Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Grupo Lenovo: Resultados do Terceiro Trimestre 2023/24

Grupo Lenovo: Resultados do Terceiro Trimestre 2023/24
Share it:
A Lenovo retoma o crescimento anual (year-on-year) das receitas – desempenho impulsionado pela resiliência das atividades principais e pela eficácia da transformação
O Grupo Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), juntamente com as suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou hoje os resultados do terceiro trimestre, que indicam que as receitas do Grupo aumentaram 3% em relação ao ano anterior, para 15,7 mil milhões de dólares, e que a rentabilidade do Grupo melhorou trimestre a trimestre pela segunda vez consecutiva. O lucro líquido foi de 357 milhões de dólares americanos numa avaliação não-baseada nos Hong Kong Financial Reporting Standards (não-HKFES) [1], com a margem de lucro líquido a aumentar 0,4% em relação ao trimestre anterior, para 2,3%. Os motores de crescimento diversificado do Grupo continuaram a apresentar um forte desempenho, com as receitas provenientes de atividades não relacionadas com PC a representarem 42% das receitas do Grupo, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

As melhorias consistentes de trimestre para trimestre nos últimos trimestres foram impulsionadas pela resiliência dos principais negócios do Grupo e pela eficácia alargada da sua transformação em curso. O negócio SSG atingiu um marco importante ao ultrapassar o limiar de receitas de 2 mil milhões de dólares, alcançou um lucro operacional recorde com uma margem operacional superior a 20% e aumentou as receitas dos serviços geridos e dos serviços de projetos e soluções, numa base anual, durante 11 trimestres consecutivos. O negócio ISG registou um crescimento trimestral das receitas e atingiu um recorde de receitas de mil milhões de dólares para os seus negócios de armazenamento, software e serviços. Globalmente, o negócio de IDG retomou o crescimento das receitas, ultrapassou o mercado e alcançou um crescimento anual no fornecimento de PCs, mantendo a sua rentabilidade líder no setor.

Destaques Financeiros:


3º trimestre 23/24

US$ milhões

3º trimestre 22/23

US$ milhões

Alteração


Receitas do Grupo

15,721

15,267

3%

Rendimento antes de impostos

471

605

(22%)

Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas)

337

437

(23%)

Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS) [1]

357

447

(20%)


Resultado básico por ação (Cêntimos de dólar americano)

2,81

3,65

(23%)


Citação do Presidente e CEO – Yuanqing Yang:

"No último trimestre, cumprimos a nossa promessa e retomámos o crescimento anual das receitas, impulsionado tanto pela resiliência dos nossos principais negócios como pela eficácia da transformação orientada para os serviços. Olhando para o futuro, o nosso compromisso com a inovação em IA, as nossas capacidades de computação do bolso para a cloud, o portefólio completo de dispositivos inteligentes, infraestruturas inteligentes, soluções e serviços inteligentes, combinados com as nossas parcerias com outros líderes importantes em IA, garantirão que estamos bem posicionados para captar as enormes oportunidades em IA."

Acelerar a liderança em IA

O Grupo está a capitalizar as oportunidades de crescimento significativas proporcionadas pela era da IA. Em particular, a tendência emergente da IA híbrida está a impulsionar diretamente a procura de PCs com IA, uma tendência que estimulará outro ciclo de atualização da indústria, uma vez que os utilizadores necessitam de dispositivos concebidos para uma maior criatividade e produtividade. A par dos dispositivos, a IA híbrida está a impulsionar o aumento da procura de infraestruturas híbridas e a procura dos clientes por aplicações, soluções e serviços nativos de IA, como consultoria, conceção, desenvolvimento e manutenção – potenciando o crescimento em vários setores verticais de clientes.

Para continuar a reforçar a sua posição única na era da IA, a Lenovo continua a investir em inovação. O número de funcionários em I&D aumentou ano a ano em mais de 25% do número de funcionários do Grupo, com a relação entre despesas de I&D e receita para todo o ano fiscal no caminho certo para atingir um recorde histórico. Esse investimento contínuo, juntamente com um portfólio completo de dispositivos, infraestrutura, soluções e serviços habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA, é a base da visão da Lenovo de 'IA para Todos' – mudando a maneira como indivíduos e empresas vivem e trabalham, e irá impulsionar o futuro crescimento sustentável do Grupo.

Os recentes anúncios de IA do Grupo incluem uma parceria com a Anaconda para acelerar o desenvolvimento e a implementação de IA das estações de trabalho de ciência de dados de alto desempenho da Lenovo, um conjunto de dispositivos e soluções alimentadas por IA anunciados no evento anual da CES, uma expansão da sua plataforma de cloud híbrida para IA com novas soluções hiperconvergentes ThinkAgile e servidores ThinkSystem, e uma oferta recém-lançada de ciber-resiliência como serviço (CRaaS).

Solutions and Services Group (SSG): Recorde de receitas, recorde de lucros operacionais, impulsionando as soluções de IA

Desempenho do 3º trimestre FY23/24:
  • Receitas recorde de 2 mil milhões de dólares, com um crescimento anual de dois dígitos. Lucro operacional recorde com margem operacional superior a 20%.
  • Os serviços de apoio protegidos e o software são os principais impulsionadores de lucro do SSG.
  • Expansão mais acentuada dos serviços geridos e dos serviços de projetos e soluções, que, em conjunto, representam agora 55% das receitas do SSG, um aumento de 1,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior e um crescimento consecutivo em relação ao ano anterior durante 11 trimestres consecutivos.

Oportunidades e Crescimento Sustentável:
  • O SSG tem uma forte dinâmica para as suas ofertas hero, incluindo Digital Workplace Solutions (DWS), Hybrid Cloud e soluções e serviços de sustentabilidade.
  • O SSG concentrou as suas ofertas hero para apoiar indústrias verticais específicas com soluções inteligentes, conquistando grandes negócios de clientes.
  • Aumento da procura por parte dos clientes por tecnologia com IA utilizada em casos de utilização da indústria – com serviços de acompanhamento como consultoria, design e implementação – potencia o crescimento dos serviços de IA em diferentes sectores verticais

Infrastructure Solutions Group (ISG): Capturar oportunidades na Infraestrutura de IA

Desempenho do 3º trimestre FY23/24:
  • O ISG registou um crescimento trimestral das receitas pelo segundo trimestre consecutivo.
  • As receitas combinadas de armazenamento, software e serviços atingiram um valor recorde de mil milhões de dólares.
  • O ISG espera continuar a ser um sólido número 3 a nível mundial, tanto para o armazenamento como para a infraestrutura de IA.

Oportunidades e Crescimento Sustentável:
  • Prevê-se que o servidor de IA cresça quase duas vezes mais depressa do que o mercado total de servidores.
  • O ISG está a desenvolver parcerias estratégicas importantes para reforçar a competitividade do seu portfólio.
  • A ascensão da IA está a impulsionar uma maior procura por infraestruturas inteligentes (melhor desempenho, gestão mais inteligente e menor consumo de energia). A Lenovo é única com seu abrangente portfólio Edge to Cloud, programa AI Innovators e Centros de Inovação em IA, fornecendo soluções pré-validadas verticais e horizontais para a indústria.

Intelligent Devices Group (IDG): Retoma do crescimento e consolidação da liderança

Desempenho do 3º trimestre FY23/24:
  • O IDG registou um trimestre forte, com as receitas a retomarem o crescimento graças a uma estratégia clara, a um investimento consistente na inovação e à excelência operacional.
  • A recuperação continuada do mercado de PCs fez com que o IDG superasse o desempenho do mercado e regressasse ao crescimento anual dos fornecimentos, com a maior quota de mercado desde o Covid, quase 24%. A América do Norte destacou-se com um crescimento anual das receitas de PC de 20%.
  • O negócio dos dispositivos não-PC registou progressos encorajadores. As atividades relacionadas com os smartphones e os tablets voltaram a registar um elevado crescimento anual de dois dígitos nos fornecimentos, com um premium significativo em relação ao mercado de mais de 20 pontos. Os fornecimentos de smartphones aumentaram 32% em relação ao ano anterior, com um grande crescimento na Ásia-Pacífico, na região EMEA e na América do Norte.

Oportunidades e Crescimento Sustentável:
  • A tendência da IA híbrida irá impulsionar a procura de dispositivos e outro ciclo de atualização, criando potencial de crescimento e melhorias nas margens.
  • A Lenovo tem uma oportunidade única de desenvolver uma experiência de IA totalmente unificada que abrange os ecossistemas digitais dos utilizadores, incluindo PC, tablets e smartphones.

Destaques ESG

A Lenovo foi reconhecida por várias conquistas ESG no último trimestre, incluindo:

[1] A medida não-HKFRS foi ajustada excluindo as variações líquidas do justo valor dos ativos financeiros ao justo valor através dos lucros ou prejuízos, a amortização dos ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, os encargos relacionados com fusões e aquisições e os correspondentes efeitos do imposto sobre o rendimento, caso existam.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: