Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Portáteis ou PCs com 8GB de RAM já começam a não fazer sentido e caros então...

Portáteis ou PCs com 8GB de RAM já começam a não fazer sentido e caros então...
Share it:
O Hardware está em constante modificação e o Software também, exigindo cada vez mais do hardware. Na humilde opinião, e é apenas uma opinião estamos a ser enganados quando esperamos que 8GB de RAM sejam suficientes.
Ao construir, comprar ou aconselhar alguém num PC com Windows 10, há um fator-chave que se deve ter em conta. Meter sempre muita RAM pelo menos enquanto o orçamento o permitir. 

Um PC ou portátil deve usar pelo menos 16GB de RAM nos dias de hoje. É mais importante isso de que investires mundos e fundos noutro tipo de hardware.

8GB simplesmente não é mais suficiente e deve ser o mínimo que devemos encontrar num pc/laptop mais barato e médio. Os fabricantes ainda insistem mas não vale a pena.

Trabalho com um PC de 8GB de RAM e um portátil de 16GB de RAM e a diferença é mais que muita, no PC desespero por voltar ao portátil.

Um dos motivos que deixei de usar Firefox no meu PC de 8GB de RAM foi que somente o browser ocupava mais de 50% dessa memória, imaginem agora 2 aplicações iguais ao Firefox.

Processos de fundo a partir de software de primeira e de terceiros e do próprio Windows 10 estão e exigir cada vez mais RAM. Ao abrir o Gestor de Tarefas damos logo conta de quantos processos estão abertos e sem nada aberto já estás a utilizar mais de metade dos 8GB de RAM.

Existe maneiras de otimizar mas no geral, devemos passar para o próximo nível que são os 16GB de RAM.

Até os Smartphones com 8GB de RAM ou mais são mais comuns agora. 

Em muito casos podes simplesmente adicionar mais RAM mas em muitos portáteis isso pode não ser possível, principalmente na maioria dos Ultrabooks finos.


Ainda não se percebeu qual a jogada dos fabricantes ao distribuir nos dias de hoje portáteis com 8GB de RAM. Fabricantes de portáteis compram RAM a granel obtêm preços mais baixos do que qualquer um e isso no final refletia-se pouco no preço. Claro que se fores a uma loja a conta já é outra.

O Windows 10 não vai tornar-se menos pesado de recursos da noite para o dia, e a maioria dos browsers populares da web hoje devoram muita RAM e quanto mais tempo tiveres abertos e quanto mais guias abrires, pior.

O utilizador pode efetuar algumas melhorias mas isso não resolve e não vai ao problema de fundo. Podemos monitorizar ativamente o que está a ser executado e fechar totalmente qualquer coisa que consuma RAM em segundo plano, mas pode não haver tempo nem paciência para isso. Uma coisa fácil de tentar é usar o Microsoft Edge em vez do Google Chrome ou Firefox, já que parece ser muito melhor otimizado para o Windows 10 e usa menos RAM. Isso por exemplo eu já fiz.

Era importante que os fabricantes de portáteis e vendedores de portáteis e PCs sejam melhores a configurar a aconselhar máquinas. 

É inaceitável cobrar para cima de 700/800€ ou mais por um laptop com apenas 8GB de RAM agora. 

Pensem nisto na hora de comprar.
Share it:

portatil

windows

Post A Comment:

0 comments: