Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S
Share it:
Tanto a Xiaomi Mi Box S como o Xiaomi TV Stick 4K são dois aparelhos de streaming que recomendo vivamente pela sua boa qualidade.
Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S
Já tivemos a oportunidade de testar a Xiaomi Mi Box S. Podes ver o Review aqui. O Xiaomi TV Stick 4K acabou de ser lançado com a sua disponibilidade global ainda a ser muito limitada.

Tanto o Xiaomi TV Stick 4K como a Mi Box S são dois dispositivos com Android TV, ambos suportam resolução 4K, são compatíveis com Chromecast, certificados, que suportam uma grande quantidades de aplicações incluindo as mais procuradas no mundo como é o caso da Netflix, Amazon Prime Video, Disney +, etc.

Vamos então ver as diferenças entre eles por etapas.

Design e Conectividade

A Mi Box S tem um design típico de uma Box Android tradicional. Simples todo ele em preto onde tem apenas um entrada USB 2.0, uma entrada AV, porta HDMI e a porta do carregador.

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S

Já o Xiaomi TV Stick 4K é um dongle, um stick como o próprio nome diz, em forma de pendrive que fica escondido atrás da TV, como os Sticks da Amazon.  Apenas tem uma porta Micro USB para ligares o carregador.

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S

O Xiaomi TV Stick 4K é bem menor do que a Mi Box S, mais leve (42.8 g contra 147 g) e dispensa o uso de um cabo HDMI, porque ele próprio conecta à porta HDMI.

No entanto se tiveres uma TV presa na parede, e as portas HDMI forem viradas para trás, convém ter uma extensão HDMI para ligar o Xiaomi TV Stick 4K.

A Mi Box S e o Xiaomi TV Stick 4K têm wifi dupla. Ambos têm bluetooth mas a Mi Box S tem bluetooth na versão 4.2 e o Xiaomi TV Stick 4K na versão 5.0.

O controle remoto é basicamente o mesmo nos dois dispositivos. Pequeno e compacto, traz um anel que são as setas de navegação e um botão no meio, para confirmar. Apenas muda o logotipo porque entretanto a Xiaomi fez um redesign do seu logotipo e deixou de usar a sigla Mi.

Abaixo há os botões padrão de um dispositivo Android TV, Menu, Voltar e Home. Acima, há o botão Power e o da Google Assistente e na parte inferior, os controles de volume.

O Controle remoto do Mi Box S no inicio trazia botões de atalho para Netflix e um que dizia Live TV que podes configurar como atalho para o que quiseres mas mais recentemente já trazia o botão de atalho Netflix e o botão de atalho para Prime Video.

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S

O do Xiaomi TV Stick 4K já traz o botão de atalho Netflix e o botão de atalho para Prime Vídeo.

Xiaomi TV Stick 4K vs Xiaomi Mi Box S

A ultima coisa a referir no design é que a Mi Box depende sempre do carregador e no cado do Xiaomi TV Stick 4K pode ligar diretamente o cabo a uma porta USB da TV, e esta caso aguente (nem todas) pode servir de alimentação para os stick evitando assim poupar um ficha ou lugar na tomada.

Sistema Operativo

A Mi Box S sai da caixa com Android 8.1 Oreo, mas atualiza logo para o Android 9 Pie. O Xiaomi TV Stick 4K vem com Android 11 TV.

Estamos a falar de Android TV não de Android normal é preciso entender bem as diferenças. O Android TV é um sistema operativo otimizado para TVs com uma utilização mais simples e vocacionado para ser controlado por voz ou pelo comando.

O Google Assistente oferece recursos de comando de voz para abrir aplicações, consultar a previsão do tempo, reproduzir conteúdos e etc. Na parte de apps, é possível teres um integração brutal com aplicações como Netflix, Prime Video, YouTube, Spotify, Disney+ etc.

Por fim, o Android TV traz a função Chromecast, que permite espelhar conteúdos de telemóveis para o dispositivo sem ter que instalar nada.

Qualidade de imagem e som

Aqui existem algumas diferenças. A Mi Box S suporta resoluções de até 4K e o Xiaomi TV Stick 4K também. Ambos são capazes de reproduzir vídeos a até 60 fps.

Ambos suportam codecs VP9 e H.264, mas o Xiaomi TV Stick 4K também traz suporte ao mais recente AV1. A Google quer tornar este codec obrigatório.

Ele foi projetado para transmitir vídeo de forma eficiente pela Internet com um impacto mínimo na qualidade. A melhor parte é que é isento de royalties portanto, as empresas não precisam pagar nenhuma taxa de licenciamento, mas, infelizmente, a sua adoção tem sido bastante lenta.

