Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Conheça os 10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

Conheça os 10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas
Share it:

 Conheça os 10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

Limpezas, carpintaria, mudanças, eletricidade e ar condicionado foram os mais procurados

O conforto da vida em casa passou a ter preponderância acrescida na vida dos portugueses depois da pandemia que vivemos entre 2020 e 2021. Há estudos e indicadores que confirmam que estamos, de facto, a passar mais tempo em casa, e o crescimento do teletrabalho – que ascendeu definitivamente ao patamar de novo normal – é um exemplo bem concreto de tendências que parecem ter vindo para ficar.

Se estão a passar mais tempo no lar, é natural que os cidadãos reforcem a atenção às pequenas ou grandes intervenções que as suas casas reclamam para que possam desfrutar em pleno – sozinhos ou em família – da sua habitação.

E que intervenções são essas? Com mais de 30.000 pedidos de trabalho publicados em 2022 e a disponibilizar serviços em mais de 90 categorias, a plataforma de serviços domésticos YourHero permite fazer um balanço das principais necessidades que os portugueses procuraram colmatar. Eis o Top 10 dos serviços para a casa mais solicitados pelos portugueses, complementado por algumas sugestões que podem ajudar a atenuar os custos habitualmente associados a estes serviços.


1. Limpezas domésticas

A categoria vencedora foi, com larga distância, a limpeza doméstica com cerca de 3719 serviços requisitados em 2022. A maioria dos clientes optou por limpezas recorrentes, ou seja, cerca de 80% dos clientes tinha um plano semanal ou quinzenal para este serviço. Com cada vez menos tempo livre, não é surpreendente que as pessoas optem cada vez mais por delegar estas tarefas, especialmente em famílias com crianças.


2. Carpintaria

A carpintaria é uma das áreas com maior procura e menor oferta de profissionais em Portugal. Entre os serviços requisitados, 55% corresponderam essencialmente a pequenas reparações e restauros.


3. Mudanças

Seja para mudanças parciais ou totais, a maioria dos portugueses opta por contratar uma empresa com experiência e preços acessíveis. O preço deste tipo de serviço varia muito, dependendo do número de artigos a transportar, da distância entre os locais e do número de trabalhadores necessário para realizar o serviço.

Sugestão: se possível, a organização e empacotamento da maioria dos artigos deve ser realizada por quem está a solicitar o serviço. Normalmente, estas empresas cobram um preço por hora, pelo que quanto menos tempo precisarem, mais barato será o serviço.


4. Eletricidade

Esta é uma categoria que não apresenta qualquer padrão sazonal, uma vez que podem ocorrer falhas elétricas em qualquer altura. Estas falhas podem representar vários perigos e é importante que a sua resolução seja efetuada rapidamente e, acima de tudo, por profissionais certificados. Os pedidos mais frequentes nesta categoria foram instalações elétricas ou substituições, seguidas de falhas e reparações urgentes.


5. Ar Condicionado

Ao contrário da eletricidade, o ar condicionado é uma categoria extremamente sazonal, com um forte aumento da procura perto de maio, que dura até meados de outubro. Basicamente, assim que o calor se instala, os pedidos de manutenção, reparação e instalação disparam.

Sugestão: não se deve esperar que o calor chegue para reparar o equipamento de ar condicionado. O ideal é fazê-lo em época baixa, quando os profissionais têm maior disponibilidade de horários e possivelmente conseguem apresentar orçamentos mais acessíveis.


6. Jardinagem

Apesar de sofrer de sazonalidade, a jardinagem foi uma das categorias mais requisitadas, com um claro vencedor entre os serviços disponíveis: manutenção e limpeza de jardins é o serviço que os portugueses mais solicitaram em 2022 (mais de 65% do total dos pedidos na categoria). Esta é uma tarefa que os portugueses tendem a solicitar cada vez mais a profissionais, quer por falta de tempo, quer de conhecimentos.


7. Serviços de Limpeza

Numa categoria diferente das limpezas domésticas (a número 1 deste ranking), esta opção inclui limpezas pós-construção, limpezas pré ou pós-mudanças, limpeza inicial (após compra de propriedade) ou limpeza profunda. Neste caso, o preço varia em função da área, do número necessário de trabalhadores e da complexidade do próprio serviço.


8. Pintura

Outra categoria que sofre de sazonalidade, embora registe uma procura constante, é a pintura. Pintar uma divisão é a forma mais simples e rentável de transformar a sua aparência, com as cores a desempenharem um papel fundamental no nosso bem-estar.  Embora esta categoria inclua a pintura interior e exterior, a primeira foi a mais solicitada no último ano: representou 80% do total dos pedidos, sobretudo entre abril e outubro.


9. Remodelação

O trabalho remoto cresceu significativamente, tendo atingido o seu pico durante a pandemia, quando inúmeros portugueses começaram a trabalhar a partir de casa. A necessidade de conforto parece ter aumentado e a renovação total da casa, da cozinha ou da casa de banho foram bastante solicitadas em 2022, com as renovações totais a representarem 75% dos pedidos. Esta é uma das categorias com o período de decisão mais longo, o que é percetível dado que estes são serviços mais caros.

Sugestão: com o atual aumento da inflação, é importante ter em conta a validade dos orçamentos recebidos para que não haja surpresas desagradáveis (nomeadamente alterações de preços face à cotação inicial).


10. Isolamento

O isolamento é o tipo de serviço para o qual, em praticamente todos os casos, o cliente necessita de um profissional no terreno (ao contrário de serviços como a pintura, onde as pessoas tentam muitas vezes fazê-lo elas próprias). No último ano, principalmente nos meses em que foram registados valores de precipitação acima da norma (março, setembro, outubro e novembro), os pedidos de isolamento também aumentaram consideravelmente, com solicitações de natureza urgente (principalmente impermeabilização, mas também pedidos de isolamento térmico).

A YourHero iniciou a sua atividade em Portugal no final de 2021 e o último ano foi de crescimento, recebendo, atualmente, cerca de 6.000 pedidos de trabalho por mês. Já coopera com mais de 300 profissionais e, em 2023, a plataforma pretende tornar-se a número 1 para serviços domésticos em Portugal

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: