Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

VPN - Conceitos e utilização

breves conceitos e fins de utilização de uma VPN
Share it:

Uma VPN pode ser de extrema utilidade. Vamos conhecer um pouco quais os conceitos e os fins da utilização de uma VPN.

O que é uma VPN?


Nos termos mais simples, uma VPN é usada para criar uma conexão segura e encriptada, que pode ser considerada como um túnel, entre o teu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.

VPN

Muito utilizado no mundo das empresas, este famoso túnel faz com que trabalhes por exemplo na tua empresa a partir de casa ou outro sítio, como estivesses sentado na tua secretária no teu local de trabalho.

Quando estás ligado a uma VPN todo o teu tráfego de rede passa por esse túnel que está protegido e ninguém, nem mesmo a tua operadora pode ver o que se passa.


As VPN's são uma excelente solução para acedermos a conteúdos bloqueados pelas operadoras e vão bem mais longe que uma simples mudança de DNS.

Os serviços VPN, embora extremamente úteis, não são infalíveis. Existem formas de te conseguirem hackear na mesma e estas não protegem se tu apanhares ransomware ou andares a navegar à toa na Dark Web.

É sempre uma excelente solução adquirir uma VPN. Esses serviços usam software simples para proteger a tua conexão com à internet. E protegem-te das próprias operadoras que muitas vezes vendem os teus dados de navegação.

Para que fins se usa uma VPN?


A protecção fornecida por uma VPN oferece muitas vantagens. Em primeiro lugar, impede qualquer pessoa no mesmo ponto de acesso à rede (ou em qualquer outro lugar) de interceptar o teu tráfego.

VPN

Isto é especialmente útil para os viajantes e para aqueles que utilizam redes públicas de Wi-Fi, como os internautas nos hotéis, aeroportos e cafés. As VPNs também mantêm o endereço IP real do seu computador, tornando mais difícil para os anunciantes (ou espiões ou hackers) rastreá-lo online.

Muitos serviços VPN também fornecem seu próprio sistema de resolução de DNS. Ao utilizar isto, faz com que haja mais uma camada de protecção contra sites de pishing, isto é páginas falsas que pretendem roubar os teus dados.


As VPN's são muito utilizadas para contornar as censuras impostas por determinados governos e evitando assim serem localizados.

Outra das utilizações é o podermos aceder a conteúdo bloqueado como redes p2p, e outras redes de partilha de conteúdos como streaming de vídeos e televisão. Mas aqui é preciso ter atenção que nem todos os serviços VPN tem isto contemplado no contrato.

Como escolher uma VPN?


O mercado de serviços VPN explodiu nos últimos anos. O cibercrime aumentou e com isso também aumentou o número de VPN's falsas e VPN's perigosas para o utilizador.


É importante ter algumas coisas em mente ao avaliar qual serviço ideal de VPN:
  • reputação;
  • desempenho;
  • tipo de encriptação usada;
  • transparência;
  • facilidade de uso;
  • suporte;
  • etc;
Não te concentres apenas no preço, ate´porque existem VPN's gratuitas e outras que oferecem alguns serviços gratuitamente.

Dito isto o que deves fazer é pedir um período de avaliação ou fazer um subscrição de apenas um mês e verificares se aquele serviço, realmente, serve as tuas necessidades.

Existem serviços que te possibilitam subscrever  pelo período das tuas férias. Util, certo?

Posso confiar na minha VPN?


Regra básica, deves confiar naquilo que contrataste. Mas deves acima de tudo conhecer todos os termos e condições do teu fornecedor VPN.

Deves verificar como ele age em caso de emergência, isto é, como ele usa os chamados interruptores de morte no caso de ser necessário.


Deve também ter a noção de como estas empresas usam os seus dados.

Deve também verificar a transparência da empresa.

Posso usar VPN para Netflix?


A web ainda está cheia de fronteiras. Os lançamentos de novos conteúdos ocorrem sempre em países diferentes e nem sempre estão disponíveis em todos os países.

Mas se tu seleccionares um servidor VPN num país com direitos sobre esses conteúdos, o endereço IP do teu computador faz com que tu estivesses nesse país, permitindo que vejas esse conteúdo.


Mas temos que ter em atenção algumas coisas: A Netflix não e burra e proibiram o uso de VPNs no serviço deles, por isso corres o risco de a tua conta ser cancelada.

Posso usar VPN para Kodi e outro programa para IPTV?


Alguns streaming de canais e listas IPTV's usados nos add-on do Kodi e em listas IPTV só estão disponíveis no próprio país, por exemplo, vamos imaginar uma situação, estou fora de Portugal, e quero ver por exemplo a RTP1 mas o Stream da RTP1 está apenas disponível em Portugal, com uma ligação VPN eu consigo mascarar a minha ligação e “enganar” o site da RTP para que este pense que eu estou a aceder ao site em Portugal.


Com isto fica com acesso a muitos mais conteúdos que tu pensavas que simplesmente não funcionavam.

Possibilita-te também andar a veres o que quiseres anonimamente sem as tuas operadoras saberem o que andas a ver.

Conclusão e alguns problemas das VPN's


Realmente se és um activista ou jornalistas e gostas de proteger os teus trabalhos e direitos sem seres censurado, a VPN é excelente.

Se queres aceder a conteúdos bloqueados, a VPN é excelente.

Se queres ver televisão sem restrições também é muito bom.


Mas nem tudo são conto de fadas, as VPN's também têm os seus problemas.

Bons serviços de VPN costumam cobrar mensalidades que podem ser consideradas bastante elevadas.

Outro ponto determinante a respeito desse método é o compromisso do fornecedor do serviço em não coleccionar dados e logs de uso. Uma VPN, embora seja capaz de ocultar suas informações do resto do mundo, pode guardar registos relacionados com o seu tipo de uso da rede. Esses dados, nas mãos de empresas menos éticas, podem acabar vendidos para terceiros, ou nas mãos de autoridades governamentais que podem usar ordens judiciais para aceder aos registos salvos pelos serviço.

A velocidade lenta da internet, por vezes é outro dos defeitos apontados em muitas das VPN's. O processo de criptografia de dados, quanto mais seguro for, mais poder de processamento exigirá do servidor a que o utilizador está conectado.

Pense bem e quais os fins na hora de aceder ao um serviço de VPN.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: