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Grupo lenovo: Resultados do primeiro Trimestre 2022/2023

Grupo lenovo: Resultados do primeiro Trimestre 2022/2023
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Grupo lenovo: Resultados do primeiro Trimestre 2022/2023



A Lenovo alcança o nono trimestre consecutivo de melhoria das receitas e da rentabilidade à medida que os novos motores de crescimento diversificados conduzem a um forte desempenho sustentado


O Grupo Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje fortes resultados do primeiro trimestre para o grupo, melhorando tanto as receitas como a rentabilidade pelo nono trimestre consecutivo. O rendimento líquido do primeiro trimestre cresceu 11% em termos anuais para 516 milhões de dólares e 35% em termos anuais para 556 milhões de dólares, numa base não-HKFRS [1]. As receitas cresceram para 17 mil milhões de dólares, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

O Grupo viu as receitas não-PC da empresa atingir os 37%, demonstrando que a sua estratégia de transformação liderada pelos serviços e os investimentos persistentes na diversificação do negócio compensaram e estão a impulsionar oportunidades de crescimento futuro. Estes novos motores de crescimento de soluções e serviços, soluções de infraestruturas, e negócios móveis, aumentaram as receitas de dois dígitos em termos homólogos - contribuindo tanto para o crescimento da gama como para o compromisso mais amplo da Lenovo em duplicar a rentabilidade a médio prazo. O Grupo continua empenhado em duplicar os investimentos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e aumentou os gastos em I&D em 10% de ano para ano, aumentando o número de efetivos em I&D em 29% comparativamente ao ano passado.

A Lenovo continua a aproveitar as oportunidades impulsionadas pela transformação digital/inteligente acelerada e pelo trabalho híbrido, enquanto navega com sucesso numa série de desafios à escala da indústria. Globalmente, o Grupo continua otimista quanto ao potencial de crescimento da indústria a longo prazo e às oportunidades proporcionadas pelos seus investimentos em novos motores de crescimento. Está confiante de que, ao aproveitar a sua estratégia e execução juntamente com as suas competências nucleares de inovação, excelência operacional, e modelo operacional global/local, tem a agilidade e a resiliência para navegar com sucesso em qualquer macro ou micro-desafio.

 Destaques Financeiros:

 

1º trimestre     22/23

US$ milhões

1º trimeste

21/22

US$ milhões

Alteração

 

 

Receitas do Grupo

16,956

16,929

0.2%

 

Rendimento antes de impostos

691

650

6%

 

Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas)

516

466

11%

 

Lucro Líquido (lucro atribuível ao detentor do capital – não-HKFRS) [1]

556

413

35%

 

 

Ganhos básicos por ação (cêntimos dos EUA)

4.39

4.02

0.37

 


Citação do Presidente e CEO– Yuanqing Yang:

"Impulsionámos o crescimento do nosso negócio e melhorámos a rentabilidade pelo nono trimestre consecutivo, enquanto o nosso mix de receitas de empresas não-PC atingiu 37%. Estes são os resultados da nossa visão estratégica e forte execução, juntamente com a nossa resiliência operacional", disse Yuanqing Yang, Presidente e CEO da Lenovo. "Embora os desafios externos possam persistir a curto prazo, a tendência de digitalização continua a acelerar, e o modelo de trabalho híbrido está aqui para ficar. Temos confiança na captura destas oportunidades e continuaremos a investir, a inovar, e a proporcionar um crescimento sustentável e melhorias de rentabilidade".

Grupo de Soluções e Serviços (SSG): proporcionar um crescimento forte e margens elevadas - impulsionando uma maior rentabilidade global para o Grupo

Oportunidade:

O mercado de biliões de dólares de serviços de TI continua a registar um forte crescimento, e o aumento do trabalho híbrido está a impulsionar uma maior procura de serviços de primeira linha e de satisfação do cliente. Do mesmo modo, a expansão das soluções digitais para o local de trabalho tem impulsionado a procura de um "as-a-Service" para dispositivos, infra-estruturas, e gestão do local de trabalho. Ao mesmo tempo, espera-se que o mercado de soluções verticais, incluindo cidade inteligente, fabrico inteligente, educação inteligente e retalho inteligente, cresça dois dígitos CAGR até 2025.

Desempenho do 1º Trimestre (Q1 FY22/23):

· No último trimestre o SSG proporcionou uma alta rentabilidade e um crescimento elevado, com as receitas a crescerem 23% de ano para ano. A margem de exploração manteve-se elevada em quase 23%.

Houve um forte crescimento de receitas de dois dígitos em todos os segmentos, com receitas provenientes de serviços geridos não dependentes de hardware e serviços de projetos e soluções que agora representam quase metade do negócio dos SSG.

Olhando para o futuro:

· O SSG continua a investir em ferramentas de software, plataformas e soluções verticais repetíveis com o próprio IP da Lenovo, incluindo a expansão contínua do portfólio TruScale as-a-Service para o mercado mais vasto de soluções digitais de local de trabalho.

· O SSG lançou soluções híbridas/multi nebulosas e continua a desenvolver a sua carteira de ofertas de sustentabilidade.

· A parceria estratégica com a PCCW Solutions, anunciada em junho de 2022, irá expandir ainda mais o alcance e as oportunidades do SSG para construir um negócio de soluções tecnológicas em toda a Ásia Pacífico.

Grupo de Soluções de Infraestruturas (ISG): Receitas recorde do FY21/22 e crescimento rentável continuam no novo ano fiscal

Oportunidade:

O ISG continuou a beneficiar de um forte crescimento do mercado das infraestruturas TIC. Espera-se que só o mercado de servidores cresça a dois dígitos CAGR até 2025. O mercado de infraestruturas Edge ultrapassará os 41 mil milhões de dólares até 2025, e o mercado de armazenamento atingirá os 36 mil milhões de dólares dentro do mesmo prazo.

Desempenho do 1º Trimestre (Q1 FY22/23):

· As receitas do ISG ultrapassaram os 2 mil milhões de dólares pela primeira vez, subindo 14% em termos homólogos e são agora rentáveis por três trimestres consecutivos.

· O segmento Cloud Service Provider, assim como servidor e armazenamento atingiram recordes de receitas desde sempre e ultrapassaram significativamente o mercado.

· As receitas da Edge Computing quase duplicaram comparativamente ao período homólogo, e na High Performance Computing o negócio ISG manteve a sua posição de liderança #1 na lista do Top500, adicionando mais sistemas Lenovo utilizando a sua tecnologia única de arrefecimento líquido Neptune.

Crescimento Sustentável:

· O ISG continua a investir num portfólio abrangente e em inovação, nomeadamente em Edge, Cloud e Serviços.

· O ISG continuará a equilibrar a escala e a rentabilidade, uma vez que se direciona para ser um dos fornecedores de infraestruturas de ponta a ponta que mais cresce.

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): líder de mercado que impulsiona a inovação e diversificação

Oportunidade:

Enquanto o mercado de PC passa atualmente por desafios a curto prazo, os computadores ainda são reconhecidos como uma ferramenta de produtividade chave e necessária. Espera-se que o mercado total disponível para os computadores se mantenha mais elevado a longo prazo do que os níveis pré-pandemia. A par dos PCs, o mercado de soluções baseadas em cenários está a crescer rapidamente, com o mercado de colaboração inteligente a ultrapassar os 80 mil milhões de dólares até 2025.

Desempenho do 1º Trimestre (Q1 FY22/23):

· O IDG manteve a rentabilidade líder do setor, com lucros operacionais superiores a 1 milhar de milhão de dólares, superando o mercado não só para manter, mas também para reforçar a sua posição global como a empresa de PC #1 do mundo. Este sucesso foi impulsionado por um forte crescimento em segmentos premium como o gaming e estações de trabalho.

· As receitas dos smartphones aumentaram mais de 20% ao ano, com o crescimento a advir não só dos tradicionais mercados de fortaleza da América Latina e América do Norte, mas também dos mercados de expansão da Europa e da Ásia-Pacífico.

