Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Nova SBE cria um novo Centro de Conhecimento dedicado à Inovação Aberta e pelo Utilizador

Nova SBE cria um novo Centro de Conhecimento dedicado à Inovação Aberta e pelo Utilizador
Share it:

 Nova SBE cria um novo Centro de Conhecimento dedicado à Inovação Aberta e pelo Utilizador


  • Open & User  Innovation Knowledge Center (OUI), com direção científica de Pedro Oliveira, produzirá investigação académica na área da gestão da Inovação, com impacto direto na comunidade.
  • Centro acolhe atividades do Patient Innovation, associação sem fins lucrativos e plataforma online, onde doentes e cuidadores podem partilhar e aceder a soluções úteis para lidar com as suas patologias ou condições específicas.

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) acaba de criar o Open & User Innovation Knowledge Center (OUI), um novo Centro de Conhecimento que reúne investigadores nacionais e internacionais, com o objetivo de produzir e disseminar conhecimento na área da gestão da Inovação. Em concreto, o OUI Knowledge Center irá focar os seus trabalhos de investigação nos campos da inovação aberta e criada pelo utilizador, no projeto Patient Innovation, e em Empreendedorismo, com inovações úteis e práticas para a sociedade. 

O novo centro reúne o corpo docente de investigação da Nova SBE, complementado por investigadores afiliados de instituições de referência, como a Copenhagen Business School e a Nova Medical School. A missão do OUI passa pela produção de investigação multidisciplinar, através da cooperação entre equipas de gestores, cientistas, empreendedores e profissionais de diversas áreas.

Com direção científica de Pedro Oliveira (professor na Nova SBE e na Copenhagen Business School), e com Leid Zejnilovic (professor auxiliar na Nova SBE) na direção científica adjunta, o novo Centro trabalhará em estreita colaboração com o Ecossistema de Inovação da Nova SBE, procurando gerar investigação diferenciada em desenvolvimento económico e de negócios de novos projetos de empreendedorismo baseados em inovação aberta e/ou em novas soluções com foco no real impacto social e económico.

No seu programa de atividades, o centro prevê acolher algumas das principais conferências de investigação em inovação organizadas na Europa, nomeadamente o OUI – The Open and User Innovation Conference e o DRUID – edição 2023 decorrerá no campus da Nova SBE entre 10 e 12 de Junho. Contará também com um Mestrado em Empreendedorismo e Inovação de Impacto concebido para formar estudantes, futuros líderes e empreendedores com as ferramentas que necessitam para ajudar os problemas sociais e ambientais através das empresas para as quais trabalham. O programa é patrocinado pela Calouste Fundação Gulbenkian.

Este centro agrega também as atividades de investigação do projeto Patient Innovation, que inclui uma plataforma online multilíngue e sem fins lucrativos (www.patient-innovation.com), que tem como objetivo facilitar a partilha de soluções inovadoras desenvolvidas por doentes e cuidadores para superar problemas impostos por uma doença ou condição de saúde. O Patient Innovation parte da premissa de que existe em cada doente e cuidador um enorme potencial para inovar, resultante de lidarem diariamente com os desafios impostos pelas suas patologias ou condições inerentes, emergindo no desenvolvimento frequente de novas soluções. Desde 2014, o ano de fundação deste projeto, esta plataforma junta já no seu portefólio mais de 300 mil utilizadores de mais de 80 países, incluindo cerca de 1700 inovações já validadas pela equipa médica. A plataforma recebe cerca de 1,4 milhões de visitas por ano. O Patient Innovation Bootcamp, um programa de aceleração anual desenvolvido em parceria com Copenhagen Business School, Nova Medical School, IESE Business School, Biocat, Glintt e Associação Patient Innovation para ajudar doentes e cuidadores a desenvolver as suas soluções inovadoras e a lançá-las no mercado, é também uma das suas maiores atividades.

A Nova SBE conta atualmente com 9 Knowledge Centers. Ao recém criado Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center (OUI) juntam-se os Nova SBE Finance Knowledge Center, Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center, Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center, Nova SBE NOVAFRICA Knowledge Center, Nova SBE Data Science Knowledge Center e Nova SBE Economics of Education Knowledge Center.

Tópicos chave de atuação do Open & User & Innovation Knowledge Center: 

  • Open and User Innovation 
  • Innovation Diffusion 
  • User Entrepreneurship 
  • Multi-sided Platforms for Innovation Management 
  • Patient Innovation and Patient Entrepreneurship 
  • Open Social Innovation 
  • Crowdsourcing and Distributed Problem Solving 
  • Crowdfunding
  • Technological Change 
  • Lead users, Toolkits, and User Identification. 
  • Institutions, Innovation Law, and Policy 

Mais informação sobre o Open & User & Innovation Knowledge Center em https://www.novasbe.unl.pt/pt/docentes-e-investigacao/centros-de-conhecimento/open-user-innovation/apresentacao


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: