Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Programa de liderança para jovens - inscrições abertas

Programa de liderança para jovens - inscrições abertas
Share it:
DESEMPREGO JOVEM E EMPREENDORISMO

Jovens recém-licenciados podem ser CEO por um mês

Programa do Grupo Adecco explora o potencial de liderança dos jovens candidatos, para os ajudar na integração no mercado de trabalho
Programa de liderança para jovens - inscrições abertas
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, a taxa de desemprego de jovens entre os 15 e os 24 anos em Portugal situou-se nos 22,6%, mais 4,3% que o estimado para 2019. Urge encontrar soluções para contrariar esta tendência e catalisar a criação de emprego. Uma delas pode ser o empreendedorismo jovem, o ato de criar um negócio de raiz. O programa do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’ pretende fomentar o potencial de liderança dos jovens eleitos, que terão a oportunidade de fazer ‘sombra’ ao CEO Adecco durante um mês e de absorverem os seus ensinamentos e experiências. As inscrições para a edição de 2021 decorrem até dia 19 de março.

Com o desemprego entre os jovens a aumentar, contexto agravado pela pandemia, é necessário criar estratégias alternativas para integrar esta faixa etária no mercado de trabalho e torná-los aptos para os desafios futuros. Agora, mais do que nunca, é importante incentivar os jovens a serem empreendedores e a empoderarem-se para serem capazes de assumir as rédeas do seu futuro e contrariar a tendência do desemprego.

Esta pode ser a solução para a problemática do desemprego juvenil, mas para isso é crucial contar com o apoio das empresas e dos seus líderes no cultivo da mentalidade empreendedora dos jovens por meio da educação não formal e da criação de programas que ajudem a desenvolver competências operacionais, como a literacia digital, a perspicácia empresarial geral, a autoconfiança, a comunicação e a capacidade de resolução problemas. Porque a prática leva à perfeição e os livros não substituem a experiência, o Programa internacional do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’ proporciona uma experiência enriquecedora aos jovens recém-licenciados que procuram o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

A iniciativa pretende munir os recém-licenciados de valências cruciais para a formação profissional e insights importantes para a compreensão da componente operacional e organizacional da empresa. Na sua essência, o objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de desenvolver e experienciar o seu potencial de liderança, de aprender o que é preciso fazer para ser bem-sucedido como líder de negócios e de adquirir competências e experiências necessárias para iniciar uma carreira de liderança.

As candidaturas estão abertas até 19 de março em www.ceoforonemonth.com e o vencedor terá a oportunidade de trabalhar diretamente com a CEO da Adecco Portugal, Carla Rebelo, durante 4 semanas. Numa fase posterior, durante a qual participarão num Bootcamp internacional uma seleção do TOP10 dos vencedores de todos os países, apenas um será escolhido para acompanhar durante o mesmo período o CEO Global do Grupo Adecco, Alain Dehaze.

Em 2020 a edição ‘CEO for One Month’ contou com cerca de 206 mil inscrições em todo o Mundo. No final, 46 candidatos tiveram a oportunidade de acompanhar a liderança do Grupo Adecco no seu país. Quanto aos candidatos que ficam de fora, mesmo não vencendo, são vários os que acabam por integrar o Grupo Adecco ou algum dos seus clientes.

Que perfil procura o Grupo Adecco?

Beatriz Henriques, vencedora ‘CEO for One Month’ 2020 destaca três características-chave para os candidatos se destacarem na sua candidatura: “gostar de desafios, ser comunicativo, estar disponível para aprender”. Mas há mais itens no perfil que o Grupo Adecco procura: jovens com formação académica, com sentido analítico e capacidade de organização. Vontade de aprender, boa capacidade relacional e comunicativa, fluência em inglês, empatia, ambição, carisma e espírito crítico também serão valorizados.

Em síntese: o ‘CEO for One Month’ é uma oportunidade única para um jovem participar ativamente na gestão de uma empresa líder no seu segmento e aprender lado a lado com os executivos de topo, inserido em contexto real de trabalho com todos os desafios inerentes. Questionada sobre a sua experiência como ‘CEO for One Month’, Beatriz Henriques caracteriza-a como: “Uma experiência inigualável, com uma equipa incrível que acredita no programa e com um nível de aprendizagem que não vem nos livros”.

4 razões para um jovem se candidatar a ‘CEO for One Month’ 2021
  • Os jovens com menos de 25 anos têm três vezes mais probabilidades de estar desempregados do que qualquer outra faixa etária​;
  • 1,1 mil milhões de empregos vão mudar fundamentalmente devido ao progresso tecnológico durante a próxima década​;
  • 40% dos empregadores afirmam que não conseguem encontrar talento com as competências de que os seus negócios precisam. A falta de experiência no trabalho é uma das principais barreiras​;
  • Os estágios e as aprendizagens estão a tornar-se uma parte crucial do desenvolvimento da carreira
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: