Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como restringir partilha de dados no Facebook

Como restringir partilha de dados no Facebook
Share it:
Fonte: AbertoatedeMadrugada

O recente escândalo do uso indevido de dados de utilizadores do Facebook ainda vai dar bastante que falar, mas entretanto os utilizadores poderão querer limitar desde já as informações que continuam a ser partilhadas sem o seu conhecimento nem consentimento explicito.


A táctica utilizada para recolher dados de milhões de utilizadores à custa de algumas centenas de milhares torna-se mais preocupante quando se descobre que não foi uma "falha" mas sim algo que o Facebook permite... e que continua a permitir.

Embora a maioria dos utilizadores possa não saber; quando um utilizador acede a uma app ou site através do login do Facebook, está implicitamente a permitir que esse serviço possa aceder a uma vasta quantidade de informação, não só sobre si próprio, como sobre todos os seus amigos!

Um salto à página de definições do Facebook (que poucos visitarão) revela a escala do problema e também dá acesso às opções que nos permitem restringir ou eliminar esse acesso. Para quem quiser cortar o mal pela raiz, poderá dirigir-se à secção "Apps Websites e Plugins" e desactivar completamente o acesso - mas no processo fazendo com que deixe de ser possível entrarem em sites ou jogos onde utilizem o login via Facebook.

Pelo que, uma opção menos radical passa por ajustar a informação partilhada na secção "Apps Others Use".

É aqui que poderemos ficar surpreendido com a quantidade dos nossos dados que pode ser partilhada, bastando que um dos nossos amigos faça login com Facebook em qualquer lado, sem ter consciência das implicações que isso poderá ter.

Mesmo com o Facebook a dizer que actualmente já não permite partilhar informação por esta via, continua activo a partilha de coisas como a data de aniversário, relações familiares, se está online ou não, cidade onde nasceu e reside, onde estudou e onde trabalha, coisas que gosta, etc.

Será recomendável desactivar todas elas - que nunca sequer deveriam ter sido seleccionadas sem o consentimento expresso do utilizador. Uma coisa é um utilizador optar por partilhar a informação que quer, quando quer; outra completamente diferente é que uma pessoa terceira esteja inadvertidamente a dar acesso a toda esta informação sem que o visado esteja sequer informado disso.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: