Centro de Cidadania Digital de Valongo celebra 9ª edição com Demoday e mostra como a tecnologia transforma a comunidade
O Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCDV), laboratório de inovação social com tecnologia da Câmara Municipal de Valongo e do CDI Portugal, assinalou mais um ano de atividade com a 9ª edição do Demoday, um evento que reuniu projetos desenvolvidos ao longo do ano por escolas e pela comunidade do concelho.
Cerca de 500 alunos apresentaram soluções tecnológicas
No Fórum Cultural Vallis Longus, alunos dos quatro Agrupamentos de Escolas de Valongo apresentaram soluções tecnológicas desenvolvidas no âmbito de vários programas do CCDV, como o Apps for Good, a Robótica Sustentável, o InGaming Vai às Escolas e a Arena Robótica do CCDV. Em formato de Marketplace, os projetos foram avaliados por um júri multidisciplinar que elegeu os vencedores em diferentes categorias.
A cerimónia final contou com a presença de Paulo Esteves Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, de Orlando Rodrigues, Vereador da Educação, Juventude, Empreendedorismo Social, Desporto e Recursos Humanos do Município, e de João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.
Projetos vencedores na categoria Robótica Sustentável
Na vertente de Robótica Sustentável foram premiados os projetos “Boavista Sustentável”, da Escola Básica da Boavista (Agrupamento Vallis Longus); “Modelo de Rotação da Terra”, da Escola Básica da Azenha (Agrupamento de Campo); “Máquina de venda de rebuçados em papel”, da Escola da Bela (Agrupamento de Ermesinde); e “Super Carros”, da Escola Mirante dos Sonhos (Agrupamento São Lourenço).
Apps for Good: tecnologia ao serviço do dia a dia
Na categoria Apps for Good destacaram-se o projeto “Espaço Seguro”, da Escola da Gandra (Agrupamento de Ermesinde); a app “Lanche Plim”, da Escola Básica de Balselhas (Agrupamento de Campo); e “Respira e Relaxa”, da Escola Básica do Valado (Agrupamento Vallis Longus).
InGaming Vai às Escolas: reflexão sobre o mundo digital
O programa InGaming Vai às Escolas distinguiu vários projetos em diferentes subcategorias. Na Discriminação dos videojogos, foi premiado o projeto “Game Over para o preconceito”, da Escola Secundária Inês de Castro. Nas Estratégias de Prevenção e equilíbrio, foram reconhecidos os “Super-Heróis do Bem-Estar Digital”, da Escola Básica de Pedras Rubras, e “Ecrãs e Equilíbrio: Usar bem para viver melhor”, da Escola Secundária Inês de Castro.
Na temática da Adição aos videojogos, foram distinguidos “Perigos dos videojogos”, da Escola Básica e Secundária Águas Santas, e “Canal: Entre Elas e Eles”, da Escola Secundária Inês de Castro. Já em Benefícios e Riscos dos Videojogos, brilhou o “ProfiGaming”, da Escola Profitecla. Por fim, em Comportamentos problemáticos relacionados com ecrãs, foi premiado o projeto “Só mais três minutos”, da Escola Secundária Inês de Castro.
Outras iniciativas reconhecidas
Foram ainda reconhecidos projetos como Literacia Digital Sénior, Rádio do CCDValongo, Ethical Hacking, Inteligência Artificial e Ética, Coder Dojo Casas Sustentáveis e Jogos — iniciativas que, no conjunto desta 9ª edição, envolveram cerca de 4.000 pessoas.
Nove anos a colocar a tecnologia ao serviço das pessoas
Criado em janeiro de 2018, o CCDV é hoje um espaço de referência onde milhares de participantes transformaram aprendizagens em ação, desenvolvendo competências e criando projetos que respondem a desafios reais do quotidiano. Mais do que um fim em si mesma, a tecnologia é encarada como ferramenta ao serviço da educação, das pessoas e da comunidade — uma abordagem que continua a posicionar Valongo como um exemplo nacional em inovação social digital.
Siga o NetThings no Google News
Fique a par de todas as novidades tecnológicas em tempo real.
⭐ SEGUIR NO GOOGLE NEWS
Participar na conversa