Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

SITEMA alerta para subcontratação externa na TAP e PGA

SITEMA alerta para subcontratação externa na TAP e PGA
Share it:
SITEMA alerta para subcontratação externa na TAP e PGA

SITEMA denuncia recurso à subcontratação externa na TAP e PGA em reboques de aeronaves
Subcontratação dificulta retenção dos TMA nas companhias

O SITEMA – Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves aponta o recurso da TAP e PGA na subcontratação de reboques das frotas como um entrave na retenção dos TMA nas respetivas companhias.
O SITEMA informa que desde o passado dia 22 de fevereiro, os reboques de posicionamento para a operação das frotas TAP e PGA passaram a ser realizados por trabalhadores da empresa Brok-Air.

O SITEMA entende que exista uma escassez de técnicos de manutenção para assegurar as operações diariamente, derivado de várias situações, desde logo, no passado mais recente a Pandemia, os RMA´s, e atualmente com a saída de TMA´s para outros mercados. No entanto, o SITEMA não pode concordar com o aumento da subcontratação que tem sido levado a cabo, mesmo que para tarefas que se possa considerar requerer menos qualificações.

O SITEMA entende também que o continuado recurso á subcontratação externa poderá interferir no processo de retenção dos técnicos nas respetivas companhias.

Para Jorge Alves, presidente do SITEMA, “O impacto do recurso a uma subcontratação numa empresa deve ser gerido de forma transparente e sensível, envolvendo todos os intervenientes. Só demonstrando que o recurso faz parte da solução, é que se consegue mobilizar as equipas. De outra forma, vai criar entropia internamente e dificultar a retenção, que se resolve em parte com um novo Acordo de Empresa, que aproxime os TMA das condições praticadas pelo mercado”, adianta.

O SITEMA alerta para a importância de uma célere valorização da carreira dos TMA, no sentido de estancar ou, pelo menos, reduzir a saída destes técnicos, que continuam a partir em busca de condições incomparavelmente mais atrativas na concorrência. Por outro lado, a reintegração dos técnicos envolvidos no injusto processo de despedimento coletivo não só é a acção mais justa para os trabalhadores mas também essencial para a própria empresa, na medida em que padece de forma tão vincada com a falta de técnicos experientes.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: