Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Boxs TV compatíveis com Netflix HD e UHD (4K) - Todo o processo

Boxs TV compatíveis com Netflix HD e UHD (4K) - Todo o processo
Share it:
Com a crescente popularização das plataformas de streaming em especial Netflix, existe um pergunta que sem tem colocado muito: Quais as Boxs TV que são compatíveis com Netflix HD e UHD?

Boxs TV compatíveis com Netflix HD e UHD (4K)  - Todo o processo
Infelizmente a resposta não é assim tão simples. Existem milhares de modelos, mas são poucos aqueles que se conhecem que são certificados para correr Netflix de HD para cima.

Dependendo da subscrição que escolheste, de existe a possibilidade de escolher Netflix 4K porque não? Se temos uma TV 4K, uma subscrição 4K, então o conteúdo deve ser reproduzido em 4K (se estiver disponível)...

Todas a Boxs permitem correr a aplicação Netflix mas só as certificadas permitem correr de HD ou UHD, todas as outras apenas usufruis de Netflix SD.

A Netflix possui uma lista de dispositivos compatíveis, essa informação está inclusive no site deles, mas infelizmente não há referência a nenhuma Box Android nem outro tipo de Box, mas elas existem.

Por isso e pelo que se sabe, as únicas Boxs TV ou similares que suportam Netflix HD para cima são:

Desta lista ficam de fora marcas de Box de renome como a Minix ou a Zidoo.

Existem outras marcas como a Beelink ou a Mecool que afirmam ser certificadas pela Google e compatível com Netflix. Digamos que é uma meia verdade, elas realmente são compatíveis com a versão SD do Netflix e a certificação Google existe mas não garante Neflix HD ou UHD, garante sim a utilização de serviços Google e Assistente da Google.

Posso, admito o erro, não ter aqui todas as Boxs TV por isso se me esqueci de alguma, indica-nos nos comentários para completarmos esta lista.

Processo de Certificação Netflix


Grande parte do processo de certificação da Netflix está oculto, mas ainda se vai sabendo alguma coisa. Os dispositivos precisam passar por certos requisitos de hardware, como resolução (obviamente), profundidade de cor e suporte a H.264 \ H.265.

Mesmo que um determinado dispositivo que tenha todos esses requisitos, a Netflix ainda precisa de o testar e isso pode demorar um pouco.

A Netflix tem o direito de garantir qualidade de vídeo em 720p, 1080p e 4K, e por isso a certificação é um bem necessário.

Existem dezenas de milhares de dispositivos e os fabricantes precisam vender uma quantidade mínima de dispositivos numa região específica (ou seja, Estados Unidos) para obter a certificação Netflix. Sem essa certificação, a Netflix trata uma Box como de um simples tablet se tratasse.

Certificação Google e Android TV


Não há nenhuma Box certificada que corra Android normal, todas elas correm Android TV e existe um porquê. O Root numa Box faz a diferença (devem ser Box sem root), as empresas de streaming entendem que uma box com root é uma falha de segurança para o seu conteúdo e para ter acesso a informações privilegiadas da aplicação. Esta situação é muito bem explicada pelo Youtuber Carlos Correia.


Outro facto é que Android TV é uma vertente de Android especifica para as Televisões que torna a sua navegabilidade muito mais simples e usável.

Em 2010, a Google comprou uma pequena empresa chamada Widevine para reforçar os seus serviços de vídeo sob demanda e impedir a pirataria de vídeo.

A Widevine tinha acordos existentes com várias empresas, incluindo Netflix, que ainda hoje estão em vigor.

Para oferecer suporte à resolução HD para aplicações de streaming de vídeo como YouTube ou Netflix, um fabricante precisa ser certificado pela Google num dos níveis Widevine DRM, neste preciso caso precisa de ter o nível de Segurança L1, ou seja, tem que suportar Google Widevine Modular DRM com o nível de segurança L1.

Para teres a certificação Netflix, numa Box Android, obrigatoriamente tens que ter a certificação Google. Mas a certificação Google, como explicamos em cima não te garante certificação Netflix, como muitos dos fabricantes fazem querer.

Em certa parte é muito injusto para os fabricantes de Boxs TV e porquê? Sem vender um X de unidades, eles não podem obter o Netflix HD, mas sem o Netflix HD, será muito difícil vender bastantes unidades.

Mas existe também aqui interesses da Netflix e cada um se governa como pode.A Netflix tem interesse me trabalhar só com alguns, e por isso ha jogadas por trás que não nos interessa.

Qual a subscrição Netflix que tens?


A Netflix oferece três planos de streaming para satisfazer as tuas necessidades. O plano que escolher irá determinar o número de dispositivos em que pode ver em streaming a Netflix em simultâneo e também a qualidade máxima que podes obter.
  • O Plano Base permite ver em streaming séries de televisão e filmes da Netflix num dispositivo de cada vez, em definição padrão (SD). Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para um telemóvel ou tablet. 
  • O plano Standard permite ver em streaming séries de televisão e filmes da Netflix em dois dispositivos em simultâneo e em alta definição (HD), quando disponível. Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para dois telemóveis ou tablets. 
  • O plano Premium permite ver em streaming séries de televisão e filmes da Netflix em quatro dispositivos em simultâneo e em HD (Alta Definição) e UHD (Ultra Alta Definição), quando disponível. Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para quatro telemóveis ou tablets. 
A nível de preços as subscrições em Portugal andam de momento assim, mas podem sempre sofrer alterações.

Boxs TV compatíveis com Netflix HD e UHD (4K)  - Todo o processo

Qual a velocidade da tua Internet?


A Netflix recomenda que tenhas pelo menos um fluxo de 5 Mbps (Megabit por segundo) para suportar vídeo HD:
  • 0,5 Megabits por segundo - Velocidade de banda larga necessária 
  • 1,5 Megabits por segundo - Velocidade de banda larga recomendada 
  • 3,0 Megabits por segundo - Recomendado para qualidade SD (420p) 
  • 5,0 Megabits por segundo - Recomendado para qualidade HD (720p ou 1080p) 
  • 25 Megabits por segundo - Recomendado para qualidade Ultra HD (4K UHD) 

Por isso além do contratado na operadora tens que ver que outros dispositivos estão a consumir a tua largura de banda lá por casa.

Outra questão pertinente é o traffic shapping levado a cabo pelas operadoras. É ilegal mas elas fazem-no na mesma.

Posto isto, espero ajudar a tirar algumas duvidas em relação a quais as Boxs TV que são compatíveis com Netflix HD e UHD e qual todo o processo de certificação e também o que temos que ter em conta.
Share it:

boxtv

info

Post A Comment:

0 comments: