Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

WSA 2021: Quatro projetos portugueses ganham prémio mundial de impacto social

WSA 2021: Quatro projetos portugueses ganham prémio mundial de impacto social
Share it:
  • ZoomGuide, Speak, Urban Platform e Cycle são os projetos portugueses vencedores da mais recente edição do World Summit Awards (WSA), iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social;
  • Edição envolveu mais de 290 nomeações de 182 países participantes;
  • Todos os projetos contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
  • ZoomGuide, Speak, Urban Platform e CycleAI são os quatro projetos portugueses na lista dos vencedores da mais recente edição do World Summit Awards (WSA), uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social.
Esta edição envolveu mais de 290 nomeações de 182 países participantes, dos quais foram selecionados os 40 WSA Winners 2021 e WSA Young Innovators. Todos eles contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Segundo Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC, que integrou o Grand Juri de seleção dos projetos candidatos ao WSA, "toda a comunidade tecnológica e científica em Portugal tem estado a colaborar e a desenvolver ativamente várias soluções tecnológicas de resposta à pandemia de COVID-19 e aos problemas secundários daqui resultantes. Surgiram múltiplas soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a saúde, educação, comércio, indústria ou cultura. O destaque dado aos projetos nacionais nesta competição internacional é um reflexo da crescente inovação tecnológica portuguesa".

Por categoria, os vencedores nacionais do WSA 2021 são:

- Inclusion & Empowerment – Speak - Esta app móvel liga migrantes, refugiados e habitantes locais, promovendo a troca de experiências linguísticas e culturais. Através da sua metodologia de aprendizagem, as pessoas não só aprendem umas com as outras, como também se conhecem, quebram barreiras e criam relações significativas de confiança e apoio, construindo uma comunidade multicultural. As pessoas inscrevem-se para aprender ou ajudar os outros a aprender uma língua, reunindo-se depois em grupos que se encontram em 12 sessões de 90 minutos, online ou offline (http://www.speak.social/).

- Government & Citizen Engagement - Urban Platform - Fornecer aos decisores locais uma visão holística sobre o ambiente urbano inteligente foi a visão por detrás desta plataforma. Mais de metade da população mundial habita hoje nas cidades e a tendência é para crescer, pelo que as autarquias precisam de ferramentas para responder de forma adequada às necessidades e desafios populacionais, oferecendo, em paralelo, qualidade de vida. O projeto assume-se como uma solução na cloud para governos, concebida para municípios que procuram gerir eficientemente os seus territórios. Fornece um sistema único integrado, capaz de recolher informação de várias fontes e exibi-la em painéis de bordo intuitivos e personalizáveis, dando aos decisores a visão sobre o progresso da sua cidade e a capacidade de uma resposta eficiente e coordenada (https://barcelona.urbanplatform.city/).

- Culture & Tourism – Zoomguide - Assume-se como um guia alimentado por inteligência artificial, que permite aos turistas explorar cidades e lugares de importância turística ou cultural através de métodos de pesquisa inovadores. Fornece acesso a uma variedade de conteúdos multimédia, desde áudio a realidade aumentada disponível em várias línguas, e adaptado às necessidades dos vários públicos. Com um sistema de gestão de conteúdos para os profissionais, permite às cidades e às organizações oportunidades de interligação de ofertas e de promoção da cultura e turismo, em conjunto, criando experiências capazes de gerar fontes de receitas adicionais e atrair novos públicos. Através de uma experiência verdadeiramente imersiva, a app permite a exploração de locais, nomeadamente interiores, como museus, simplesmente tirando uma fotografia com o telefone para aceder a conteúdos multimédia, sem necessidade de qualquer instalação de aplicação (https://zoomguide.app/).

- WSA Young Innovators e do WSA European Young Innovators – CycleAI - Solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança. Sendo a mobilidade ativa da maior importância para as cidades sustentáveis do futuro e tendo em conta que os modos não são geralmente vistos como seguros, a CycleAI coloca as rotas mais seguras e fiáveis na ponta dos dedos das pessoas (https://www.cycleai.net/).

Os vencedores do WSA 2021 vão agora apresentar as suas soluções no WSA Global Congress, que se realizará entre 22 e 24 de março, em formato híbrido. São, de acordo com a organização, conteúdos locais personalizados que usam de forma criativa a tecnologia e contribuem com soluções inteligentes que não deixam ninguém para trás, reforçando a conectividade e a sustentabilidade, para além da largura de banda e da alta tecnologia, essenciais nestes tempos de pandemia.

Recorde-se que se candidataram oito projetos nacionais (um por cada uma das categorias a concurso), num processo de seleção que foi liderada pela APDC. O júri nacional voltou a ser liderado por Sandra Fazenda Almeida (APDC) e Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação), sendo reforçado com a presença de responsáveis da Armilar, AWS, EDP, Galp, Google, Lusíadas Saúde, NOS e Semapa. O júri contou ainda com representantes da Altice Labs, AMA, ANI, Impresa, ASSOFT, IPN, Jerónimo Martins, Media Capital, Microsoft, NOSSA, RTP, Startup Braga, Startup Lisboa e Vodafone.

Os WSA Winners 2021 disponibilizam múltiplas soluções úteis, seja para trabalho remoto, aprendizagem online ou até mesmo cuidados de saúde. Os conteúdos de impacto digital vão desde uma plataforma para educadores que pretende servir as crianças mais vulneráveis nas comunidades locais no Líbano à ponte de inclusão para os proprietários de empresas no setor informal do Gana ou tornar a eletrificação rural acessível às pessoas no Camboja.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: