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Centro de Excelência de Lisboa já é o maior hub da Uber na Europa

Centro de Excelência de Lisboa já é o maior hub da Uber na Europa
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 Centro de Excelência de Lisboa já é o maior hub da Uber na Europa

Investimento de mais de 90 milhões de euros, mais de 500 empregos diretos, talento proveniente de 31 países e suporte a 10 países europeus.


Um ano depois da inauguração da nova sede e Centro de Excelência, em Portugal, o hub da Uber já é o maior na atividade da empresa na Europa. Localizado em Lisboa, o Centro de Excelência da Uber em território português, representou um investimento de mais de 90 milhões de euros e já gerou mais de 500 empregos diretos.

A sede de operações da Uber, inaugurada em Setembro do ano passado, constitui já a principal fonte de conhecimento sobre utilizadores, motoristas e parceiros de entrega e de desenvolvimento de produto, suportando 10 países europeus (+1 relativamente a 2021). Os Países Baixos constituem a maior novidade no suporte tendo a Uber realocado 100% dos colaboradores para Lisboa. Além de Portugal, o apoio prestado a partir de Lisboa continua a estender-se a outros países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Suíça, Áustria, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos, entre outros.

No último ano, a equipa do Uber 4 Business, a plataforma da Uber adaptada para viagens e entregas a grandes e médias empresas, também evoluiu de um total de 2 colaboradores com suporte a 1 idioma para uma equipa de 15 pessoas com suporte a 4 idiomas atualmente. 

O hub gera inovação, conhecimento e apoio ao cliente complexo - como é o caso, por exemplo, do apoio prestado pelas equipas de fraude ou de resposta a incidentes e de segurança da Uber - e onde é feito o desenvolvimento de processos e produtos para a região, direcionado para a melhoria da experiência de utilizadores, motoristas, parceiros de entrega, restaurantes, retalhistas e outros parceiros de negócio. A sede em Portugal aumentou o seu talento agora proveniente de 31 países (+3 nacionalidades face a 2021) com mais de 10 áreas de especialização como Qualidade, Formação & Desenvolvimento, Analytics, Gestão de Projecto, Operações, Marketing, Comunicação entre outras. 

Régis Haslé, Diretor Sénior de Operações de Cliente EMEA assinala que “O desempenho do Centro de Excelência da Uber em Portugal foi notável durante o último ano tendo crescido no número de países, idiomas e áreas de negócio suportadas como é o caso da centralização do Uber 4 Business. Portugal é uma das poucas regiões que participa ativamente nos programas globais de mobilidade e soluções empresariais para agilizar o dia-a-dia dos utilizadores. Espera-se mais crescimento em 2023, à medida que mais empresas em toda a região EMEA descobrem o poder da plataforma Uber quando se trata de mobilidade e entrega de bens, refeições e produtos.”

A Uber iniciou operações há 8 anos em Portugal, em 2014, tendo o mercado português sido um pólo de inovação e crescimento no lançamento de pilotos de produtos como o Uber Green, entre outros projectos e iniciativas inovadoras. Desde então, a empresa tem crescido ao disponibilizar uma alternativa de mobilidade fiável, segura e sustentável em praticamente todo o território português, bem como o serviço de entregas do Uber Eats, que cobre mais de 75% do território português em mais de 90 cidades nacionais.

Atualmente, a Uber é mais do que apenas uma aplicação de viagens. É uma aplicação multimodal para que todos possam viajar para onde quiserem, com possibilidade de recorrer a opções ride-hailing, micromobilidade ou mesmo a consultas de informação sobre os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa. O Uber Eats permite também receber o que precisar em qualquer lugar com toda a eficiência e rapidez como refeições e produtos, desde compras de supermercados, artigos culturais e entretenimento, artigos de bem-estar, beleza, saúde e de conveniência, entre outros.

A Uber tem um compromisso de longo prazo na promoção e criação de empregos e inovação em Portugal. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) até março de 2022 demonstram o impacto positivo que o modelo flexível do TVDE teve em Portugal com toda a atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE) a crescer de forma significativa, gerando mais emprego, mais empresas, mais volume de negócios e mais receita fiscal

Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no setor cresceu 60%. O emprego no setor cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal. Desde 2013 até 2019, a receita fiscal total do setor aumentou 43%. Mesmo em 2020, um ano em que todas as atividades ligadas à mobilidade foram fortemente afetadas pelas restrições resultantes da pandemia, os dados do INE indicam que o número de empresas do setor cresceu ainda assim 7,1% e o número de empregos cresceu 2,8%.

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