquirir/instalar e também o feedback para saber se esta VPN está envolvida em alguma venda de dados.


Os custos e a privacidade podem ser controlados de uma maneira ou de outra mas a velocidade, mais concretamente a perca desta é incontornável. 

Uma VPN é, na prática, um intermediário a todo o tráfego de rede da tua conexão.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: