Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

60% das empresas prevê um aumento no seu orçamento de segurança na cloud

60% das empresas prevê um aumento no seu orçamento de segurança na cloud
Share it:
De acordo com o relatório Cloud Security de 2023 da Fortinet

60% das empresas prevê um aumento no seu orçamento de segurança na cloud

As empresas continuam a apostar na transformação digital, expandindo as suas operações para encontrarem formas inovadoras de ligação com os clientes, como a possibilidade de adotarem, permanentemente, uma estratégia de trabalho remoto. A adoção da cloud está a ajudar a impulsionar esta evolução. Mas enquanto a adoção da cloud oferece inúmeros benefícios às empresas, também introduz desafios que equipas de segurança devem reconhecer e gerir.

O relatório Cloud Security de 2023, realizado pela Cybersecurity Insiders e patrocinado pela Fortinet, entrevistou 752 profissionais de cibersegurança de todo o mundo, incluindo Portugal, e de todas as indústrias para perceber quais as principais prioridades e desafios que devem ser abordados para potenciar o sucesso da cloud. O aumento dos custos, requisitos de conformidade, complexidades híbridas e multi-cloud, visibilidade reduzida e escassez de profissionais qualificados fazem com que as organizações abrandem ou ajustem as suas estratégias de adoção de cloud. E, sem surpresa, as preocupações com a segurança na cloud continuam a ser uma barreira crítica.

No entanto, apesar destes desafios, as perspetivas de adoção da cloud permanecem positivas. E para proteger os objetivos digitais baseados na cloud, os orçamentos de segurança na cloud deverão aumentar para a maioria das empresas este ano. Os líderes de segurança estão a dar prioridade aos orçamentos para abordar as principais preocupações de segurança que estão a impedir a adoção da cloud.

Para perceber como é que as empresas em todo o mundo estão a potenciar a cloud, como as equipas de segurança estão a responder às ameaças relacionadas com a cloud e os desafios que enfrentam à medida que navegam na sua jornada de adoção da cloud, a Fortinet partilha, abaixo, alguns dos principais insights:

Cloud computing continua a cumprir as suas promessas

A cloud computing pública continua a proporcionar muitos benefícios cruciais para as empresas. Os inquiridos concordam que as suas respetivas organizações experimentaram maior flexibilidade e escalabilidade (53%), maior agilidade (45%), melhor disponibilidade e continuidade de negócios (44%), e aceleração da implementação e aprovisionamento (41%) porque adotaram a cloud. Como resultado, as organizações estão a assistir a melhores resultados de negócio, tais como uma maior capacidade de resposta às necessidades dos clientes.

Apesar de um nivelamento da adoção da cloud em comparação com o relatório do ano passado, o ritmo a que as organizações estão a mover as cargas de trabalho para a cloud está a manter-se estável. Quase 40% dos inquiridos afirmaram já ter mais de metade da sua carga de trabalho na cloud, e 58% preveem atingir esse nível nos próximos 12 a 18 meses.

A segurança continua a ser a principal preocupação entre as organizações que utilizam a cloud

Enquanto as organizações continuam a adotar a cloud e os seus diversos benefícios, quase todas as organizações afirmam estar entre moderadas a extremamente preocupadas com a segurança na cloud. E 43% acreditam que riscos mais significativos estão associados à utilização da cloud pública versus um ambiente "on-prem".

Os profissionais de cibersegurança enfrentam uma série de desafios quando se trata de proteger eficazmente as cargas de trabalho na cloud. A escassez de profissionais qualificados lidera, pelo segundo ano consecutivo, a lista de preocupações que impedem a adoção da cloud. Os inquiridos também citaram outras preocupações relacionadas com a segurança da cloud, incluindo o cumprimento de requisitos de conformidade, a obtenção de visibilidade em ambientes cloud e a implementação de políticas de segurança consistentes.

Líderes de segurança antecipam um aumento nos orçamentos de segurança na cloud

Enquanto as organizações trabalham para superar os desafios críticos associados à adoção da cloud, mais de metade das empresas (60%) afirmam que este ano vão assistir a um aumento no seu orçamento de segurança na cloud. As equipas de segurança planeiam utilizar esse orçamento para enfrentar as ameaças e preocupações que representam os maiores riscos para os seus negócios. De acordo com o estudo, estão a dar prioridade a atividades como a prevenção de erros de configuração (51%) e a segurança de grandes aplicações cloud já em utilização (48%), para começar.

“Quais são as prioridades de segurança na cloud para a sua empresa este ano?”

As organizações querem e precisam cada vez mais de visibilidade e gestão centralizadas

O relatório Cloud Security de 2023 destaca os desafios que as organizações enfrentam para aumentar a eficácia da segurança na cloud, reduzindo, em simultâneo, as complexidades nas suas operações diárias. Não surpreende que a maioria dos inquiridos (90%) afirme que seria útil ter uma única plataforma de segurança na cloud para configurar e gerir as políticas de segurança de forma consistente e abrangente nos seus ambientes cloud.

Uma abordagem de plataforma mesh de cibersegurança pode ajudar as organizações a ultrapassar muitos destes obstáculos, fornecendo visibilidade centralizada, gestão e automatização através de plataformas cloud. Isto permite às equipas de segurança aproveitar a partilha de inteligência para tempos de resposta mais rápidos. Como resultado, os líderes podem criar eficiências, reduzir o impacto da falta de competências e aumentar a eficácia global da sua equipa.

Consulte todos os resultados do estudo aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: