Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cerimónia oficial de encerramento da 6.ª edição do Huawei Seeds for the Future Portugal

Cerimónia oficial de encerramento da 6.ª edição do Huawei Seeds for the Future Portugal
Share it:
6.ª EDIÇÃO ‘SEEDS FOR THE FUTURE’ PORTUGAL

“ESTA EDIÇÃO FOI UMA VEZ MAIS O RECONHECIMENTO DO MÉRITO DE TODOS OS SELECCIONADOS”
Cerimónia oficial de encerramento da 6.ª edição do Huawei Seeds for the Future Portugal
Após uma semana de formação e networking entre os especialistas da Huawei e todos os universitários que participaram na 6.ª edição do Seeds for the Future Portugal, as expectativas iniciais foram totalmente superadas, reconhecendo os estudantes seleccionados a inquestionável mais-valia desta iniciativa para o seu futuro profissional.

Decorreu na semana passada a cerimónia oficial de encerramento do Seeds for the Future, programa da Huawei dedicado ao conhecimento e à inovação a desenvolver-se em Portugal desde 2015 e que este ano incluiu a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Universidade da Madeira.

Com a participação de mais de dezena e meia de estudantes das áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), a 6.ª edição do Seeds for the Future pretendeu, ao longo de uma semana de formação e networking, não só investir na capacitação do talento nacional, potenciando a necessária transferência de conhecimento, mas também promover uma maior compreensão e interesse no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ferramentas hoje em dia cruciais para a entrada no mercado de trabalho.

Presente pelo terceiro ano consecutivo na cerimónia de encerramento desta iniciativa da Huawei – que, assim como em 2020, ocorreu em modo remoto por força da pandemia –, José Augusto Duarte, embaixador de Portugal na China, fez questão de salientar o papel do Seeds for the Future como paradigma da ligação entre a academia e o universo empresarial: “os estudantes têm aqui a oportunidade de ganhar novos conhecimentos e, sobretudo, de estreitar contactos que podem ser essenciais para o futuro”. Para o representante máximo de Portugal na China, este programa “é, indubitavelmente, o reconhecimento do mérito de todos os participantes, pois foram selecionados os melhores universitários do País”.

Ao ser dada a palavra aos estudantes que fizeram parte da 6.ª edição do Seeds for the Future, o consenso foi absoluto, com todos a garantirem que o programa oferecido pela Huawei superou as expectativas, referindo que esperavam um pendor bastante mais técnico das formações, quando afinal também prevaleceu a exploração das soft skills e ainda a componente cultural chinesa. Alinhado com a opinião dos universitários, o Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal fez por isso mesmo questão de frisar que “a dimensão humana não foi ignorada pela empresa”. Na perspectiva de Diogo Madeira da Silva, “a tecnologia acaba por ser instrumental, importando, isso sim, as pessoas que a desenvolvem e a utilizam”.

Já na opinião de Saúl Jesus, vice-reitor da Universidade do Algarve e convidado em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, “o desenvolvimento de competências transversais assume-se hoje em dia como fundamental” para um percurso profissional de sucesso, daí que, disse, “o contributo da Huawei com esta aposta nos jovens e na sua ligação com o universo empresarial é de reconhecido valor”. Afinal, tal como referiu Andreia Collard, Directora Regional de Informática do Governo da Região Autónoma da Madeira que também marcou presença na cerimónia de encerramento da 6.ª edição do Seeds for the Future, “a tecnologia é uma área ligada ao futuro, pelo que é essencial haver oportunidades como esta para abrir novos horizontes aos nossos jovens”.

O Seeds for the Future enquadra-se num movimento de aprofundamento da ligação da empresa com as universidades portuguesas, no qual se inclui também a ICT Academy, uma iniciativa de transferência de conhecimento com instituições de ensino superior nacionais que chegou a Portugal em 2020, e o laboratório de 5G e Inteligência Artificial (5GAINER) instalado na Universidade de Aveiro, fruto de uma parceria que também integra o Instituto de Telecomunicações.

Mais informações sobre o Seeds for the Future podem ser consultadas aqui
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: