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NOVA IMS cria sistema que deteta os perigos online do ‘Gambling Addiction’ e permite atuar nos casos de risco

NOVA IMS cria sistema que deteta os perigos online do ‘Gambling Addiction’ e permite atuar nos casos de risco
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 NOVA IMS cria sistema que deteta os perigos online do ‘Gambling Addiction’ e permite atuar nos casos de risco

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa (UNL), está a desenvolver, com recurso à Inteligência Artificial (IA), uma nova ferramenta que deteta o chamado ‘Gambling Addiction’ ou ‘vício do jogo’ no comportamento dos portugueses que jogam online. Desenvolvida no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta ferramenta pode ter um enorme impacto social, dada a sua capacidade de reduzir os custos sociais e económicos associados à dependência do jogo.

A nova ferramenta desenvolvida pela NOVA IMS permite analisar três situações: em primeiro lugar identificar padrões de comportamento comuns registados entre jogadores durante um certo período de tempo. Em segundo lugar deteta ações que podem constituir ‘risco’ no contexto do jogo. Em terceiro lugar permite o controlo contínuo das atividades de jogo. Permite ainda o envio de alertas sempre que um utilizador esteja a evoluir para o comportamento ‘perigoso’ ou o chamado ‘gambling addiction’ e permite atuar em tempo real, para prevenir a dependência do jogador online.

“Este sistema de identificação e monitorização permite ao país, com o contributo da IA, enfrentar um problema social e económico altamente complexo e com um impacto extremamente negativo na vida de muitas famílias portuguesas afetadas pelas consequências do vício do jogo. Tem ainda a capacidade de disponibilizar às entidades nacionais responsáveis os dados fundamentais para poderem atuar no sentido de mitigar aqueles que sofrem desta patologia”, assinala o Prof. Mauro Castelli, da NOVA IMS, coordenador do projeto Gambling Addiction.

O projeto da NOVA IMS destaca o facto de que “a Europa representa o maior mercado internacional de jogos de azar online, com uma Receita Bruta de Jogo - Gross Gaming Revenue (GGR), que atingiu 24,9 mil milhões de euros em 2020. O jogo online é uma indústria importante em todos os países europeus, gerando milhares de milhões de euros de receitas, tanto para os agentes comerciais como para os governos dos países europeus”.

A Comissão Europeia tomou posição sobre esta problemática em 2012, emitindo uma declaração em que sublinha a necessidade de políticas reguladoras para ajudar na deteção de comportamentos patológicos de jogo, citando "a responsabilidade de proteger os cidadãos e as famílias que sofrem de dependência do jogo".

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