Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Nova SBE inaugura hoje Ecossistema de Inovação no campus de Carcavelos

Nova SBE inaugura hoje Ecossistema de Inovação no campus de Carcavelos
Share it:
O Nova SBE Innovation Ecosystem vai juntar centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups, empresas e outros players, para encontrar soluções inovadoras que criem impacto na sociedade


O Nova SBE Innovation Ecosystem, sediado no Campus de Carcavelos, abre hoje portas, juntando centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups e empresas, num espaço aberto onde Inovação, empreendedorismo, educação e pesquisa vivem e crescem juntos para promover o desenvolvimento sustentável. Neste arranque, mais de 60 start-ups integram já o Ecossistema de Inovação da Nova SBE.

Este laboratório vivo tem como objetivo criar uma comunidade de impacto na sociedade, numa lógica de cocriação, fomentando um ambiente em que empresas e empreendedores possam explorar, falhar, aprender, melhorar e transformar ideias em soluções e soluções em resultados.

O Nova SBE Innovation Ecosystem pretende ainda acelerar os processos de inovação nos negócios, ajudando na ideação de processos, produtos e serviços, validação de conceitos, prototipagem, aceleração e incubação de start-ups, geração de dados e pesquisa académica e no desenvolvimento de talentos, alocando alunos para desenvolverem projetos específicos com as empresas.

O Nova SBE Innovation Ecosystem acolhe equipas residentes de inovação de empresas nacionais e internacionais no campus de Carcavelos e proporciona a incubação e desenvolvimento de negócios de start-ups.

Estes diferentes players dividem-se em redes ativas, conectadas pela sua experiência especializada em cada Innovation Circle. São eles:
  • Financial Services & Sustainable Finance
  • Smart Cities & Communities
  • Health & Well Being
  • Space, Green & Blue Economy
  • Hospitality & Customer Journey
Atualmente, o Nova SBE Innovation Ecosystem arranca um conjunto de mais de 8 empresas parceiras - Grupo Ageas Portugal, CEiiA, CyberGym, INCM Lab, Morais Leitão, Oceano Fresco, Schréder e SIBS -, entre outras, com empresas que atuam como enablers do Ecossistema, como a NOS, e com mais de 60 start-ups incubadas, nestas diferentes áreas.

Esta comunidade aberta no campus da Nova SBE em Carcavelos subdivide-se em três espaços:
  • O NOVA SBE INNOVATION ECOSYSTEM, que agrega:
    • NOVA SBE CO.INNOVATION LAB – um espaço para transformar as organizações de forma colaborativa e experimental
    • NOVA SBE DIGITAL EXPERIENCE LAB – para potenciar a transformação digital.
    • NOVA SBE DATA SCIENCE KNOWLEDGE CENTER – dedicado à gestão de dados.
  • O NOVA SBE HADDAD ENTREPRENEURSHIP INSTITUTE, focado em projetos associados à incubação e aceleração precoce de start-ups lançadas por alunos da universidade.
  • O NOVA SBE WESTMONT INSTITUTE OF TOURISM & HOSPITALITY, um espaço dedicado à inovação do setor da hospitalidade, dos serviços e do turismo.
O Nova SBE Innovation Ecosystem contará com vários tipos de iniciativas, nomeadamente:
  • Programas de Inovação: Desde a inspiração (Innovation Safaris); ideação (Hackathon, War Games, Generation Battle, Design Thinking bootcamp), validação (Design Sprint, Corporate Startup Studio) até ao go-to-market (go-to-market startup studio).
  • Programas de Empreendedorismo: programa de aceleração com start-ups disruptivas no âmbito de cada Innovation Circle.
  • Programas de Educação para Estudantes: Desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo dos alunos com o objetivo de aprimorar as suas skills e alavancar os seus insights para promover a inovação disruptiva e focada no futuro – nomeadamente field labs e consulting labs.
  • Programa de Networking e Desenvolvimento: Calendário regular de eventos no campus para promover a colaboração e oportunidades, para descobrir a fronteira do conhecimento. Os eventos incluem palestras de especialistas internacionais, eventos sociais, apresentações de membros do círculo, debates sobre políticas, bootcamps de inovação cruzada, entre outras iniciativas.

Para mais informações sobre o Nova SBE Innovation Ecosystem:
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: