Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Huawei Summer Camp 4 Her arranca com Foco na Liderança no Feminino

Huawei Summer Camp 4 Her arranca com Foco na Liderança no Feminino
Share it:
A acontecer até sexta-feira, em Cascais, o Huawei Summer Camp 4 Her recebe 15 jovens universitárias para lhes apresentar o mundo do trabalho na área tecnológica.
O Huawei Summer Camp 4 Her, iniciativa que pretende mostrar a jovens mulheres a realidade e as possibilidades do mundo do trabalho na área das TIC, que decorre até ao final da semana, iniciou com um dia preenchido em debates, workshops e atividades como aulas de yoga. E o foco está no tema da Liderança no Feminino.

A ilustrar o tópico que pretende discutir os desafios do género feminino no universo das tecnologias de informação, Nuno Machado Lopes, Consultor Certificado ExO, Coach, Analista Comportamental e Praticante de PNL, fez questão de explicar como o caminho para a liderança tem de ser “encontrado individualmente”. No entanto, o especialista compreende que este percurso “pode ser mais difícil para as mulheres” – perceção que surgiu ao acompanhar o crescimento das três filhas e ao entender que o mundo do trabalho não é exatamente igual para elas, enquanto mulheres.

Durante o workshop de Liderança que apresentou ao grupo de participantes, foram abordados pelo Nuno Machado Lopes tópicos como o crescimento exponencial tecnológico e a indústria 4.0, mas também houve menção à realidade atual do mundo do trabalho.

Referindo questões associadas à adopção do trabalho remoto, o também empreendedor explicou como muitas empresas continuam a apostar na microgestão, algo que acredita ser – em parte – consequência do “white man privilege” (privilégio do homem branco), ilustrando assim a necessidade de maior diversidade nos cargos de gestão.

Na sequência desta abordagem ao tema da liderança no feminino, importa destacar algumas estatísticas. De acordo com a Eurostat, a trajetória nacional, no que respeita à integração das mulheres na liderança tem sido crescente, mas ainda não atinge valores igualitários. Dizem os números de 2021 que, em Portugal, 31% das mulheres empregadas tinham um cargo de liderança, valor que, apesar de corresponder a um crescimento de 16,7% em cinco anos, demonstra ainda o desequilíbrio de género no mundo do trabalho.

De forma a tornar a participação das mulheres em cargos de liderança igualitária, Nuno Machado Lopes acredita que é necessário “formar as pessoas através da aprendizagem constante”, com consciência de que só isso “nos fará crescer”.

As 15 jovens participantes nesta iniciativa têm entre os 18 e os 21 anos e são estudantes de licenciatura, nas mais diversas áreas. Existem jovens mulheres a estudar áreas tão distintas como Gestão e Economia, Direito e Ciências Sociais ou Marketing e Comunicação. No entanto, encontram-se também neste projeto estudantes das áreas tecnológicas e engenharias.

Para além da diversidade nas áreas de estudo, também a proveniência geográfica das alunas é variada, uma vez que o país está amplamente representado com alunas das Universidades de Lisboa, de Aveiro, de Coimbra, do Minho ou do Porto.

O dia continua com um painel intitulado “Tech 4 Her” que conta com a intervenção de Teresa Rosas, Chief Technology Officer da Fidelidade, Sara Mendes, Senior Solution Manager da Huawei e Diana Sousa, estudante de PhD da FCUL. Existirá também uma conversa sobre "Inclusão Digital vs Inclusão Social" com Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral do INCoDe.2030. Antes de passarem para um workshop de yoga, guiado por Leonor Feron Buzagalo, as jovens terão ainda oportunidade de saber mais sobre sobre Cibersegurança.

Num ambiente descontraído, durante os próximos dias, estas jovens poderão aprender e explorar um conjunto de conteúdos criado em torno de três dimensões: Tecnologia, Sustentabilidade e Desenvolvimento Pessoal, enquanto conhecem novas opções para o seu futuro profissional. Entre os oradores encontram-se personalidades nacionais e internacionais das mais diversas áreas, todas com alguma ligação aos três eixos fundamentais do programa.

Esta forma de aproximação da educação e tecnologia integra uma abordagem já habitual para a Huawei, que no início deste ano aderiu à Aliança para a Igualdade nas TIC.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: