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APDC aposta no Metaverso para apoiar empresas no próximo estágio da Internet

APDC aposta no Metaverso para apoiar empresas no próximo estágio da Internet
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 Empresas nacionais dão cartas a nível internacional 

APDC aposta no Metaverso para apoiar empresas no próximo estágio da Internet 

  • A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das  Comunicações acaba de reforçar a sua ação na área do Metaverso, para conseguir dar resposta a todas as novas necessidades que têm surgido; 
  • Através da sua redenominada Secção Metaverso, a associação  juntou-se ao Metaverse Standards Forum, iniciativa que reúne nomes como Meta, Microsoft, Adobe e Nvidia e que pretende definir os padrões para toda esta tecnologia emergente; 

O Metaverso, até há pouco tempo, inexistente  no nosso vocabulário, chegou e venceu. Apesar de ainda estar em  construção, o conceito de Metaverso - um mundo em que avatares 3D  interagem num universo digital - teve um forte impacto nas estratégias  empresariais em 2022 e deverá assumir um papel ainda mais preponderante  em 2023. Para dar resposta às necessidades que surgem com este novo  mundo, a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das  Comunicações reformulou a sua secção de AR/VR, que passou a denominar-se Secção Metaverso. 

“Muito embora ainda esteja em construção, a visão do Metaverso causou  impacto na estratégia empresarial em 2022. Vemos cada vez empresas  portuguesas a dar cartas internacionalmente neste espaço e é precisamente  no sentido de amplificar esse talento e de dar resposta às necessidades  específicas das empresas, que renomeámos a nossa secção. Convidamos  todas as organizações de IT, media e telecomunicações a participar  efetivamente da construção do próximo estágio da Internet”, explica Luís Bravo Martins, presidente da Secção Metaverso, da APDC.  

A aposta neste tema é crescente e a curiosidade também. A este propósito,  a APDC juntou-se à Vieira de Almeida (VdA), na Conferência "A Transição  Digital e o Metaverso", que decorrerá já no dia 9 de fevereiro. Esta será uma  reflexão mais ampla sobre as principais tendências/desafios emergentes e 

abre a discussão sobre a definição e construção do Metaverso, numa altura  em que o ritmo da transição digital é cada vez mais rápido. 

A APDC, através da Secção Metaverso, aderiu ainda ao Metaverse Standards  Forum. Junta-se assim junta-se a nomes como a Meta, Microsoft, Adobe e  Nvidia para contribuir na definição de standards e de regras para a  construção do metaverso. 

“Além de promover as oportunidades existentes, é importante criar  condições concretas para agirmos com confiança no metaverso. O  Metaverse Standards Forum permite-nos acompanhar e contribuir para esse  movimento e articula a nossa ação com os principais atores no nosso setor”,  acrescenta Luís Bravo Martins. 

“A APDC tem como meta promover o desenvolvimento do ecossistema  digital. Com a crescente aceleração tecnológica, é imperativo que as  empresas e o mercado em geral tenham acesso às novas tecnologias e as  dominem. No nosso recente evento dedicado à transformação digital, o  EVOLVE, ficou clara a crescente aposta em soluções empresariais baseadas  em tecnologias imersivas, mas também constatámos a necessidade de  apoiarmos este crescimento. Um objetivo que terá de ser concretizado  através do networking, do trabalho em rede e da partilha de boas práticas e  de standards que inspirem e que criem confiança e credibilidade neste novo  mundo”, refere Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC. 


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