Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

GCAM vs Camara Nativa - Vale a pena Perder tempo a instalar a GCAM?

GCAM vs Camara Nativa
Share it:
É uma discussão "eterna" com defensores de ambos os lados. Uns dizem que realmente a câmara da Google traz melhorias significativas, outros dizem que não e ainda existem aqueles que dizem que traz melhorias mas que não vale a pena o tempo que se perde a instalar.

GCAM vs Camara Nativa

Realmente uma discussão bastante útil e produtiva, principalmente para os amantes da fotografia.

Pegando num vídeo de um Youtuber que aprecio e sigo com regularidade, Tiago Ramos, em que ele questiona exactamente se vale a pena ou não instalar, até pelas dificuldades encontradas em alguns telemóveis.


Em primeiro lugar convém explicar o que é a Google CAM ou GCAM (Abreviatura).

Google Câmara ou GCAM


A Google Câmara é a aplicação de câmara que vem instalada nos smartphones Google Pixel (smartphones da Google).

É uma aplicação dotada de uma IA muito boa que melhora e muito as fotografias. O Google Pixel é um telemóvel apenas e só com uma câmara, mas mesmo assim é considerado dos melhores a nível fotográfico.

As comparações tornaram-se virais com fotos muito boas, dando cada vez mais ênfase a esta aplicação, que agora encontra-se disponível em vários sites para vários dispositivos.

Marcas onde esta discussão ganhou maior contorno


Basicamente as discussões e sondagens de qual a melhor câmara a ser utilizada, tem sido em torno e principalmente em duas marcas: Xiaomi e OnePlus.

Também aparece esta discussão na Huawei e Samsung, ver por exemplo este artigo do Android Authority: http://bit.ly/2mZFftT

Porque devemos instalar a Google CAM?


Em primeiro lugar o que conta é a experiência do utilizador e a maior parte destes afirma estar super satisfeito e que é a melhor aplicação do género.

Em segundo lugar são algumas funções presentes nesta câmara que a tornam atractiva:
  • HDR+: No inicio restringia-se só aos Pixel mas agora já é possível utilizar em vários dispositivos. Esta opção torna as tuas fotos com mais qualidade ainda.
  • Modo retrato: Apesar de as marcas estarem preto, a verdade é que nesta câmara ela utiliza o efeito bokeh, focando o corpo (retrato) e deixando o resto para segundo plano.
  • Modo noite: Entre os utilizadores é importante este modo e diga-se que providencia fotos muito boas. Destaco este modo da Google em relação aos outros por uma maior detalhe realista. Este modo não usa flash.
  • Photo Sphere:  O objectivo do Photo sphere é capturar imagens 360°. Uma imagem desse tipo pode ser mostrada nos óculos VR e no YouTube, provocando maior interacção entre o utilizador e o conteúdo. O recurso está disponíveis na Google Câmara, nos efeitos da aplicação.
  • Fotografar em RAW: Formato muito utilizado por fotógrafos profissionais. Gear cenários mais limpos e possibilita um processamento melhor à posterior.

A câmara tem outras opções muito boas para serem exploradas, e tem ainda alguns ajustes que podes fazer depois da foto tirada que melhoram em muito a qualidade desta.

Mas como referi em cima, o que conta em primeiro lugar é a experiência do utilizador.

Outra vantagem é nos telemóveis com menos poder de fotografia, onde podemos aqui ganhar muita qualidade com a instalação desta aplicação.

Porque não devemos instalar a Google CAM?


As aplicações nativas e outras aplicações tipo Open Camara cada vez mais têm mais qualidade e aproxima-se da GCAM, sem ser preciso em muitos dispositivos malabarismos para serem instaladas.

É válido também lembrar que nem todos os recursos exclusivos dos Google Pixel funcionam em todos os smartphones, daí puderes, não ter acesso a todas opções que desejarias.

Outra questão é que em alguns dispositivos é preciso um pequeno esforço para instalar esta aplicação, e diga-se que requer tempo, paciência e alguma experiência na matéria.

Como instalar a Google CAM?


A Gcam estava disponível na Play Store (e continua a estar) para todos os utilizadores, mas está restringida aos Pixel. Estratégia da marca. Felizmente existem algumas equipas de desenvolvimento que nos providenciam esta aplicação.

Para fazer download e ver o processo de instalação recomendo os seguintes sites:
Este ultimo, Gcambrasil, tem uma secção de tutoriais muito boa, e a secção de downloads está dividida por marca, o que facilmente podes identificar o teu modelo e escolher a aplicação correcta para o teu telemóvel.

Opinião Pessoal


Antes de começar, gostava de referir que não percebo nada de fotografia, nem tenho formação nessa área. Digamos que gosto de ver boas fotos, o mais reais, possível!

Começando. Se for fácil e não causar transtornos devemos fazê-lo, até porque é bom termos duas perspectivas.

Eu pessoalmente gosto mais do desempenho da Google Câmara, pois, aparenta-me ser mais realista e os detalhes mais parecidos com o Natural, não é que isto queria dizer que a GCAM é melhor, mas porque algumas marcas abusam nos efeitos dados as fotos tornando alguns detalhes pouco realistas.

Outra coisa que para mim é importante é que estamos a lidar com Inteligência artificial da Google e quer queiramos ou não, é das empresas que está na vanguarda neste campo.

Espero ter ajudado.

Adere já ao nosso grupo de promoções e Descontos e não percas as melhores Oportunidades! @PromosCupoes/

https://www.facebook.com/groups/PromosCupoes/

Share it:

Android

app

info

Post A Comment:

0 comments: