Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5 fatores diferenciadores de um website de especialidade

Fatores essenciais que diferentes tipos de website devem ter para os tornar eficazes e de fácil utilização
Share it:
Criar um website pode ser uma tarefa complicada, especialmente quando se considera o vasto número de elementos que precisam de ser incluídos para o tornar eficaz e bem-sucedido.
5 fatores diferenciadores de um website de especialidade
Os recursos que se escolhe incorporar num website dependem do tipo e da finalidade do mesmo, bem como das necessidades e preferências do respetivo público-alvo.

Assim, desde lojas online a plataformas de entretenimento, websites de procura de emprego a bancos em linha, cada tipo de sítio web requer um conjunto único de características e recursos para proporcionar aos seus utilizadores uma experiência envolvente e sem problemas.

Neste artigo, são enumerados alguns dos fatores essenciais que diferentes tipos de website devem ter para os tornar eficazes e de fácil utilização.

1. E-Commerce (Lojas Online)

Com o e-commerce a prosperar por diversos países, incluindo Portugal, é natural que marcas e organizações apostem em lojas virtuais para vender produtos e serviços. No entanto, tendo em conta que é uma compra online e não tradicional, na loja, têm de existir fatores transversais para garantir uma experiência de compra confiável. Plataformas de compra como a Amazon ou AliExpress têm um grande catálogo de produtos e permitem vários métodos de pagamento, além de tentarem manter a segurança do cliente ao fazer as suas compras.

Neste sentido, existe pelo menos uma característica a ter em conta:
  • Checkout seguro: Assegurar que o processo de checkout é infalível e protegido com encriptação SSL para manter as informações pessoais e financeiras dos clientes seguras. Num mundo onde também os hackers são peritos, a segurança no ciberespaço é essencial.

Esta caraterística transmite confiança ao comprador e para a marca é uma validação e um pronúncio de uma possível compra futura.

2. Plataformas de entretenimento online

Com o aparecimento da internet e o desenvolvimento da tecnologia, consolas e computadores ganharam espaço no imaginário de quem gosta de jogar e de se desafiar com uma boa história. Por outro lado, a própria rede também cresceu no setor gaming e com aplicações nativas, onde cada vez mais existe um ecossistema competitivo.

Entre casinos online, com plataformas especializadas de referência como a PokerStars, ou portais de jogos como o Joga, existem diferentes sítios web de entretenimento online com milhares de utilizadores.

Neste caso, o grande extra necessário para uma experiência de jogo transparente é:
  • Algoritmo RNG: um dos segredos do sucesso destas plataformas são então a equidade e transparência. Os jogos disponibilizados são programados com algoritmos RNG para apresentarem um maior desafio, para o utilizador conseguir vencer a lógica do próprio jogo, sem o falso sentimento de viciação.

Os RNG são essenciais, exatamente para desmistificar o vício e promover conteúdos alinhados com políticas de jogo e diversão online responsável.
5 fatores diferenciadores de um website de especialidade
3. Bancos online

Os bancos, mesmo com atividades físicas, sempre tiveram processos digitais, principalmente aqueles de transferência de dinheiro entre contas ou os pontos de pagamento multibanco.

Atualmente, qualquer banco ou serviço financeiro online tem um reforço estrutural no seu website, exatamente para garantir total segurança de transações aos seus utilizadores.

No caso, destaca-se a:
  • Dupla autenticação: os bancos online devem ter uma camada extra de segurança, tal como a autenticação de dois fatores (2FA), para proteger as contas dos clientes de atividades fraudulentas.

Caso para dizer, dinheiro é dinheiro, seja que quantia for, segurança em serviços financeiros nunca é demais.

4. Plataformas de emprego

Mais uma área que está sempre em constante evolução, preenchimento de dados, upload de CV, questionários on-page, ligação com perfil de LinkedIn, entre muitas mais valências tornam as plataformas de emprego robustos motores de busca.

Nesse sentido, é preciso então ter um website preparado para carregar dados de utilizadores, cruzamento de informação, etc. No entanto, há uma característica que, mesmo que básica, precisa de estar presente:
  • Opções de pesquisa avançada: os websites de procura de emprego devem ter opções de pesquisa avançada para permitir aos utilizadores filtrar as ofertas de emprego por localização, indústria, experiência, etc.

Apesar de a estrutura de informação ser importante, um candidato quer ver opções e encontrar as posições mais adequadas ao perfil enquanto profissional.

5. Turismo (agências de viagens e hotéis)

Para último, nada como uma distração e uma ida ao setor das viagens. É verdade, até mesmo este segmento na web precisa de características de plataforma para conseguir proporcionar uma experiência de utilizador de referência.

Nós vemos, países, pacotes de férias, fotografias, preços… mas, o que realmente importa é o recurso que mencionamos.
  • Secção de testemunhos e reviews: atualmente, num processo de marcação de viagem ou avaliação de um serviço hoteleiro, cada plataforma deve ter um processo de review capaz e seletivo, mediante a opinião de cada utilizador. Esta ferramenta ajuda a guiar utilizadores e a proporcionar as perguntas certas face ao serviço que utilizaram. Plataformas como a Booking já têm secções deste tipo bastante desenvolvidas, com análise dos clientes e até permitindo aos hóteis receber feedback personalizado sobre o que podem fazer melhor.

Caso para dizer, “Deixa cá ver o que dizem deste hotel”.

Com efeito, nestes exemplos fica espelhado a importância de como existem características, algumas delas básicas, que podem fazer a diferença num website. Ao incorporar alguns destes recursos essenciais, as marcas e negócios não só são mais eficazes, como também ganham notoriedade.

Por outras palavras, mesmo que existam diferentes tipos de website, o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar uma experiência sem falhas e satisfatória aos seus utilizadores.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: