Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

PACTOR lança novo livro na área das ciências forenses e criminologia - “Análise Forense de Documentos Impressos”

PACTOR lança novo livro na área das ciências forenses e criminologia - “Análise Forense de Documentos Impressos”
Share it:
Obra inédita em Portugal, com abordagem geral à análise forense de documentos impressos. Inclui três casos práticos resolvidos de análise de fraude documental com recurso a documentos autênticos falsificados e contrafeitos

Webinar - Análise Forense de Documento, amanhã, dia 2 de fevereiro, às 19h00, com a moderação de Manuel Mourato e a participação dos especialistas José Manuel Anes, António João Maia, Nelson Gonçalves e Paulo Pires.
PACTOR lança novo livro na área das ciências forenses e criminologia - “Análise Forense de Documentos Impressos”
Documentos suspeitos em crime organizado e terrorismo; A importância crescente e determinante das perícias na investigação criminal; Deteção de fraude documental: formação, soluções técnicas e aplicações, móveis; Documentos Genuínos. Original ou contrafeito, qual o melhor? São alguns dos temas abordados no livro “Análise Forense De Documentos”, da autoria de Manuel Mourato, Perito Forense Sénior no Centro Nacional de Análise de Contrafações do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária Portuguesa, lançado sob a chancela da editora PACTOR. 

Nas últimas décadas, a análise forense de documentos impressos tem vindo a assumir um papel de extrema importância, nos laboratórios forenses e da polícia científica, como auxílio à atuação da justiça. A formação de peritos em documentoscopia forense é essencial não só para desvendar falsificações em qualquer tipo de documentos, mas também para determinar a identidade do falsificador.

Este livro faculta uma abordagem geral à análise forense de documentos impressos em todas as suas fases. Apresentam-se os conceitos e as definições da documentoscopia forense, a composição dos documentos impressos, desde o seu suporte até à sua personalização, explorando aspetos. São também abordados conceitos no âmbito da falsificação e contrafação de documentos e as técnicas de análise utilizadas na sua deteção e identificação.

Saúdo vivamente este livro como uma preciosa contribuição para a criminalística, o qual vai ser útil não só à investigação criminal policial (dos diversos órgãos de polícia criminal, incluindo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), mas também à atividade bancária – lembro que, outrora, os peritos do LPC/PJ deram formação no Banco de Portugal.
In Prefácio de José Manuel Morais Anes
Criminalista e Professor Universitário
Licenciado em Química Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa


“Análise Forense De Documentos” destina-se aos alunos e docentes dos cursos de ciências forenses e criminais. Será, também, útil para peritos, especialmente aqueles que se encontrem a iniciar uma carreira ou que se apresentem a concurso para a mesma, e, ainda, para todos os que pretendam explorar esta área das ciências forenses e criminais.


Conteúdos:
  • Documentoscopia
  • Aspetos legais da análise de documentos em Portugal
  • Tipos de documentos
  • Análise do papel
  • Técnicas de impressão gráfica
  • Elementos de segurança nas fases de impressão, pós-impressão e personalização
  • Biometria para documentos de segurança
  • Elementos óticos variáveis difrativos em documentos de segurança
  • Falsificação e contrafação de documentos
  • Técnicas laboratoriais de análise e prova pericial

Informação de agenda:

Webinar - ANÁLISE FORENSE DE DOCUMENTOS
Local: Online
Data e hora: dia 2 de fevereiro, às 19h00
Inscrições (grátis) em: https://bit.ly/WB_Forense

Sobre o livro:

“Análise Forense de Documentos Impressos”
PVP: 24,95€
ISBN: 978-989-693-129-2
Nº de páginas: 184

Sobre o autor:

MANUEL MOURATO
Perito Forense Sénior no Centro Nacional de Análise de Contrafações do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária Portuguesa. Professor Auxili-ar Convidado no Instituto Universitário Egas Moniz e Regente da unidade curricular de Documentoscopia do curso de licenciatura em Ciências Forenses e Criminais. Leciona, também, na unidade curricular de Química Analítica Forense do curso de mestrado em Técnicas Laboratoriais em Ciências Forenses. Formador no Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais. Membro fundador do Centro Nacional de Análise de Contrafações. Vice-Presidente da As-sociação Sindical dos Peritos Forenses. Palestrante em inúmeras conferências, seminários e outros encontros, sobre a temática da contrafação de documentos. Autor de vários artigos científicos. Participou no projeto europeu para a implementação dos centros técnicos de análise em vários países da Zona Euro.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: