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Switch to Innovation Summit atribui 35 prémios de inovação social

Switch to Innovation Summit atribui 35 prémios de inovação social
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 Switch to Innovation Summit atribui 35 prémios de inovação social 

  • Mais de 600 pessoas no Summit em Valongo 
  • 300 alunos e 60 professores no Encontro Regional Norte 
  • Final da nona edição Apps for Good em setembro  


Legenda: Vencedores do Prémio Público e Ensino Básico - Rodas Controladas - Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão

  

A terceira edição do Switch to Innovation Summit (STI), organizado pelo CDI – Center of Digital Inclusion, reuniu mais de 50 oradores, 300 alunos e 60 professores, num total superior a 600 pessoas ao longo de três dias. Premiou ainda 35 projetos de inovação social. 

O programa intenso de três dias reuniu várias iniciativas, entre as quais as soluções premiadas dos projetos Transforma TI 5ªedição, @TUALIZA-TE 3ª Edição, InGaming e finalistas do Encontro Regional Norte da 9ª Edição do Apps for Good, num total de 35 projetos premiados de inovação social com tecnologia 

Para João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, em balanço da terceira edição do Switch to Innovation Summit Valongo, “este Summit comprova, mais uma vez, a extraordinária criatividade, proatividade e maturidade que as comunidades podem demonstrar quando lhes colocam à disposição os meios, incluindo a tecnologia necessária, e a oportunidade para falarem sobre a resolução dos seus problemas. Mas, mais ainda, demonstra que é possível os municípios trabalharem em conjunto os mesmos desígnios exponenciando os resultados obtidos. É desta Inovação Social que falamos quando agradecemos a aposta continuada do Município de Valongo e agora também da Área Metropolitana do Porto, num exemplo da aposta nos projetos inovadores, maduros e promissores de novas e urgentes políticas públicas”, adianta. 

A final do Apps for Good acontece a 20 de Setembro onde os treze finalistas do Norte irão marcar presença no evento final, que este ano se realizará no Pavilhão do Conhecimento. Serão atribuídas três distinções - prémio do público, prémio tecnológico e prémio para as raparigas na tecnologia -, com o objetivo de continuar a incentivar "as mais de 40% de participantes femininas do Apps for Good".  



Soluções premiadas do Transforma TI – 5ª Edição (Fotos)

Prémio IBM: Aurora – Angélica Lima 

Aurora é uma aplicação idealizada para profissionais da educação, com foco no aprimoramento do bem-estar e crescimento pessoal. Com recursos envolventes e informativos, esta plataforma visa apoiar o utilizador a enfrentar os desafios como o stress, a ansiedade e a depressão. 


Prémio CDI: My Home Pharmacy – Sara Monteiro e Nuno Moreira 

A aplicação foi desenvolvida para ajudar o planeta numa tentativa de redução de desperdício de medicamentos bem como ajudar a economia das famílias, evitando a compra de medicação desnecessária e o controlo dos prazos de validade. 


Prémio do Público: RentNow – Ricardo Nogueira, Samuel Ribeiro e João Leal 

É uma aplicação de aluguer de veículos que oferece uma frota exclusiva, composta por vários tipos de veículos, em especial, os adaptados para atender às necessidades de todos os tipos de mobilidade reduzida. 


Prémios Valongo: 

BabyWatch – Sheila Chumene 

Querem ser a chave da tranquilidade dos pais, oferecendo cuidados confiáveis para os seus tesouros mais preciosos, os filhos. Contam com uma seleção rigorosa de cuidadores qualificados para garantir que as crianças estejam seguras e protegidas. 

 

Aurora – Angélica Lima  

É uma aplicação idealizada para profissionais da educação, com foco no aprimoramento do bem-estar e crescimento pessoal. Com recursos envolventes e informativos, esta plataforma visa apoiar o utilizador a enfrentar os desafios como o stress, a ansiedade e a depressão. 


RentNow - Ricardo Nogueira, Samuel Ribeiro e João Leal 

É uma aplicação de aluguer de veículos que oferece uma frota exclusiva, composta por vários tipos de veículos, em especial, os adaptados para atender às necessidades de todos os tipos de mobilidade reduzida. 


OMMO – Sara Rodrigues 

Aplicação para promover e divulgar o maravilhoso mundo do artesanato em Portugal. 


Soluções Premiadas @TUALIZA-TE – 3ª Edição  (Fotos)

Prémios do Público e Transição Digital: A Moderna – equipa Ideia Viva 

A equipa de jovens Ideia Viva desenvolveu a transição digital do negócio A Moderna – Decorações, ao nível das redes sociais online e da criação do novo logotipo.  


Premiados Encontro Regional Norte 9ª Edição Apps for Good  (Fotos)

Prémios Público e Ensino Básico - Rodas Controladas - Escola básica Júlio Brandão, VN Famalicão 

Através de funcionalidades de navegação, de registo de pontos de acessibilidade ou de difícil acesso, esta solução volta-se para os que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas de vida e onde é permitida uma deslocação em segurança. 


13 Finalistas: 

ENSINO BÁSICO 

Oport’App – Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Uma solução pensada nos turistas que visitam a cidade do Porto, onde estes podem escolher os melhores itinerários culturais no centro histórico. Com referência a parcerias com espaços culturais no sentido de favorecer experiências para os diferentes turistas. 


Conhecer o Rio Douro - Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Uma solução pensada para todos os que querem conhecer a região do Douro, a sua história e património natural e cultural. Com referência a parcerias com espaços culturais e restaurantes no sentido de favorecer experiências para os diferentes visitantes. 


4AllJobs – Escola Básica São Lourenço, Ermesinde, Valongo 

Uma solução que pretende ser muito mais do que um mero motor de busca de oferta e procura de emprego, mas o ponto de sensibilização e informação acerca das vantagens para empregadores em recrutar pessoas com deficiências ou limitações. 


Culture MApp – Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda

Uma solução que interliga artistas e pessoas interessadas em eventos culturais numa localidade onde se encontrem. A partir da geolocalização do utilizador, é fornecida uma lista dos eventos culturais mais próximos, oferecendo uma ampla variedade de opções artísticas. 


Todomia – Escola Básica e Secundária de Valo do Tamel, Lijó, Barcelos 

Aplicação gratuita para gestão do tempo diário e fornecimento de sugestões de atividades saudáveis. Os usuários inserem dados sobre as preferências, disponibilidade de materiais e atividades diversificadas. A aplicação oferece sugestões personalizadas de atividades culturais e desportivas. 


Rodas Controladas - Escola básica Júlio Brandão, VN Famalicão  

Através de funcionalidades de navegação, de registo de pontos de acessibilidade ou de difícil acesso, esta solução volta-se para os que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas de vida e onde é permitida uma deslocação em segurança. 


CESCGest – Escola Secundária D.Afonso Sanches, Vila do Conde 

Esta aplicação pretende fazer o registo e gestão das visitas ao CESC - Centro Educativo de Santa Clara. 


ENSINO SECUNDÁRIO 

Take Care of Me – Escola Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia 

Uma solução baseada num jogo multiplayer que simula a realidade, em que o cuidador adota uma criança (virtual). É possível assim a angariação de fundos para ajudar instituições e organizações sem fins lucrativos que apoiem a educação e o desenvolvimento e bem-estar de uma criança (real). 


Medical Smart Garbage Can – Escola Sec. de Nelas 

Uma solução direcionada para contentores de resíduos domésticos ou hospitalares que medem o armazenamento e disparam alarmes de recolha e substituição quando se encontram cheios. Com uma monitorização que permite aos colaborados serem notificados no seu dispositivo móvel. 


CAAP – Escola Secundária de Vila Verde 

Uma solução direcionada para todos os alunos do Ensino Especial e Educação Inclusiva, que diariamente têm a possibilidade de receber lembretes e ter uma check list das várias tarefas importantes, desde a higiene aos horários escolares ou de autocarros. 


FaceHunt – Escola Sec. Maia 

Esta solução apresenta como objetivo minimizar os gastos de energia desnecessários relacionados com a utilização de televisões. É através de um dispositivo de deteção facial, que caso a face seja detetada, manter-se-á a televisão ligada e caso a face deixe de ser detetada, a televisão desligar-se-á automaticamente. 


MaMonstro Clothing – Escola Básica e Secundária de Padrão da Légua, Matosinhos 

É uma aplicação que diariamente sugere um conjunto de roupas para vestir baseado num inventário existente. Pode variar de acordo com as condições climatéricas e cor. 


Genius – Fralda Inteligente – Escola Sec. de Nelas 

Uma solução que se baseia na criação de uma fralda inteligente para pessoas acamadas, de forma a melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, com monitorização e medição contínua dos níveis de humidade/ph/temperatura, detetando quando a fralda necessita de ser trocada. 


Premiados InGaming 

1º Equipa LoL (League of Legends): Os Tigres Multicoloridos 

1º FIFA: Skreibar 


Premiados Encontro Regional Centro-Sul e Madeira:

Safe Street, Escola Básica 2/3 do Estreito de Câmara de Lobos, MADEIRA 

Deteta anomalias nas estradas do concelho. Qualquer pessoa que a instale a app pode reportar o problema às entidades competentes. A aplicação permite tirar uma fotografia, selecionar a localização e descrever o problema em tempo real. 


Match2Learn, Escola Secundária Fernando Namora, Amadora 

Consiste num programa mentor-mentorado, em que alunos da mesma ou de outras turmas se oferecem para ajudar outros alunos. 


Recycle Master, Real Colégio de Portugal 

Aplicação acessível a todos que facilita a aprendizagem da reciclagem. Permite tirar fotografias aos objetos que se pretende reciclar, conhecer a cor correspondente ao caixote no qual depositar. 


Mares e Corrente de lixo, Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo 

Aplicação que georreferência de depósitos de lixo com o recurso a sensores de monitorização das marés. Com objetivo de alertar para as questões relacionadas com o lixo marinho; localizar o lixo nas praias; monitorizar o percurso do lixo nas águas. 


Come In Guide, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém 

App de apoio a imigrantes para procedimentos de caráter funcional, no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas. 


Conpact - Orgs Connected, Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco 

É uma ideia que visa beneficiar as associações dos municípios oferecendo uma plataforma intermediária que facilita a gestão e a partilha de recursos entre elas. 


Com-Take, Escola Secundária de Moura 

Evita que a comida de qualidade acabe no lixo, tendo como principal objetivo os desperdícios de comida dos estabelecimentos, como restaurantes, hotéis, pastelarias e supermercados. 


PetSitty, Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar 

Aplicação para ajudar os donos de animais em Portugal no alojamento dos seus animais, enquanto estão ausentes de férias/viagens. 


2.0 - Stool, Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo 

Pretende melhorar o aproveitamento escolar, partilhando informações sobre clubes ou concursos e diversas matérias. Não existe nenhuma app (na atualidade) que reúna estas competências. 


Prémio do Público

Food It, Escola Secundária Fernando Namora, Amadora 

Aplicação que oferece opções económicas para uma alimentação mais saudável e nutritiva, e além disso fornecer informações e estratégias para uma alimentação mais sustentável. 

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