Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

IBM Think Summit Lisboa debate o 2º Capítulo da Transformação Digital

IBM Think Summit Lisboa debate o 2º Capítulo da Transformação Digital
Share it:
Transformação dos negócios com recurso à Inteligência Artificial e às vantagens da Cloud Híbrida, assim como o seu impacto nas empresas e na sociedade são os grandes temas em discussão

IBM Think Summit Lisboa debate o 2º Capítulo da Transformação Digital

Redefinição digital, acessibilidade, autonomia e segurança assentes num conceito digital, Inteligência artificial e foco na experimentação, são apenas alguns dos temas que estão hoje em destaque no Think Summit 2019, evento organizado anualmente pela IBM Portugal e que reúne especialistas da IBM, parceiros e clientes.

O evento, aborda as grandes tendências e inovações digitais que visam a utilização inteligente de dados, tecnologia e ferramentas digitais eficientes. Debater o papel essencial da tecnologia na competitividade das empresas demonstrando que a Inovação tecnológica permite não só a eficiência de custos, mas também contribui para conquistar vantagens competitivas com novos modelos de negócio, novas ofertas, novas experiências, novos insights. Partilhar o momento disruptivo que vivemos com o impacto de grandes tendências tecnológicas como Inteligência Artificial, Cloud, Blockchain e Segurança, nas empresas e na sociedade, serão alguns dos temas em debate no evento.

O ThinkSummit 2019 tem início logo pela manhã com António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, a abrir a sessão com o tema “Let’s Put Smart to Work” focado no 2º capítulo da transformação digital, destacando as soluções de Inteligência Artificial, a abordagem multicloud e as referências de clientes que estão na vanguarda da inovação. Passa a palavra a Sam Lightstone, CTO for Data & IBM Fellow, IBM Canadá, que incidirá a sua intervenção no “Data and AI: The largest Technology Disruption in 240 years”. O especialista debate a forma como a Inteligência artificial está a alterar a ciência da computação e a prática da codificação. É uma intervenção que permite aos presentes conhecer ainda mais sobre as vantagens do machine learning e conhecer as mais recentes evoluções do ponto de vista de hardware e software enquanto inovações revolucionárias da indústria.

De seguida, Noel Bravo, Vice President Hybrid Cloud da IBM, baseia a sua intervenção no tema “Accelerating the Enterprise Cloud Journey”. Para as empresas que estão agora a começar a sua jornada para a cloud, pode ser tentador selecionar apenas um fornecedor de cloud, e tentar mover todos os seus sistemas para esse único fornecedor. Mas gerir ambientes com um único fornecedor de cloud, não é, por si só, suficiente para eliminar a complexidade da mudança para cloud: se a escolha de um único fornecedor contemplar soluções mistas de infrastructure-as-a-service (IaaS), platform-as-a-service (PaaS) e software-as-a-service (SaaS), cada uma destas ofertas pode ainda ter que ser gerida separadamente. O porta voz, demonstra que o futuro passa por ambientes multicloud, em que os clientes podem e devem escolher o destino das suas soluções e aplicações baseado numa arquitetura estruturada e nas soluções que melhor respondam à necessidade do seu negócio.

Por último, Chieko Asakawa, IBM Fellow, IBM Research, centra a sua apresentação num tema de real relevância nos dias de hoje “AI for Acessibility”. Nesta última apresentação a investigadora invisual da IBM Research tem a oportunidade de apresentar e demonstrar ao vivo as inovações desenvolvidas com o propósito de otimizar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. Cega desde os 14 anos, Chieko ajudou a desenvolver várias tecnologias pioneiras de acessibilidade, incluindo o mais antigo navegador de voz dos anos 90, que “abriu” o caminho da Internet para pessoas com deficiência visual. Como membro do corpo docente na Universidade Carnegie Mellon, está a liderar um projeto de desenvolvimento de um sistema de mobilidade com inteligência artificial para cegos e outras populações com deficiência.

Após estas apresentações individuais, realiza-se uma mesa de debate dedicada ao tema “Repensar o futuro das organizações e da sociedade com o impacto das novas tecnologias”, cujo painel conta com a presença, para além de António Raposo de Lima, de Carlos Gomes da Silva, Presidente da Comissão Executiva da Galp, Dulce Mota, Presidente do Banco Montepio, António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Sofia Ferreira, Country Manager da Mundipharma Portugal. A moderação fica a cargo de Clara de Sousa, jornalista da SIC.

Para o encerramento dos trabalhos, antes de almoço, marca presença Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia.

No período da tarde teremos o Think Campus com sessões:
  • Cloud & Infrastructure Campus – que apresentará a visão da IBM para o futuro das infraestruturas, num contexto multicloud, aberto, flexível e seguro e a capacidade que a IBM tem em ajudar os clientes na jornada para a Cloud - desde o desenho e criação de modelos em ambiente Cloud garage ao suporte em todas as diferentes etapas da adoção para Cloud.; 
  • Security & Resilience Campus – focado nos últimos avanços tecnológicos em cibersegurança, como a segurança e resiliência estão diretamente ligados, e como a IBM é a líder de mercado nestas áreas; 
  • Data & AI Campus – que dará a conhecer como a inteligência artificial e a analítica avançada em tempo real, podem gerar valor para as organizações a partir dos seus dados, tais como o exemplo prático que teremos disponível com a KONE no evento. 

Ainda no âmbito do Think Summit 2019, decorrem algumas demos de vertente prática.

Um exemplo concreto é o do voto acessível desenvolvido pela IBM no âmbito do orçamento participativo para a Câmara Municipal de Viseu. A solução IBM cobre qualquer tipo de deficiência, sendo 100% acessível para todos. Aliás, este projeto já ultrapassou a barreira da deficiência e pode ser usado por uma população mais idosa que tenha restrições em termos de acessibilidade. Este é em primeiro lugar um sistema de voto eletrónico na sua base que depois evoluiu para a questão da acessibilidade tendo inclusive já sido testado em cenário de eleições reais para a Associação de Paralisia Cerebral do Porto.

Outra das demos práticas disponíveis é a IBM Cloud Garage, uma plataforma que permite aos clientes trabalhar com especialistas da IBM para desenvolver e testar aplicações em ambientes cloud de forma ágil e segura. Esta agilidade, permite um time-to-deploy de 4 a 6 semanas, com um risco e investimento inicial significativamente reduzidos. Surge também como resposta à escassez de talentos transversal a todo o setor, não só aliviando a necessidade de contratação de especialistas para este processo de development e implementação, mas também promove o desenvolvimento dos talentos internos das empresas.

Já a demo KONE Connected 24/7 é um sistema inteligente de manutenção e ação preventiva em sistemas de escadas rolantes e elevadores. Utiliza sistemas avançados de IoT de forma a trazer serviços de ação preditiva, e os dados analisados na cloud através da plataforma IBM Watson.

Por último, a demo Progress Bar consiste numa demonstração interativa de casos de sucesso da IBM nacionais e internacionais. Cada área de negócio é representada por uma imagem 3D, com possibilidade de proceder ao scanning com leitores NFC e explorar as múltiplas apresentações.

Realizado anualmente, o Think visa ser um espaço de partilha de conhecimento, de troca de ideias e de inspiração. A interação homem tecnologia e o desafio da reinvenção contínua têm sido o ponto base das várias edições, que procura debater e extrair da inovação tecnológica o melhor para os negócios e a vida em sociedade.

A agenda completa do evento está disponível em https://www-05.ibm.com/pt/think-summit/index.html
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: