Total Pageviews

19,688,058

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Gestão de dados é uma prioridade para 87% dos líderes de empresas que querem implementar Inteligência Artificial

Gestão de dados é uma prioridade para 87% dos líderes de empresas que querem implementar Inteligência Artificial
Share it:
Gestão de dados é uma prioridade para 87% dos líderes de empresas que querem implementar Inteligência Artificial

A Salesforce (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o relatório State of Data & Analytics, construído com base num inquérito a mais de 10.000 profissionais do setor em 18 países. A conclusão é clara e 87% dos entrevistados afirmam que os avanços na Inteligência Artificial (IA) fazem da gestão de dados uma prioridade ainda maior.
A segurança e a fiabilidade dos dados já são características vistas como essenciais há muito tempo, para o sucesso das iniciativas das empresas. Mas os rápidos avanços na IA tornaram estes elementos ainda mais importantes.

Quase nove em cada dez (87%) dos analistas de dados e profissionais de TI concordam: os avanços na IA tornam a gestão de dados numa prioridade. Para enfrentar estes desafios, os especialistas na área estão a concentrar-se na melhoria do governance em torno dos dados e na criação de uma cultura de dados para enfrentar os desafios do momento.

Confiança e gestão de dados no centro dos avanços em IA

As empresas hoje estão focadas em aproveitar a IA generativa para melhorarem a produtividade, a eficiência e aumentarem as suas receitas. Uma pesquisa recente da Salesforce revela que os primeiros utilizadores já estão a ver resultados, incluindo tempos mais rápidos na resolução de atendimentos ao cliente, e aumentos de vendas. Assim, não é de admirar que os líderes empresariais temam ficar para trás, com 77% a confirmar esta preocupação.

Mas para tirar maior partido da IA, os dados devem estar em ordem. Capacitar uma IA eficaz – generativa ou não – requer entradas de dados seguras e confiáveis. Na verdade, 92% dos inquiridos afirmam que a necessidade de dados confiáveis ​​é maior do que nunca.

As equipas mais próximas dos dados têm maior confiança na precisão dos mesmos. No entanto, mesmo estas têm muito espaço para melhoria: apenas 57% dos líderes de dados participantes no estudo estão totalmente confiantes nos seus dados. Os departamentos de linhas de negócios, como marketing, vendas e serviços, são ainda mais céticos, com uma média de 43% a confiar totalmente nos seus dados.

Fiabilidade é prejudicada pelas ameaças à segurança e pouca harmonização dos dados

Embora a falta de confiança seja a principal razão da luta das empresas para a utilização de dados para sustentar soluções baseadas em IA, o principal desafio entre os inquiridos é a ameaça à segurança da informação.

As crescentes preocupações com a cibersegurança são agravadas por outro fator importante: os dados organizacionais estão a aumentar, tanto em volume como em complexidade, expandindo a superfície de ameaças e tornando mais difícil trabalhá-los.

Mais de dois terços (68%) das equipas de análise e TI preveem que os volumes de dados vão aumentar substancialmente nos próximos 12 meses. Em média, os líderes técnicos esperam um crescimento de cerca de 20% numa variedade de fontes, incluindo dados próprios, dados de terceiros e dados de dispositivos.

O aumento da complexidade é mais do que uma consideração de segurança: é um desafio técnico. Depois das ameaças à segurança, os líderes analíticos e de TI citam a falta de harmonização de dados como a maior barreira para extrair valor das suas fontes de dados. Os efeitos posteriores de dados díspares e isolados preocupam os líderes empresariais, que citam volumes de dados esmagadores e a falta de uma única fonte de verdade como as principais barreiras para aproveitarem os seus próprios dados.

Governance e cultura próprios são essenciais para aproveitar os dados de forma eficaz

Governance de dados é uma parte fundamental para o sucesso da IA – ou seja, o conjunto de regras ou políticas através das quais as informações são recolhidas, geridas, armazenadas, medidas e comunicadas dentro de uma organização.

Ao estabelecer parâmetros claros para acesso, privacidade, segurança e retenção de dados, as empresas experientes aproveitam o governance de dados para garantirem a qualidade, democratizarem o acesso e protegerem a privacidade. Um governance de dados eficaz pode fornecer clareza sobre questões-chave como a precisão dos dados (por exemplo, os dados estão corretos e sem discrepâncias?), integridade (estou a obter a imagem completa?), fiabilidade (os dados são consistentes e confiáveis ao longo do tempo e em todos os contextos?) e relevância (os dados fornecem o insight de que preciso?).

A grande maioria dos líderes analíticos e de TI entrevistados usa o governance de dados como uma ferramenta para garantir e certificar a qualidade básica dos dados (85%), uma estrutura para inspirar confiança nos dados (84%) e uma forma eficaz de democratizar o acesso aos dados (81%).

É claro que melhorar a confiança nos dados é mais do que uma solução técnica; promover uma forte cultura de dados — criando uma mentalidade e uma prática em torno do valor de ser uma empresa orientada por dados — é fundamental para impulsionar a confiança e a adoção. O relatório identificou ainda que as empresas orientadas por dados têm melhor desempenho em quase todas as métricas. Mais de 7 em cada 10 empresas estão a aumentar os orçamentos para ferramentas de análise de dados e treino.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

Cegid lança assistente financeiro inteligente baseado em IA para ajudar gestores na tomada de decisões

Cegid lança assistente financeiro inteligente baseado em IA para ajudar gestores na tomada de decisões