· A expansão para além dos PCs continua, com 22% das receitas do IDG serem provenientes dos equipamentos inteligentes não PC, computação incorporada/IoT, e soluções baseadas em cenários, como smart home e colaboração inteligente.

Crescimento Sustentável:

· A Lenovo continua a apostar na inovação em todo o seu portfólio – desde dispositivos inteligentes até à colaboração inteligente e, em última análise, a espaços inteligentes.

· O foco para dispositivos inteligentes está em torno de fatores de forma inovadores, desempenho extremo, inteligência adaptativa e segurança. Para espaços de trabalho digitais o foco está na conexão e integração perfeitas, permitindo a melhor mistura possível de colaboração física e virtual.

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

Corporate Investment - A Lenovo concluiu recentemente uma oferta inaugural de green notes como parte de uma oferta de obrigações de 1,25 mil milhões de dólares de dual-trance 144A/Regulamento S. A oferta é o maior setor tecnológico de estreia, o setor ambiental, social e de governação ("ESG") a nível global até 2022[2], que estabelece um marco importante na jornada ESG da Lenovo e apoia a sua visão para alcançar a Net-Zero até 2050. Este é um desenvolvimento fundamental, uma vez que a Empresa continua a impulsionar os seus objetivos e ambições integradas de clima e sustentabilidade, permitindo à empresa financiar projetos e iniciativas que apoiem os seus compromissos de ESG e construam um futuro mais inteligente e sustentável para todos. Mais informações podem ser encontradas no Quadro de Finanças Verdes do Grupo.

Global Supply Chain – Em junho de 2022, a Lenovo abriu oficialmente as portas da sua primeira unidade fabril interna na Europa. Sediada em Ullo, na Hungria, a fábrica centra-se principalmente na construção de infraestruturas de servidores, sistemas de armazenamento e estações de trabalho de pc de alta qualidade utilizadas por clientes em toda a Europa, Médio Oriente e África, e alarga ainda mais a capacidade de fabrico global da Lenovo.

A lista anual da Gartner Global Supply Chain Top 25 para 2022 viu a Lenovo atingir o seu melhor ranking de sempre, subindo sete lugares desde 2021 para o 9º lugar. A Gartner Supply Chain Top 25 identifica e celebra perfis empresariais que demonstram excelência na gestão de cadeia de fornecimentos durante períodos de risco.

[1] A medida não-HKFRS foi ajustada através da reedição das alterações líquidas do justo valor dos ativos financeiros ao justo valor através de resultados, amortização de ativos incorpóreos resultantes de fusões e aquisições, fusões e encargos relacionados com aquisições; e os correspondentes efeitos do imposto sobre o rendimento, se existirem.
 [2] Fonte: Dealogic, Ásia excluindo Japão, negócios jumbo superiores a 1 milhar de milhão de dólares (equivalente).


RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre terminado em 30 de junho de 2022

(em US$ milhões, exceto por dados de ações)

 

 

 


1º trimestre 22/23


1º trimestre 21/22


Y/Y CHG

Receitas

 

16,956

16,929

0,2%

Lucro bruto

 

2,869

2,824

2%

Margem bruta de lucro

 

16.9%

16,7%

0.2 pts

Despesas de operação

 

(2,092)

(2,081)

1%

Despesas de I&D
(incluídas nas despesas operacionais)

 

(511)

(466)

10%

Rácio despesas/receitas

 

12.3%

12.3%

0 pts

Lucro operacional

 

777

743

5%

Outros proveitos/(despesas) não operacionais  - líquidos

 

(86)

(93)

(8%)

Rendimento antes de impostos

 

691

650

6%

Fiscalidade

 

(152)

(165)

(8%)

Lucro do período

 

539

485

11%

Interesses não controladores

 

23

19

24%

Lucro atribuível aos detentores de fundos próprios

 

516

466

11%

Lucro atribuível aos detentores de fundos próprios -  não-HKFRS [1]

 

556

413

35%

EPS (cêntimos dos EUA)
Básico
Diluído

 


4.39
4.01


4.02
3.53


0.37
0.48

 

 

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