A adoção do AV1 pode acelerar em 2022, já que a Google está a exigir que todos os novos produtos Android TV suportem decodificação de vídeo AV1.

Por outro lado a Mi Box S é compatível com HDR10 enquanto o Xiaomi TV Stick 4K é compatível com Dolby Vision.

A nível de dom ambos os dispositivos são compatíveis com os codecs de áudio Dolby Audio e Dolby DTS, que suportam som surround até 5.1. Apenas o Xiaomi TV Stick 4K é compatível com Dolby Atmos mas a TV também tem que o ser.

Características Xiaomi TV Stick 4K
  • Dimensões: 106,8 x 29,4 x 15,4 milímetros
  • Peso: 42,8 gramas
  • Resolução máxima: 4K
  • CPU: Cortex-A35 de 4 núcleos
  • GPU: Mali-G31 MP2
  • RAM: 2 GB de RAM
  • Armazenamento: 8 GB
  • Sistema Operativo: Android TV 11
  • Aplicações pré-instaladas: Netflix, Amazon Prime, YouTube
  • Conectividade sem fio: Wi-Fi 2,4 GHz / 5 GHz, Bluetooth 5.0
  • Formatos de vídeo: MKV, MPG, MPEG, DAT, AVI, MOV, ISO, MP4, RM Codecs de vídeo: MKV, MPG, MPEG, DAT, AVI, MOV, ISO, MP4, RM
  • Formatos de áudio: MP3, AAC, RM, FLAC Codecs de áudio: DTS HD, Dolby Atmos
  • Outros formatos suportados: JPG, BMP, GIF, PNG
  • Video decoder: AV1, VP9, H.265, H.264, MPEG-2, MPEG-1
  • Suporta 5.1 Saída de Som Surround: Sim;
  • Bluetooth: 5.0;

Características Xiaomi Mi Box S
  • GPU: Mali-450;
  • Sistema Operativo: Android 8.1 TV;
  • CPU: Cortex A53 Core: Quad-Core;
  • RAM: 2GB
  • Tipo de RAM: DDR3;
  • ROM: 8GB;
  • Wifi: 2.4GHz/5GHz;
  • Formato do Decodificador: H.263,HD MPEG4;
  • Formato de Vídeo: H.264, H.265, 3GP, 4K, DIVX, M4V, MKV, MP4, MPEG2, MPEG4, RM, RMVB, VC-1,VOB,WMV;
  • Formato de Áudio: AAC,AMR-NB,AMR-WB,APE,FLAC,OGG,WAV,WMA;
  • Formato das Fotos: BMP,GIF,JPEG,TIFF;
  • Suporta 5.1 Saída de Som Surround: Sim;
  • Bluetooth: 4.2;
  • Portas: HDMI versão 2, USB2.0, Audio 3.5;

Hardware

A Mi Box S usa um processador Amlogic S905X, quad-core de 1,5 GHz e uma GPU Mali-450. O Xiaomi TV Stick 4K usa o processador Cortex-A35 de 4 núcleos, quad-core de 1,5 GHz e a GPU, Mali-G31. O desempenho aqui é muito idêntico mas o A35 traz algumas melhorias.

O núcleo Cortex-A35 é 25% menor em comparação com o núcleo Cortex-A53 para uma configuração típica que inclui caches L1 de 32k, NEON e blocos cripto. O Cortex-A35 consome uma potência impressionante 32% menor por núcleo e é 25% mais eficiente em comparação com o Cortex-A53. Isso faz do Cortex-A35, menor e mais eficiente processador.

A nível de memória ambos têm 2GB de RAM e 8GB de armazenamento interno.

O armazenamento interno é igual em ambos, porém, a Mi Box S suporta expansão de armazenamento via porta USB, como já aqui explicamos.

Preço

Aqui é muito simples, a Mi Box S ronda um preço de 55€ enquanto o Xiaomi TV Stick 4K ainda está com o preço inflacionado de lançamento mas deve ir para valore igual à Mi Box S..

Resumo

Ambos os aparelhos são bons e cumprem bem a sua função. Ambos vão com certeza para o top das Boxs Android de 2022.

O Xiaomi TV Stick 4K e mais portátil mas tem menos conectividade. Não é que a Xiaomi Mi Box S tenha muita mas uma porta USB é o suficiente para ligares um HUB e conseguires aumentar o armazenamento e por exemplo ligar um cabo de rede como já explicamos neste artigo.

O Xiaomi TV Stick 4K já suporta AV1, é ligeiramente mais eficiente e temos uma versão de Android (Android 11 TV) mais recente com mais anos de suporte pela frente.
Share it:

boxtv

Post A Comment:

0 comments: