Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O Kodi é seguro?

O Kodi é seguro?
Share it:
Muitos utilizadores do Kodi perguntam se é seguro e legal usar este. A legalidade já aqui respondemos, sim é legal e neste artigo vamos falar se é ou não seguro usar o Kodi.
O Kodi é seguro?
Para quem é novo nestas andanças aconselhamos a ver o nosso Guia de utilização do Kodi para ficar mais familiarizado.
 
O Kodi é um software de código aberto de reprodução de conteúdos multimédia. O KODI em si não tem conteúdo, mas tem uma grande capacidade de reproduzir diferentes formatos de média e de os organizar.
 
Contém uma variedade de add-ons dentro de um repositório oficial que são completamente seguros de serem utilizados mas também contém um data de add-ons e repositórios de terceiros e é aqui que pode vir o problema.
 
A natureza de código aberto do Kodi significa que os developers podem expandir a funcionalidade do Kodi continuamente, e alguns add-ons permitem que os utilizadores acedam a conteúdos cuja a origem é desconhecida. 
 
Estes add-ons externos podem causar problemas de segurança, pois podem deixar-te exposto a malware e outros tipos de ameaças online. 
 
O Kodi tem vindo a trabalhar na segurança.  Matt Huisman sugeriu algumas modificações e sugestões de melhoria para o sistema de add-ons do Kodi. 
Kodi - Restruturação do subsistema de add-ons
Sugestões essas que deram imenso trabalho à equipa do Kodi mas foram implementadas, transformando um pouco o sistema de add-ons e agora passamos a ter um novo paradigma.

O objetivo principal deste novo paradigma passou a ser melhorar a experiência do utilizador de add-ons e adicionar recursos de segurança para evitar que add-ons e repositórios maliciosos ou com fracas intenções. Podes ler aqui mais sobre isso.
 
O Kodi é seguro? 
 
Os add-ons disponíveis no repositório oficial do Kodi são seguros, verificados e não vão causar problemas. 

No entanto, add-ons externos que permitem que acedas a conteúdos externamente ao repositório oficial de add-ons do Kodi e podem incluir spyware ou malware potencialmente prejudiciais ao teu dispositivo. Estes add-ons não são verificados.

Aqui há uns tempos ouve casos de por exemplo de add-ons serem utilizados para minerar Criptomoedas.

Qual a melhor maneira de nos proteger?

Não estou com isto a dizer que não devemos utilizar add-ons de terceiros, muito pelo contrário. Muitas vezes são estes que chamam mais os utilizadores.

Existem pequenas coisas que nos ajudam a ficar mais seguros.

SafeKodi

SafeKodi é um add-on Kodi que visa informar os utilizadores do Kodi sobre add-ons potencialmente maliciosos instalados nos seus dispositivos.


Por exemplo, o SafeKodi é capaz de identificar addons que podem instalar malware ou injectar anúncios indesejados. O SafeKodi fornece ainda aos utilizadores a opção rápida de desabilitar addons marcados como inseguros.


VPN

Uma boa maneira de te protegeres a ti e ao dispositivo é usar uma VPN. Uma VPN encripta o teu tráfego, oculta a tua identidade de pessoas mal intencionadas, e protege suas informações pessoais e dispositivos contra possíveis falhas de segurança de add-ons externos. 

Existem algumas boas VPNs gratuitas como a Proton VPN ou a Urban VPN que provam que não é preciso gastar dinheiro para desenrascar.

Moderação no Uso

Não quero com isto dizer o que devem ou não instalar. Mas tenham cuidado, instalem o add-on ou repositório que conheçam e não instalem tudo o que aparece.

Não só metemos em causa a nossa segurança como também influenciamos o desempenho do Kodi.

Por isso se tens add-ons ou repositórios que não usas, desinstala.

Conclusão

O Kodi é seguro, sem dúvida, e é o utilizador que o pode tornar inseguro. Se usares o repositório oficial e os add-ons oficiais, não tens problemas, estes são verificados.

Se usares add-ons de terceiros de fontes desconhecidas, existe sempre risco nessas operações.
Share it:

Kodi

Post A Comment:

0 comments: