Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Exposição de Ildebranda Martins no Castelo de Mértola

Exposição de Ildebranda Martins no Castelo de Mértola
Share it:
No dia 1 de junho inaugura a minha exposição individual “Retalhos Artísticos”, na galeria de arte do Castelo de Mértola.

A exposição estará patente até o dia 29 de junho.

Sobre o tema:





As minhas obras denunciam-me e revelam os meus pensamentos. Se forem assistidas por memórias descritivas fico completamente despedida dos personagens que vou criando no dia a dia. A nudez, em cada exposição, revela as minhas reflexões, as minhas opiniões, os meus sentimentos e ideais. Há quem fique surpresa nas minhas exposições com as minhas obras porque publicamente e socialmente, tendo a ser publicamente correta, equilibrada, sensata e ponderada e as peças que crio , revela uma pessoa com atitudes de rebeldia e comportamentos de contestação. Julgo que à autonomia mental, de quem espreita por um tubo de ensaio, como uma cientista, junto-lhe a criatividade e a imaginação na junção de matérias. Crio então uma manta de retalhos artísticos. O que exponho são sinónimos de reflexões, frutos de pensamentos e correspondem quase sempre a momentos de introspeção sobre o mundo que me rodeia, mobiliza, anima e concede-me energia para viver.
Sobre o local expositivo:

O Castelo de Mértola, do concelho de Mértola e distrito de Beja, situa-se no topo de uma colina, numa posição dominante e foi sede da ordem de Santiago (XIV). As escavações arqueológicas denunciam uma presença islâmica anterior à sua construção, mas também há registos históricos da presença de Romanos e Visigodos. É definitivamente uma varanda sobre o rio Guadiana e um monumento nacional de um valor histórico extremamente rico pela diversidade de história que contém.
Sobre a artista:

Sou portuguesa nascida em Angola em 1965, sou artista plástica e curadora de arte. Os meus trabalhos artísticos atuais são basicamente instalações, muitas delas assentes em manequins e a sua utilização como matéria-prima artística nos últimos anos (2008-2022), decerto, está relacionado com a minha necessidade crescente de criar ambientes cinéfilos e teatrais, em que a fantasia e a realidade se fundem e em que o sonho se torna realidade e vice versa. Atualmente, além de artista, sou também curadora na GALERIA BELTRÃO COELHO, um projeto de responsabilidade social, onde se procura proporcionar aos artistas condições favoráveis para exporem e divulgarem o seu trabalho sem contrapartidas financeiras, e que sirva de incubadora para parcerias culturais. Também sou autora, fundadora e coordenadora três projetos coletivos, “MULHERES COM ARTE”, “UNIVERSO AFRICANO” e “UP CREATORS”.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: