Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Empresas perspetivam a contratação de RH altamente qualificados, mas acreditam que modelo de incentivos deve ser revisto

Empresas perspetivam a contratação de RH altamente qualificados, mas acreditam que modelo de incentivos deve ser revisto
Share it:

 Empresas perspetivam a contratação de RH altamente qualificados, mas acreditam que modelo de incentivos deve ser revisto

  • 64,3% das empresas inquiridas perspetivam o crescimento das suas estruturas dedicadas ao I&D.
  • Apesar dos incentivos e benefícios fiscais para apoiar o I&D e a Inovação em Portugal, a contratação destes perfis ainda depende, em 83% dos casos, de financiamento próprio das empresas.
  • 60,2% das entidades identificam lacunas no sistema de incentivos e benefícios em vigor, e 98,8% afirmam ter sugestões de melhoria ao atual sistema de apoios ao I&D e Inovação em Portugal.

Um estudo realizado pela FI Group Portugal, LLYC e ManpowerGroup inquiriu 171 entidades do tecido empresarial português, acerca da contratação de recursos humanos através dos apoios à I&D e Inovação, e concluiu que 64,3% do universo de empresas inquiridas perspetivam o crescimento das suas estruturas dedicadas às áreas de inovação e desenvolvimento. Contudo, apesar de terem sido criados incentivos e benefícios fiscais para apoiar a I&D e a Inovação em Portugal, onde se inclui o apoio às despesas com recursos humanos, a contratação destes perfis recorre, na grande maioria dos casos (83,0%), a uma componente de financiamento por fundos próprios das empresas.

Na análise desta maior dependência por fundos próprios, no suporte às contratações, 60,2% das entidades identificam lacunas no sistema de incentivos e benefícios em vigor, com 98,8% das empresas a afirmar ter sugestões de melhoria ao atual modelo de apoios à I&D e Inovação em Portugal. 

De entre as sugestões apontadas, denota-se um consenso para com a necessidade de simplificar a adesão a estes mecanismos, com 82,5% das empresas a indicar que uma menor burocracia facilitaria e estimularia a adesão das empresas aos apoios em causa. Outra das propostas, sugerida por cerca de metade dos inquiridos, pretende taxas de financiamento e comparticipação maiores (49,1%), dando maior relevo a estes instrumentos para que possam motivar de forma expressiva o arranque de mais projetos, e fomentar o crescimento no número de contratações de cada empresa. Efetivamente, o estudo revela que, em 40,5% dos casos, o valor de apoio recebido no ano passado não ultrapassou os 100.000€ e apenas 12,8% das empresas inquiridas receberam um incentivo ou benefício superior a 500.000€.

Os resultados do estudo evidenciaram ainda que uma significativa parcela das entidades acabou por não recorrer a estes apoios e incentivos - cerca de metade das empresas inquiridas (45,0%) - justificando a não adesão a estes instrumentos por desconhecerem a forma para os colocar em prática, ou por não os conhecerem suficientemente bem. Uma grande parte destas empresas reconhece ainda que o número de perfis altamente qualificados seria maior caso tivessem acedido aos incentivos/benefícios (88,3%). 

O estudo realizado pela FI Group Portugal, LLYC e ManpowerGroup permitiu ainda tecer conclusões acerca dos perfis mais procurados por parte da amostra de empresas inquiridas, onde se constatou que os perfis mais cobiçados  dizem respeito a profissionais das áreas de Engenharia (56,1%) e Tecnologias de Informação (55,6%), perfis onde a competição pela atração e retenção de talento é mais feroz – mais de 75% das empresas declaram ter dificuldades em contratar colaboradores para a área das TIC e pessoal técnico. Relativamente aos principais obstáculos à contratação destes perfis, as questões salariais e benefícios oferecidos (59,8%), assim como a ausência de perfis adequados para as posições disponíveis (55,6%), são as dificuldades mais apontadas pelo tecido empresarial.

Destaca-se ainda que, embora exista uma perceção geral de que os incentivos/benefícios são necessários para apoiar o recrutamento de profissionais para I&D e Inovação (86,0%), observa-se uma proporção menor de entidades a concordar que estes apoios têm influência na previsão de contratação (60,8%).

Em última análise, apesar das empresas louvarem a criação destes apoios, e reconhecerem a importância dos benefícios e incentivos à I&D e Inovação, acreditam que o sistema em vigor carece de melhorias, nomeadamente através de uma simplificação do acesso e dos processos adjacentes à atribuição destes incentivos e benefícios, bem como um reforço do investimento nestas medidas de apoio, por forma a alavancar o crescimento e a competitividade do universo empresarial português e fomentar a contratação de perfis qualificados.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: