Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Pesquisas sobre temas de inteligência artificial disparam em Portugal

Pesquisas sobre temas de inteligência artificial disparam em Portugal
Share it:
Em Portugal, as pessoas recorreram também ao Google para obter conselhos sobre como proteger a privacidade e a segurança online; como aprender novas competências digitais e evoluir na carreira profissional, e como serem mais sustentáveis.
A Google divulgou hoje novas tendências de pesquisa que mostram que as pessoas em Portugal estão cada vez mais interessadas no tema da inteligência artificial. O interesse em pesquisas como “inteligência artificial” atingiu o recorde em 2022 em Portugal e no resto do mundo, e continuou no topo em fevereiro, após quatro meses consecutivos de crescimento.

Nos primeiros dois meses do ano, o interesse em Portugal pelo tema triplicou (+220%) em comparação ao mesmo período de 2022, no país. No último ano, entre as perguntas mais populares sobre inteligência artificial em Portugal, destacam-se (data: março de 2022 a fevereiro de 2023, em comparação aos 12 meses anteriores):
  • O que define inteligência artificial (Breakout*)
  • O que significa câmara com inteligência artificial (Breakout*)
  • O que faz uma inteligência artificial (102%)
  • O que é machine learning (40%)

A inteligência artificial é uma das tecnologias mais complexas que a Google está a trabalhar atualmente. A inteligência artificial pode transformar de maneira significativa e positiva a sociedade, seja ao ajudar os médicos na detecção de doenças precocemente, ou abordar temas importantes como o câmbio climático. É uma ferramenta que contribui para ampliar o potencial das pessoas e também das empresas. Recentemente, a Google tornou público o seu foco numa IA responsável, que prioriza a segurança em todos os processos de criação e testes, assim como o bem social.

As tendências mostram também que os portugueses estão cada vez mais interessados em proteger a sua cibersegurança e privacidade online

Em 2022, as pesquisas por “segurança informática” foram o principal termo relacionado com segurança pesquisado em todo o mundo e em Portugal também; enquanto que o termo “cibercrime” foi amplamente pesquisado e apresentou níveis recorde a uma escala global. As pesquisas por segurança na Internet mais do que duplicaram em Portugal (+130%), enquanto que o interesse de pesquisa por ciberataques aumentou 400% - ambos recordes máximos. As perguntas mais pesquisadas sobre cibersegurança incluíram “como prevenir o phishing” (+310%), “como prevenir um ciberataque” (+140%) e “como prevenir o cibercrime” (+60%).

A Google está a utilizar a IA para enfrentar os desafios de segurança - inclusive no Gmail, que bloqueia automaticamente mais de 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de caixas de entrada utilizando a IA.

Com cada vez mais pessoas a utilizarem a Internet para gerir todos os aspetos da sua vida quotidiana, os portugueses também estão interessados em aumentar a sua privacidade online. As pesquisas por “gerador de palavra passe aleatória” (+100%), “força da palavra passe” (+80%) e “palavra passe única” (+30%) atingiram valores recorde em Portugal em 2022 - assim como o tópico de pesquisa privacidade. As pesquisas por “gestor de palavras passe” – ferramenta da Google que facilita o uso de uma palavra passe forte e exclusiva para todas as suas contas online – também atingiram um novo recorde (+80%).

As pessoas em Portugal também recorreram ao Google para ajudá-las a entender melhor a economia, aprender novas competências e desenvolver as suas carreiras profissionais

2022 foi um ano de incerteza económica que esteve refletido nas tendências de pesquisa . As tendências de pesquisa por inflação atingiram um máximo histórico em todo o mundo e quase triplicaram (+180%) em Portugal. As perguntas mais pesquisadas incluíram “o que é a inflação”, “por que os preços do gás aumentaram” e “por que o preço da eletricidade aumentou em Portugal”. “Dinheiro” e “energia” foram os dois dos tópicos mais pesquisados em Portugal em 2022, com as pesquisas por “plano de poupança de energia”, “teletrabalho para poupar energia” e “medidas governamentais de poupança de energia” a aumentarem mais de 5.000%.

As pessoas em Portugal não estão apenas a recorrer ao Google para entender estas questões, também estão a pesquisar por recursos para enfrentar estes desafios e construírem as suas carreiras. As pesquisas por “programador de software” duplicaram, enquanto as pesquisas por “aprender a programar do zero” (+470%) e “cursos de programação” (+80%) também aumentaram.

Os utilizadores também recorreram ao Google para se prepararem para entrevistas de emprego e para encontrarem novas oportunidades, com o interesse de pesquisa pelo tópico “emprego em part time” a aumentar em 30%. Portugal foi um dos dez primeiros países do mundo - e um dos três primeiros na Europa - onde mais procura por empregos em part time. A própria Google continua a oferecer formação e aconselhamento a quem mais precisa, tendo proporcionado formação em competências digitais a mais de 100 mil pessoas em Portugal com o programa “Grow with Google”.

As pessoas em Portugal preocupam-se em construir um futuro mais sustentável, e estão a utilizar o Google para perceber como o fazer

As tendências divulgadas hoje também mostram que os portugueses valorizam o ambientalismo e a sustentabilidade. Em todo o mundo, as pesquisas por “alterações climáticas”, “crise climática” e “sustentabilidade” atingiram recordes - enquanto que em Portugal, as pesquisas por “aquecimento global”, “mitigação climática” e “banho verde” apresentam valores de pesquisa históricos máximos.

Por todo o mundo, as pesquisas por desastres ambientais atingiram números recorde, incluindo “seca”, “inundação” e “deslizamentos de terras”. Esta tendência repete-se em Portugal, onde os utilizadores estão a pesquisar, mais do nunca, por desastres ambientais, incluindo ondas de calor e inundações.

A Google está familiarizada com o crescente interesse em sustentabilidade e, para além do seu objectivo de atingir emissões líquidas zero em todas as nossas operações e cadeia de valor até 2030, está também empenhada em permitir que todos façam escolhas mais sustentáveis.

Nos últimos anos, o Google fez alterações nos seus principais produtos, que chegam a milhares de milhões de pessoas todos os dias, para ajudar os utilizadores a fazerem escolhas mais sustentáveis. No ano passado, a Google lançou as rotas ecológicas em Portugal, que usa inteligência artificial para ajudar a mostrar aos utilizadores do Google Maps a rota mais eficiente em termos de combustível, bem como a mais rápida. Estima-se que essa ferramenta já tenha ajudado a remover mais de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono – o equivalente a remover 100.000 carros movidos a combustível das estradas. A Google também fez alterações nas ferramentas Hotel, Flight e Shopping de forma a ajudar os utilizadores a saberem quais as opções mais sustentáveis.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: