Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Coisas a ter em conta antes de mudar para o Windows 11

Coisas a ter em conta antes de mudar para o Windows 11
Share it:
A versão mais recente do Windows traz alterações grandes e pequenas, alterações que podem causar alguma confusão e por isso é melhor conhecer algumas delas.
Coisas a ter em conta antes de mudar para o Windows 11
Lançado oficialmente no dia 5 de outubro, o Windows 11 marca a primeira nova versão numerada do Windows em mais de seis anos. 

Existem mudanças gráficas significativas e também de usabilidade. Barra de tarefas, menu iniciar, foram totalmente reformulados por exemplo. 

Dito isto, não faz mal prepararmo-nos para a experiência do Windows 11 antes de mergulhar de cabeça no futuro dos PCs. 

Aqui estão algumas das maiores mudanças para saberes antes de instalar o Windows 11. 

Novo Menu Inicial - Habitua-te

O menu start do Windows tem sido o principal hub de PC para organizar e procurar aplicações  instaladas, sempre situados no canto inferior esquerdo do ecrã. 

Claro, a aparência do menu iniciar em si mudou ao longo do tempo, mas a memória muscular de qualquer utilizador de PC diz-lhes para apontar o cursor do rato para baixo e para a esquerda para encontrá-lo. 


No Windows 11  o botão Iniciar está está no lado esquerdo de uma barra de tarefas que foi centrada na borda inferior do ecrã. 

O verdadeiro "Desktop"

O novo recurso "Desktops" do Windows 11 permite que mantenha todos os programas que necessitas abertos ao mesmo tempo sem que nenhum deles fique no caminho um do outro. 

Basta clicar no ícone que parece dois retângulos sobrepostos na barra de tarefas e poderás criar e trocar entre diferentes desktops. 

Cada desktop (ambiente de trabalho) é basicamente um visual distinto do ecrã inicial típico do Windows onde podes abrir e organizar as aplicações que gostarias e mantê-las lá, longe de qualquer outra coisa. 

É uma versão computacional de separar o pessoal do profissional. 

Cabe tudo no Ecrã

Uma grade de snap permite dividir facilmente o ecrã em quatro janelas de tamanho igual para uma quantidade francamente esmagadora de produtividade. 

O Windows 11 torna muito mais fácil colocar diferentes janelas de maneiras visualmente agradáveis e funcionalmente úteis com "Snap Layouts". 


Se tens duas ou mais janelas abertas, não poderia ser mais fácil colocá-las nessas grades pré-projetadas. Basta passar o rato sobre o botão de maximizar na referida janela e o Windows mostrará um punhado de grades diferentes que podes usar. 

Widgets 

O novo recurso "Widgets" no Windows 11 não é tão útil quanto qualquer uma das alterações acima. No entanto, vale a pena falar sobre isso porque são gerados a partir de um botão que, não podes remover da barra de tarefas. A Microsoft realmente quer que usemos os widgets.

Crédito: Windows Central

Clicar no botão widgets trará um painel personalizável cheio de widgets. Com eles podes ver a meteorologia, notícias sobre tópicos que sinalizas e até mesmo os últimos resultados de futebol. 

Não é revolucionário, o Windows 10 nas ultimas atualizações já trazia algo parecido mas widgets do Windows 11 são pelo menos bastante limpos e mais personalizáveis. 

Acessibilidade 

O Windows 11 tem um conjunto considerável de opções de acessibilidade para atender às necessidades de diferentes pessoas. 

Basta abrir o menu de configurações e encontrar "Acessibilidade" na barra lateral esquerda para ver tudo o que o Windows 11 tem a oferecer a esse respeito. 

Há configurações de contraste para pessoas com sensibilidade à luz, ferramentas de personalização para legendas para aqueles que são difíceis de ouvir, e até mesmo um punhado de diferentes modos daltónicos para pessoas que não conseguem distinguir algumas tonalidades. 

Uma voz de narrador computadorizada pode ser personalizada com diferentes tons e velocidade de fala para quem precisa do Windows 11 para ler o que está na ecrã. 
Share it:

windows

Post A Comment:

0 comments: