Estudo eDreams DIGEO: Paris continua a
ser a escolha principal dos viajantes portugueses em 2025, num contexto de
crescente interesse por Cabo Verde e Brasil
- Segundo o estudo anual “A Year in Travel”, Paris manteve-se como o destino favorito dos viajantes, seguido de Barcelona e Madrid.
- As viagens de curta duração, com entre 3 e 4 dias, continuaram a ser as prevalentes.
- Revelado ainda um crescente interesse por destinos brasileiros, com Rio de Janeiro e São Paulo a surgir entre as novas apostas para o próximo ano.
A
eDreams ODIGEO,
a principal plataforma de subscrição de viagens do
mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, apresentou o seu
estudo anual “A Year in
Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece
uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2025
e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.
Destinos
preferidos dos portugueses em 2025
À semelhança do ano anterior, Paris renovou a sua posição de destino de eleição, seguindo-se Barcelona e Madrid. No Top 10 estão também o Funchal, Amesterdão, Roma, Londres, Ponta Delgada, Genebra e Zurique.
As cidades pelas quais os viajantes mais pesquisaram coincidem com aquelas para onde acabaram por viajar, destacando-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid como as mais procuradas.
Em termos de crescimento do volume de viagens
face a 2024, destacaram-se dois destinos em Cabo Verde – a Ilha do Sal (+208%) e Praia (+61%) –, e também Roma (+43%), São Paulo (+39%) e Menorca
(+35%). Isto revela uma diversificação de destinos face a anos anteriores,
incluindo um interesse particular por viagens para o continente africano e para
a América do Sul.
Os
principais hábitos de viagem dos portugueses
O estudo da eDreams ODIGEO revelou que os portugueses continuaram a privilegiar escapadinhas de curta duração, com as viagens com entre 3 e 4 dias a liderarem as preferências (39%). Em segundo lugar surgem as estadias mais prolongadas, entre 7 e 13 dias (19%), demonstrando que, a par das escapadinhas, há também procura por períodos de descanso mais extensos.
Quando se analisa a antecedência das reservas, observa-se uma realidade díspar: se metade dos viajantes (50%) reservou as suas férias até 30 dias antes da partida, em sentido contrário, uma percentagem interessante (33%) fê-lo com mais dois ou três meses ou mais de antecedência.
O que podemos esperar para 2026?
A eDreams ODIGEO também quis olhar para o
futuro neste estudo, e os dados para 2026 deixam antever que as preferências
dos portugueses continuem a recair em cidades como Paris, Funchal, Barcelona e
Ponta Delgada. Contudo, revela também uma novidade interesante: o Brasil parece começar a ganhar terreno
nas escolhas de viagem dos portugueses: o Rio de Janeiro está já entre as cinco
cidades com mais reservas para o 2026; e também figura nos destinos mais
pesquisados para o ano, neste caso juntamente com São Paulo. Para além disso,
Portugal continuará a ser um destino muito atrativo para os viajantes
internacionais em 2026, com Lisboa no top 15 dos destinos mais reservados para
o próximo ano.
Quanto às principais tendências, o estudo da eDreams ODIGEO antecipa que
os grandes eventos culturais,
desportivos e musicais do ano vão continuar a influenciar fortemente as viagens
a nível global. O Campeonato do Mundo de Futebol Masculino da FIFA,
coorganizado pelos EUA, Canadá e México, bem como os Jogos Olímpicos de Inverno
em Milão e Cortina D’Ampezzo, estão já a impulsionar o interesse por estes
destinos. Em termos de eventos culturais, destacam-se já o Festival Eurovisão
da Canção na Áustria, o Carnaval do Rio de Janeiro e as grandes digressões de
artistas como Ariana Grande e The Weeknd, que estão a gerar aumentos
expressivos nas pesquisas de viagens.
Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comenta: “O ano de 2025 foi marcante para as viagens, impactado por um interesse
crescente por experiências significativas, flexíveis e melhoradas pela
tecnologia. Os viajantes já não se limitam a reservar férias; agora organizam
viagens que refletem os seus valores, paixões e desejo de crescimento pessoal.
Do aumento das viagens transformacionais e focadas no bem-estar à crescente
popularidade das escapadinhas a cidades ricas em cultura, temos assistido a uma
clara mudança no sentido da exploração com um propósito.
À medida que a IA continua a revolucionar a forma como viajamos, a
nossa tecnologia própria está preparada para oferecer experiências
hiperpersonalizadas aos nossos 7.5 milhões de membros Prime. Quer se trate de
atualizações de itinerários em tempo real, recomendações personalizadas ou
reservas sem complicações, as nossas seis mil milhões de previsões diárias
permitem aos viajantes controlar as suas viagens como nunca antes.”



Post A Comment:
0 comments: