Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Qual das redes é mais segura - WiFi ou LiFi?

Qual das redes é mais segura - WiFi ou LiFi?
Share it:
Temos uma tecnologia emergente chamada Li-Fi que promete ser 100 vezes mais rápida que a Wi-fi. Mas será também a mais segura?

Qual das redes é mais segura - WiFi ou LiFi?

A Li-Fi, do termo inglês "Light Fidelity", é uma tecnologia que usa luz para transmitir dados a alta velocidade. Diferente da Wi-fi que usa ondas de rádio, a Li-Fi usa lâmpadas de LED para transmitir as informações. Podes saber mais aqui, na explicação detalhada.

A tecnologia LiFi ganhou popularidade e peso nos últimos meses como uma alternativa ao WiFi. Os testes de laboratório conseguiram reproduzir conexões de até 224 Gbps, o que é milhares de vezes mais rápido que o WiFi.

O LiFi não é apenas um transmissor de dados mais rápido do que o WiFi, mas também tem outras vantagens interessantes.

Por exemplo, essa tecnologia não interfere nos sinais de rádio, ou companhias aéreas, permitindo a oportunidade de se tornar a porta de entrada definitiva para levar a Internet aos aviões.

No entanto, uma parede simples que não deixa passar a luz, torna-se um obstáculo intransponível para a LiFi . Esta limitação poderia servir para criar um sistema mais seguro, embora ainda não esteja bem claro qual é a distância mínima de recepção do seu sinal.

É preciso dizer que actualmente computadores, telemóveis, tablets, smart TVs e outros dispositivos que podem conectar-se à Internet e não têm compatibilidade para fazê-lo via Li-Fi. Até agora, porém, isso foi possível graças a um dispositivo USB que se conecta ao dispositivo.

O facto de a tecnologia Li-fi ser de pouco alcance, ou seja, a luz não consegue passar as paredes torna-a mais segura. Enquanto uma rede Wifi pode estar ao alcance de um vizinho ou de mesmo de um hacker no exterior basicamente a Li-fi fica dentro das 4 paredes e isso torna-a mais segura.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: