Total Pageviews

19,554,911

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O papel do citizen developer na empresa

O papel do citizen developer na empresa
Share it:
O papel dos citizen developers na empresa
O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas trouxe uma nova geração de citizen developers. O aparecimento de plataformas no-code criou oportunidades para os trabalhadores de diferentes áreas criarem as próprias aplicações, alterando os modelos tradicionais de TI. Esta mudança conduziu a uma maior colaboração e agilidade nas organizações e está a mudar a forma como trabalhamos. Como empresa totalmente dedicada ao no-code, a Masterlink revela a forma como os citizen developers estão a moldar o futuro das TI e das empresas.

A ascensão do no-code: como estão os citizen developers a mudar o mercado
O surgimento do no-code permitiu que os trabalhadores criassem as suas próprias soluções sem conhecimentos especializados em programação. O citizen developer alterou o funcionamento dos departamentos de TI tradicionais, democratizando a tecnologia e colocando mais poder nas mãos dos utilizadores empresariais. O seu aumento assinala uma mudança fundamental no sentido de uma maior colaboração e agilidade no local de trabalho. As plataformas sem código estão a permitir que os citizen developers criem fluxos de trabalho empresariais mais eficientes e eficazes, conduzindo a um aumento da produtividade nas organizações.

As vantagens e os desafios da adoção de citizen developers nos departamentos de TI
O desenvolvimento por parte dos citizen developers pode ser uma forma económica para as organizações criarem e implementarem soluções rápidas. Ao capacitar os funcionários não especializados em TI, é possível aproveitar um conjunto mais alargado de criatividade, experiência e conhecimentos, levando a um melhor alinhamento entre as unidades de TI e de negócio, bem como a soluções mais inovadoras e com maior impacto.

Criar uma cultura de citizen development: melhores práticas e estratégias
Para promover uma cultura de citizen development, as organizações devem proporcionar formação e apoio aos colaboradores que pretendam criar as próprias soluções. Tal pode incluir o acesso a plataformas no-code de fácil utilização ou a oferta de workshops e formações especializadas. Incentivar a colaboração multifuncional entre as unidades empresariais e as TI pode conduzir a soluções mais inovadoras e com maior impacto.
A direção também deve desempenhar um papel na promoção do citizen development, definindo objetivos claros, fornecendo recursos e reconhecendo o contributo dos citizen developers, podendo incluir a criação de recompensas e incentivos para projetos bem-sucedidos, ou a apresentação de soluções bem-sucedidas, desenvolvidas por citizen developers, em reuniões e comunicações da empresa.

O impacto dos citizen developers na produtividade e na inovação
Os citizen developers podem trazer uma perspetiva e uma compreensão única dos processos empresariais, conduzindo a fluxos de trabalho mais simplificados e eficazes. Ao criar as próprias soluções, os citizen developers podem desenvolver um alto nível de especialização e propriedade, viabilizando a tomada de decisões mais rápidas e o aumento da agilidade e da produtividade. Podem, também, identificar e resolver problemas e desafios em tempo real, promovendo a melhoria contínua em toda a organização.
Em contrapartida, os projetos tradicionais de TI exigem um tempo de execução significativo e podem não ser tão reativos às necessidades em mudança. Ao permitir que os utilizadores empresariais assumam a liderança e respondam às suas próprias necessidades, as empresas estão a responder de forma mais eficaz às necessidades dos seus clientes.

O futuro do trabalho: como os citizen developers estão a moldar o futuro das TI e das empresas
À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que o citizen development se torne mais frequente, conduzindo a uma maior simplificação da tecnologia e a uma maior inovação, bem como à alteração do papel dos TI para um apoio ao citizen development, em vez do seu controlo. As empresas que adotam o citizen development e criam uma cultura de colaboração e inovação estarão mais bem equipadas para prosperar num cenário cada vez mais competitivo e digital.

«A ascensão dos citizen developers teve um impacto significativo nas TI e nas empresas, conduzindo a uma maior colaboração e inovação. Ao capacitar os funcionários não especializados, as organizações podem aumentar a produtividade, otimizar os fluxos de trabalho e promover a melhoria contínua», refere Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações na Masterlink.

O mesmo responsável garante que «os citizen developers têm o potencial de moldar o futuro do trabalho, conduzindo a uma maior democratização da tecnologia e a mais inovação. É uma altura empolgante para fazer parte deste movimento em crescimento, e mal podemos esperar para ver onde nos leva a seguir».

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

PlayStation marca presença no Fan Festival da Final da UEFA Women’s Champions League em Lisboa

 PlayStation marca presença no Fan Festival da Final da UEFA Women’s Champions League em Lisboa   A PlayStat