Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Projeto TrackAI da Huawei alcança resultados impressionantes na deteção dos primeiros sinais de deficiência visual

Projeto TrackAI da Huawei alcança resultados impressionantes na deteção dos primeiros sinais de deficiência visual
Share it:

 Projeto TrackAI da Huawei alcança resultados impressionantes na deteção dos primeiros sinais de deficiência visual 

Tecnologia utilizada pela Huawei já possibilitou a realização de 4.500 rastreios oculares entre 2019 e 2021, números que deverão aumentar ainda mais este ano.

 Atualmente, mil milhões de crianças em todo o mundo têm problemas visuais. Dentro deste número, uma em cada três crianças permanece sem ser diagnosticada e a cada minuto uma criança fica cega. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, crianças com deficiências visuais graves podem sofrer atrasos no desenvolvimento motor, linguístico, emocional, social e cognitivo, o que acarreta consequências para toda a vida.

Para combater este problema premente, o projeto TrackAI da Huawei – que proporciona rastreios visuais a crianças em várias partes do mundo – visa salvaguardar a visão através da deteção precoce de problemas oculares, permitindo uma intervenção atempada. 

A Huawei partilhou mais sobre esta tecnologia inovadora no maior evento europeu de tecnologia, o VivaTech, que aconteceu em França no passado mês de junho, tendo explicado o seu impacto positivo no diagnóstico precoce de crianças e revelado os planos para o próximo ano.

Nas palavras de Simon Zhang, diretor de marca do Huawei Consumer Business Group, "a deficiência visual é um problema que interfere com o desenvolvimento geral e com a vida social das crianças. Na sua maioria, os problemas oculares são difíceis de detetar, uma vez que examinar crianças muito jovens é sempre complexo — com os mais novos a comunicação é desafiante porque, muitas vezes, estes ainda não sabem expressar exatamente o que sentem. Foi a pensar nisso que a equipa da Huawei quis promover um dispositivo fácil de usar, portátil e acessível, para ajudar os profissionais não treinados a identificar precocemente estas crianças, na esperança de alcançar um mundo onde não existem jovens com deficiência visual".

No âmbito do projeto, foi desenvolvida uma colaboração única entre a Huawei e a start-up DIVE Medical. O papel da DIVE (Device for an Integral Visual Examination) é apresentar diferentes estímulos num ecrã de alta resolução e captar o olhar do paciente utilizando um rastreador ocular. A plataforma HiAI da Huawei foi utilizada em combinação com a DIVE para criar um modelo de inteligência artificial capaz de analisar automaticamente os dados de observação recolhidos e estimar a probabilidade de um paciente ter um desenvolvimento visual anómalo. Assim, é utilizado um smartphone Huawei juntamente com o dispositivo DIVE para controlar a execução da exploração visual e a qualidade dos dados recolhidos, bem como visualizar os resultados do rastreio em tempo real. Com essa informação, o técnico pode, mais facilmente, concluir se a criança precisa ou não de ser encaminhada para um especialista. 

O projeto TrackAI tem tido êxito na deteção de anomalias visuais em crianças mais novas, uma vez que,  nesta idade, é frequente as crianças não cooperarem o suficiente para realizar os rastreios visuais tradicionais, tornando difícil para os profissionais a deteção de potenciais problemas oculares nos controlos de saúde regulares. Felizmente, com esta tecnologia tudo se torna mais simples.

TrackAI celebra marcos globais significativos desde o seu lançamento

Até à data, este projeto alcançou resultados impressionantes, tendo sido concluídos 4.500 exames oculares em vários países, entre 2019 e 2021. Só em Espanha, o Hospital Universitário Miguel Servet completou mais de 1.800 rastreios com o projeto TrackAI, desde setembro de 2020. 

Ao resolver os desafios do diagnóstico oftalmológico em crianças muito pequenas, o TrackAI já teve um impacto positivo na vida de muitas famílias. Em Madrid, o projeto TrackAI permitiu detetar hipermetropia – um dos erros refrativos mais comuns em crianças – numa criança de quatro anos que, à partida, não tinha quaisquer problemas visuais diagnosticados. No México, um paciente de três anos apresentou, num exame médico regular, um risco elevado de estrabismo durante o rastreio TrackAI, tendo sido revelado o contraste na acuidade visual entre o olho esquerdo e o direito.  

"Ao lançar o projeto de rastreio TrackAI para testar uma população considerável de crianças, fomos capazes de confirmar o seu enorme potencial. Nos últimos anos, obtivemos informações sobre o desenvolvimento visual de crianças muito pequenas e crianças com perturbações neurocognitivas, que são sempre muito difíceis de explorar", partilha a Dra. Victoria Pueyo, Oftalmologista Pediátrica e Cientista Chefe da DIVE Medical. "Também recebemos um feedback muito positivo de todos os profissionais envolvidos no projeto". 

Planos do TrackAI para 2022

Este ano, o TrackAI deverá ter um impacto ainda maior, sendo já antecipado que mais de 2.000 crianças vão poder beneficiar deste projeto, uma vez que a ideia será expandi-lo de forma a cobrir mais países da Europa, África e América Latina, tais como França e África do Sul. Entretanto, a DIVE está a atualizar o software e também os dispositivos utilizados, que passam agora a ser o Huawei P50 e Huawei Matebook E para, assim, melhorar a precisão desta tecnologia.

Neste momento, e após as fases iniciais de desenvolvimento da validação, o projeto de rastreio TrackAI está pronto para ser expandido para fora dos centros hospitalares. Em 2022, o projeto será alargado a escolas e jardins de infância, a fim de levar os rastreios visuais precoces a mais crianças em todos os países envolvidos. Através deste projeto, será também assegurado que todas as crianças com elevada probabilidade de terem problemas visuais sejam encaminhadas para um oftalmologista, que realizará um exame completo para fornecer um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, caso necessário.

"Esta colaboração permitiu-nos alcançar um progresso incrível no desenvolvimento e na implementação da nossa plataforma de rastreio visual, o que demonstra que as grandes empresas tecnológicas e os investigadores devem trabalhar em conjunto para dar resposta aos desafios da atualidade. Com o apoio da Huawei, conseguimos alcançar milhares de crianças e estamos entusiasmados por continuar nesta viagem rumo à erradicação de todas as perturbações visuais evitáveis", afirma Marta Ortín, CTO da DIVE Medical.

À medida que o projeto cresce, continua a beneficiar mais crianças e as suas famílias, fornecendo uma solução precisa e rápida para a deteção precoce de problemas visuais. Este ano, a Huawei anuncia, pela primeira vez, o lançamento do TrackAI em França, colaborando com um hospital e escolas locais. A equipa pretende realizar 400 rastreios neste país e ajudar, assim, a prevenir doenças visuais das crianças francesas . Desta forma, a Huawei espera mostrar, uma vez mais, o seu empenho em disponibilizar tecnologias que fazem, de facto, a diferença na vida das pessoas, como é o caso do TrackAI, um projeto que vai continuar a ter um impacto positivo e do qual se espera que se torne uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce de crianças com deficiência visual em todo o mundo.

Nas palavras de Simon Zhang, "a Huawei está empenhada em fazer a diferença na procura de novas formas de desbloquear a saúde para todos. Ao alargar a cobertura do projeto TrackAI, esperamos oferecer a mais pessoas o acesso a programas de rastreio visual precisos para diminuir a taxa de deficiências visuais não detetadas, trazendo maior valor às crianças , às suas famílias e às comunidades em todo o mundo".

Share it:

Post A Comment:

0 comments: