Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

MoOngy reduz emissão de carbono com implementação de medidas

MoOngy reduz emissão de carbono com implementação de medidas
Share it:

 MoOngy reduz emissão de carbono com implementação de medidas

  • Implementação de energia alternativa, reaproveitamento alimentar, formações, ações de limpeza e parcerias com empresas de mobilidade.

  • Comprometido em diminuir a sua pegada ecológica, realizou um estudo sobre a emissão de carbono de algumas das suas empresas e colaboradores.

O grupo MoOngy está a implementar medidas de descarbonização que permitam reduzir a sua pegada ecológica enquanto contribui para as metas do Acordo de Paris de 2015 e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados na Agenda 2030. Entre as várias ações, destaca-se o uso de energia alternativa, o reaproveitamento alimentar, formações, ações de limpeza e parcerias com empresas de mobilidade. Este progresso vem na sequência do estudo realizado às empresas do grupo, que identificou a emissão média de 573 tCO2 no ano de 2021.

“Enquanto indivíduos e empresa, acreditamos que temos o dever de contribuir para um mundo melhor – defendendo a biodiversidade e o todo o planeta para o deixar às gerações que se seguem. É por isso que a Responsabilidade Social e Corporativa é um dos nossos pilares estratégicos e faz parte da nossa identidade enquanto empresa. As medidas de redução de emissão de carbono representam precisamente o nosso compromisso em garantir que vamos continuar a fazer todas as mudanças que podermos para construir um mundo mais sustentável”, afirma Inês Borges, Corporate Social Responsibility Manager da MoOngy Portugal. O estudo realizado consistiu na análise das emissões de carbono durante o ano de 2021 por parte das empresas agap2IT, KCS IT, Bee Engineering, Adentis, Decode e Team IT.

Reduzir a emissão de carbono com medidas que fazem a diferença 

As medidas em implementação passam pelo uso de energia alternativa para não consumir apenas energias não renováveis; o reaproveitamento alimentar em eventos para evitar o desperdício; a criação de uma plataforma para troca e venda de produtos entre colaboradores; formações sobre primeiros passos para uma vida mais sustentável; campanhas de sensibilização para diferentes temáticas como o desperdício, a economia circular, o impacto ambiental da tecnologia ou a importância da reciclagem; ações de limpeza de praias, de matas e plantação de árvores; e parcerias com empresas de mobilidade para dar mais alternativas aos colaboradores.

Neste combate às emissões de carbono, as empresas do grupo MoOngy Portugal atuam em 4 eixos que são transversais a todas e com uma estratégia alinhada com os ODS: Gestão eficiente de recursos, consumo sustentável, educação e sensibilização, e ação climática.

Análise pegada ecológica para tomar medidas

O grupo realizou um estudo através do seu departamento de Responsabilidade Social e Corporativa sobre a emissão de carbono das suas empresas e colaboradores com o objetivo deidentificar que parâmetros podem ser otimizados e o que pode ser feito para reduzir o impacto da sua atividade no meio ambiente, numa altura em que as alterações climáticas são um problema iminente.

De forma a proceder ao estudo, foram recolhidos dados informativos, documentos de contabilidade e realizados inquéritos aos colaboradores. Foram contemplados vários parâmetros, entre os quais os equipamentos eletrónicos, hábitos alimentares, serviços das empresas, meios de transporte usados, dinâmicas internas e os escritórios físicos.

O resultado médio das empresas do grupo foi de 573 tCO2e. As conclusões obtidas foram relevantes, uma vez que o resultado equivale, em média, a 5350 m2 de Floresta Francesa, 75 Voltas ao mundo num carro a diesel, 203 Viagens de Ida e Volta Paris-Nova Iorque e 66 Emissões de CO2 de pessoas num ano.

Aquecimento global e a COP27

A MoOngy implementa estas medidas numa fase em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, em que o planeta Terra está numa trajetória de aquecimento de +2,4°C em relação à era industrial. Prova disso foi a 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP 27, realizada entre 06 e 18 de novembro no Egito, com o objetivo de conseguir limitar o aquecimento global e diminuir o recurso aos combustíveis fósseis.



Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: