Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5 perguntas habituais em entrevistas remotas

5 perguntas habituais em entrevistas remotas
Share it:
Na era da COVID-19, as entrevistas em vídeo tornaram-se virais, mas muitos candidatos ainda estão mal preparados. A boa notícia é que embora seja um método diferente, as perguntas são idênticas às de uma entrevista presencial. A Adecco Portugal reuniu cinco perguntas habituais para que possa preparar-se. Mas atenção, seja autêntico! O recrutador irá avaliar a sua espontaneidade e capacidade de envolvimento. É um desafio adicional mostrar competências pessoais em ambiente remoto, mas são hoje uma chave para o sucesso da entrevista.
1 - Perguntas quebra-gelo

Espere receber uma ou duas perguntas de quebra-gelo. São perguntas introdutórias que permitem à empresa saber mais sobre si e ver se é o candidato ideal.
  • Fale-nos sobre si
  • O que o levou a candidatar-se a esta oferta?

Use esta oportunidade para falar a sobre a sua função atual e dar uma ideia de quem é fora do contexto de trabalho. Destaque os highlights do seu percurso profissional e explique o que faz de si o candidato ideal.

2 - Perguntas sobre a sua personalidade

Os recrutadores querem ver a sua personalidade para saberem se está alinhada com os valores da empresa.
  • Prefere trabalhar sozinho ou em equipa?
  • O que o apaixona?
  • O que gosta de fazer nos tempos livres?
Deixe a sua personalidade brilhar e seja você mesmo. Não há problema em ser diferente. Os candidatos que derem respostas autênticas irão destacar-se dos restantes. Aproveite para falar nos seus hobbies e como eles contribuem para o seu enriquecimento como pessoa.

3 - Perguntas motivacionais

Cada candidato tem motivações únicas. Alguns são motivados por dinheiro, oportunidades e outros, simplesmente, precisam de uma mudança de contexto profissional.
  • Quais são os seus objetivos profissionais para os próximos 5 anos?
  • Como é que este trabalho se encaixa no seu plano de carreira?

Seja honesto. Certifique-se de fazer a ligação entre a oferta a que se está a candidatar e o enquadramento no seu plano de carreira.

4 - Perguntas sobre as suas competências

Espere que lhe façam perguntas sobre as suas competências e experiência. Muitas vezes, será sob a forma de uma questão de estilo comportamental. Vão querer que lhes fale de uma situação em que aplicou as suas capacidades.
  • Fale de um período em que superou um grande desafio.
  • Dê um exemplo de argumentos que usou para que os seus colegas concordassem em implementar a sua ideia.

Ação – Competências necessárias – Aplicação: é neste trinómio que reside o sucesso da resposta a uma questão sobre as suas competências, tornando-a credível e sustentada.

5 - A questão inesperada

Alguns entrevistadores gostam de fazer perguntas fora do comum para ver como age perante o inesperado.
  • Se pudesse ter apenas um superpoder, qual seria e por quê?
  • Qual foi o último livro que leu?

Não há problema se for apanhado desprevenido. Dê a si próprio um segundo para organizar os seus pensamentos. Dê uma resposta honesta e explique a sua lógica sem se preocupar demasiado. Às vezes, nem sempre o conteúdo da resposta é que está a ser avaliado, mas a sua reação e postura.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: