Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

HDMI 2.1: o que o novo padrão significa para as nossas TVs?

HDMI 2.1: o que o novo padrão significa para as nossas TVs?
Share it:
HDMI 2.1 está a trazer jogos mais rápidos e até 8K para as nossas TVs e não só. O novo padrão traz francas melhorias.
HDMI 2.1: o que o novo padrão significa para as nossas TVs?
 
O que é HDMI 2.1? 
 
O novo padrão para conectores HDMI chegou com inúmeras TVs a oferecer amplo suporte para HDMI 2.1. 
 
HDMI 2.1 permite que transmitas mais informações de consolas de jogos , receptores AV, Boxs TV e similares, aumentando a resolução potencial e a taxa de actualização para imagens mais detalhadas e jogos com melhor aparência. 
 
A Interface Multimédia de Alta Definição (HDMI) quando apareceu, arrumou logo com a "concorrência". Em vez de conectores volumosos (Scart) ou multiplos fios (AV), o HDMI oferece vídeo de alta definição com um conector um pouco maior do que um USB padrão. 
 
Ao longo dos anos, o padrão HDMI tem visto melhorias contínuas, com recursos extras a serem  adicionados conforme as necessidades as TVs precisam. 
 
HDMI 2.1 é apenas a próxima etapa nesse processo. 
 
O mais importante aqui é o suporte para conteúdo de 8K a 60 fps, mas também há uma série de recursos menores que tornam o HDMI 2.1 um padrão muito mais eficiente, como suporte para Taxa de actualização variável ( VRR ), HDR dinâmico e troca rápida de media que deve tornar mais rápido do que nunca alternar entre os dispositivos conectados à tua televisão. 

Resolução HDMI 2.1 e taxas de actualização

Os novos cabos HDMI 2.1 permitirão taxas de atualização mais rápidas, incluindo vídeo de resolução de 8K a 60 quadros por segundo e 4K a 120 quadros por segundo, e é esse segundo recurso que será o verdadeiro ponto de venda para jogadores e geeks de home cinema, pelo menos em primeiro.

O HDMI 2.1 pode ir ainda mais longe, suportando resoluções de até 10K a 120 Hz, embora esse tipo de capacidade esteja ainda um pouco longe de ser suportado em aparelhos comerciais.

HDMI 2.1 e os jogos

O maior potencial do HDMI 2.1 pode estar no mundo dos jogos e qualquer pessoa em busca de uma consola de jogos de última geração como o PS5 ou o Xbox Series X certamente estará a procurar por uma TV que suporte HDMI 2.1.

O HDMI 2.1 cobre uma série de tecnologias, incluindo capacidade para jogos em 4K a 120 Hz ou jogos em 8K a 60 Hz, ambos os quais são definidos para serem visualmente impressionantes se tiveres o hardware e os cabos para suportá-los. 

O jogo 8K ainda está um pouco distante, mas o HDMI 2.1 significa que em breve não terás que escolher entre a resolução 4K e altas taxas de actualização, sendo capaz de experimentar os dois juntos. 

O HDMI 2.1 também habilitou VRR (taxa de actualização variável), o que ajuda a manter a fluidez dos jogos, aumentando a taxa de actualização na hora para melhor se adequar ao que está a acontecer no ecrã. 

Isso significa menos atraso de imagem, trepidação e quebra de quadros semelhante ao efeito obtido pelo FreeSync e G-Sync. 

O HDMI 2.1 permitirá que um processador gráfico 3D renderize e exiba imagens em tempo real, o que resultará numa jogabilidade mais fluída e com mais detalhes. 

HDMI 2.1: o que é eARC? 

Sounbars e outros equipamentos de áudio também beneficiarão do HDMI 2.1, embora isso signifique actualizar todo o equipamento. 

Nas últimas gerações, os cabos HDMI tiveram um Audio Return Channel (ARC), o que significa que o áudio pode ser enviado nos dois sentidos entre a TV e o equipamento de áudio. 

Isso basicamente permite que um monitor envie o seu próprio áudio, através de uma aplicação como Netflix, para uma barra de som ou sistema de som surround, ignorando as suas próprias colunas. 

Canal de retorno de áudio melhorado (eARC) nada mais é do que uma actualização simples para acompanhar as mudanças nos codecs de áudio, especificamente para incluir os novos codecs de áudio baseados em objeto, Dolby Atmos e DTS: X. 

HDMI 2.1: o que é um cabo 48G? 

Os cabos HDMI 2.1 de entrada suportam 48 Gbps. Trata-se de definir uma nova especificação de velocidade de um cabo HDMI, com os chamados cabos 48G (por enquanto apenas um título provisório) oferecendo largura de banda de 48Gbps para envio de vídeo 8K não compactado, com HDR, através de um cabo HDMI 2.1. 

Agora transportamos mais dados e passamos de 18 Gbps em HDMI 2.0 para 48 Gbps em HDMI 2.1. Um cabo HDMI 2.1 é compatível com versões anteriores da especificação HDMI e pode ser usado com dispositivos HDMI existentes. 

Mas para um cabo HDMI 2.1 com 48 Gbps será necessário uma porta HDMI 2.1 compatível em qualquer conectando hardware (TVs, soundbars). 

HDMI 2.1: o que já existe no mercado? 

2021 é o ano em que o HDMI 2.1 se tornou popular. 

Algumas Box Android começaram a ter mas as TVs novas geralmente vêm apenas uma porta HDMI 2.1 com duas ou três portas HDMI 2.0 ao lado. 

Fabricantes como a Sony, Samsung e LG, Sony mais lenta já fizeram all-in em portas HDMI 2.1 nas suas linhas de TV premium. 

A Sony foi surpreendentemente lenta em incorporar o padrão, e não se compreende muito devido até à PS5. 

A LG foi uma das primeiras a adoptar, com o LG CX OLED a apresentar quatro portas HDMI 2.1, embora com passagem de 10 bits 4K / 120Hz ao invés de 12 bits completos. 

Espera-se que 2021 seja o ano em que o HDMI 2.1 se torne standard!

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: